Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "03/2014"

Brumado: A Novela do Presídio está de volta

Segunda | 31.03.2014 | 18h31
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Composição Brumado Urgente / Imagem Google Earth)

Em ano eleitoral as coisas acontecem, tanto que tem gente que defende que todos os anos sejam realizadas eleições, para que os grandes anseios da população possam ser correspondidos. Dentro do contraditório e levando-se em conta que “têm coisas que só acontecem em Brumado” o município está prestes a assistir a reapresentação de um de seus maiores dilemas, “O Presídio”, que terá novamente como cenário o Distrito de Lagoa Funda, onde os moradores parecem estar novamente apavorados pela “Síndrome de Titanic”, de que o “barco vai afundar”. A reedição da epopeia, que se iniciou no ano de 2005, onde lideranças políticas, num grande ardil, conseguiram incendiar o inconsciente coletivo dos moradores da comunidade, que iniciaram um grande protesto popular, que, naquela época convenceu a opinião pública e o projeto teve que ser abortado. Agora, passados cerca dez anos, a novela está de volta ao melhor estilo “vale a pena ver de novo”, desta feita com outro nome, Centro de Detenção Provisória, mas que traz em seu roteiro os mesmos elementos dramáticos, já que foi só a empresa que deverá ser a responsável pela construção começar a fazer a contratação dos funcionários para a obra que já se iniciaram os protestos na comunidade, tanto que no último sábado (29) moradores queimaram pneus na BR-148, querendo chamar a atenção de tudo e de todos. O projeto que deverá mesmo ser executado para muitos é um “mal necessário” já que o setor de carceragem da 20ª Coorpin está totalmente inadequado para custodiar presos, além de que a sua localização é preocupante, já que está ao lado do hospital municipal e de uma das maiores escolas do município, com milhares de alunos. Agora um dos principais questionamentos é que com tantas urgências em Brumado, porque só agora, em ano eleitoral, o governo do estado resolveu iniciar essa obra, a qual já deveria estar concluída há longa data? Porque o CDP está sendo elencado como prioridade das prioridades e não a construção do esgotamento sanitário, a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a construção da sede própria do Campus XX da Uneb, que irá ampliar consideravelmente a oferta de cursos universitários, ou até mesmo a construção da UTI? Cabe agora os representantes governamentais explicarem essa situação, ou até o mesmo o próprio governador, o qual, já há um bom tempo não pisa em solo brumadense. Então, diante desse quadro, Brumado vai ficando meio que esquecida, vai ficando meio a ver navios, não somente numa “lagoa funda”, mas, também na terra firme das indiferenças, que vem causando um clima pessimista quanto ao futuro deste município que tem uma vocação extraordinária para ser um grande polo regional, mas, por falta de representantes que tenham “sangue no olho” para defender as suas principais bandeiras, vai saindo de cena, mais perdendo do que ganhando, tendo que viver o paradoxo das glórias do passado em meio a um futuro sem grandes horizontes, pelo menos até o momento. 

Em cima do muro?: Marcelo Nilo teria sido convidado por Geddel para ser o seu vice

Segunda | 31.03.2014 | 16h51
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Composição: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Quem conhece o temperamento do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) que, como todo bom baiano, é “arretado”, sabe que para ele o terreno do ousado não é um lugar distante e que arriscar é com ele mesmo. Ele que talvez esteja vivendo o maior momento político de sua vida, já que seria o “escolhido” das oposições para disputar as eleições estaduais contra Rui Costa, não quer dar “tiro no pé” não e começa a disparar a sua “artilharia pesada” contra pontos estratégicos, buscando minar o “solo sagrado da situação”. Em uma de suas incursões pela “terra do inimigo”, Geddel mostrou que o “jogo é pra ser jogado” e quis escalar na sua linha de frente, nada mais, nada menos, do que o atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), que também está vivendo um momento de auge, mas que pode ir do “céu ao inferno” em poucos segundos, pois ainda se mostra totalmente “em cimo do muro”, um lugar perigoso para aqueles que querem somente a vitória. Dentro destas perspectivas ilativas, Geddel, segundo informações confiáveis de bastidores, teria feito um convite expresso a Nilo para compor a sua chapa, justamente no momento em que ele se sentiu rejeitado pelo governador, que já teria escolhido o deputado João Leão (PP) para ser o vice de Rui Costa. Nilo que sempre mostrou uma “fidelidade canina” ao governo, agora, parece querer quebrar o protocolo e colocar “as manguinhas de fora” e mostrar que é um nome forte e que ainda pode alçar voos muito altos na política baiana. O resultado da conversa está guardado nos “porões do poder”, mas o que se observa é que ele continua em cima do muro, uma postura que pode acabar deixando ele de fora da disputa, não ficando nem de um lado, nem de outro, e tendo que ir novamente para a disputa a deputado, só que desta feita tendo que enfrentar um eleitorado em dúvida e tendo uma perspectiva muito menor do que nos anos anteriores, já que somente uma manobra de mestre fará com que ele continua a frente da Alba. Então o tempo está findando e as fichas têm que estar na mesa, mas, nas últimas voltas do ponteiro poderemos ter uma definição e, caso Nilo aceite o convite de Geddel, o que para muitos é o mais provável, o PDT na Bahia ficaria numa baita saia-justa, já que muitos dos seus quadros estão “amalgamados” com Wagner. Agora é esperar pra ver. 

Dilma: Por 21 anos ditadura calou nossas liberdades

Segunda | 31.03.2014 | 15h03
Autor: por Bernardo Caram e Erich Decat | Agência Estado


A presidente Dilma Rousseff usou seu tempo de discurso durante a cerimônia de assinatura da construção de ponte sobre o Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, para lembrar o Golpe de 1964, que completa 50 anos nesta segunda-feira (31). Dilma afirmou que o projeto da ponte cumpriu todo o trâmite burocrático necessário nas "instituições ativas e democráticas" do Brasil, algo que o País havia perdido na ditadura militar. "Por 21 anos, nossas instituições, nossas liberdades, nossos sonhos foram calados", afirmou a presidente referindo-se ao tempo em que o Brasil foi governado sob o regime militar. Dilma disse que o brasileiro aprendeu o valor da liberdade, de poderes legislativo e judiciário independentes, além do valor da liberdade de imprensa e de eleger pelo voto direto e secreto. Nesse ponto, Dilma fez referência ao próprio mandato e ao mandato dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso: "Aprendemos, por exemplo, o valor de eleger um ex-exilado, um líder sindical que foi preso várias vezes e uma mulher que também foi prisioneira", disse. Dilma lembrou as manifestações de junho de 2013 e disse que o Brasil teve um diferencial por não abafar os fatos. A presidente prestou ainda uma homenagem às vítimas da ditadura dizendo que é preciso lembrar e contar o que aconteceu. "Devemos isso a todos os que morreram e desapareceram. Devemos aos torturados e aos perseguidos. Devemos às suas famílias. Devemos a todos os brasileiros", afirmou. "Quem dá voz à história somos nós", concluiu a presidente.

Brumado: ENSF decreta Luto Oficial pela morte de Charles Muller

Segunda | 31.03.2014 | 11h34
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Divulgação)

A morte do jovem estudante universitário brumadense Charles Muller Silva dos Santos jamais será esquecida do coração dos brumadenses, que muito consternados até agora não conseguiram compreender esse fato trágico que aconteceu em Salvador. Charlinho, como era carinhosamente conhecido por amigos, sempre foi um aluno exemplar, sendo um dos mais notáveis da ENSF - Escola Nossa Senhora de Fátima, não somente pelo seu boletim, mas também pelo seu comportamento e a forma tão especial de tratar os seus companheiros, professores e funcionários. A partida prematura de Charles Muller abre uma ferida irreparável, mas, mesmo em meio ao forte sentimento de pesar, a ENSF decretou Luto Oficial nesta segunda-feira (31), suspendendo as suas atividades, em homenagem a um dos seus alunos mais queridos. 

Charles Müller

Você se foi mais rápido que o amanhecer,

Deixando em nós, um silêncio profundo,

E toda dor desse mundo. Descanse em paz!

Manifestação na BR-116, próximo a Cândido Sales, provoca acidente com morte

Segunda | 31.03.2014 | 11h01
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


(Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (31) dezenas de manifestantes realizaram um protesto contra o veto presidencial que reprovou a emancipação do Distrito de Encruzilhada denominado ‘Vila do Café’. O grupo bloqueou com pneus queimados o início da Ponte sobre o Rio Pardo, localizada no KM-910 da BR-116, nas proximidades do município de Cândido Sales. Durante o protesto, um acidente foi registrado na enorme fila que surgiu em virtude da manifestação. Um caminhão colidiu na traseira de uma carreta. Uma pessoa que não teve o nome identificado morreu na hora. A outra foi encaminhada para um hospital de Conquista com lesões graves. 

A Mensagem de Muller

Segunda | 31.03.2014 | 10h04
Autor: Brumado Urgente


(Imagem Ilustrativa)

Certamente a paixão pelo futebol foi o motivo que levou o seu pai a lhe colocar o nome de Charles Muller, uma alusão ao precursor do esporte bretão no Brasil, mas, esse nome, especialmente para os brumadenses assumiu um significado muito especial, um misto de esperança, dor e tristeza, a partir da noite desta última sexta-feira (28), onde um jovem universitário natural do município foi covarde e brutalmente assassinado em Salvador. A morte de Charles Müller Silva dos Santos, de apenas 21 anos, representa a dor de milhares de pais brumadenses, que, ao buscarem a continuidade dos estudos de seus filhos, tem que amargar a dor da separação enviando-os para capital do estado, já que em Brumado a oferta de cursos universitários ainda é muito abaixo da demanda, sendo essa uma das grandes prioridades do município, que, agora deverá ter uma dimensão ainda maior, já que está envolvida em muita consternação e pesar. Charlinho, como era conhecido pelos seus amigos mais próximos, era um rapaz cheio de projetos, que foi para Salvador na busca de realizar um dos seus maiores desejos que era se tornar um médico veterinário, profissão cada vez mais nobre atualmente. Próximo de ver esse sonho se realizar, Charles acabou tendo a sua vida retirada de uma forma incompreensível, onde dois homens insanos, ao querer dar sequência às suas práticas criminosas, lhe efetuaram um disparo fatal, interrompendo os seus sonhos e causando um verdadeiro pesadelo em familiares, amigos e na sociedade brumadense em geral, que ficou muito chocada com a morte deste jovem que era querido por todos, que sempre estava acompanhado do seu sorriso inigualável, que retratava a sua amabilidade em lidar com as pessoas, sempre cordial, filho exemplar e com um grande futuro pela frente. Transcendendo ao plano gélido da vil materialidade, podemos imaginar que Charlinho deixou uma mensagem para todos nós, de que a situação é muito mais grave e séria de que se imagina e, como um mártir, ele de sua nova plataforma cósmica grita para todos nós ouvirmos que “onde essa violência na Bahia vai parar?; serão necessários quantos mais inocentes terem as suas vidas ceifadas de forma tão cruel para que haja uma mobilização geral para uma reversão dessa situação nefasta da criminalidade desenfreada em Salvador?”. Mesmo que sejam conjecturas holísticas a “Mensagem de Muller” grita nos nossos ouvidos, revelando o inconsciente coletivo de pais que têm seus filhos morando em Salvador pela falta de cursos universitários, os quais todos os dias são alvos de profundas orações por parte de seus entes queridos ao Pai Celestial para que haja o livramento de todo o mal, já que viver em Salvador atualmente é cada vez mais desafiador. O contexto do grande déficit educacional em Brumado a âmbito do ensino superior, do aumento assustador da violência que está cada vez mais banalizada e da falta de um pulso firme por parte do governo que teima em dizer que a situação está sob controle e que tudo não passa de um sensacionalismo barato da mídia, ainda está muito longe de ser compreendido pela massa, que, novamente, irá dar o seu voto para escolher os seus governantes movidos por paixões e interesses, mas deixando a consciência guardada no “sofá da sala”.  Que a morte desse jovem que impactou a todos nós, causando uma profunda comoção e que de certa forma acabou se tornando um mártir, possa deixar essa mensagem de que as coisas realmente não andam bem e que se não forem tomadas medidas urgentes por parte dos governantes ela poderá piorar ainda mais, fazendo com que a tão deseja paz seja apenas uma utopia, seja apenas um sentimento saudosista, seja apenas uma ilusão. Descanse em paz Charles, pois você nunca será esquecido. 

Redes sociais viram campo de batalha para os candidatos às eleições de 2014

Segunda | 31.03.2014 | 07h36
Autor: porLílian Machado

A campanha eleitoral começa oficialmente em julho, após as convenções partidárias, mas os pré-candidatos aos cargos majoritários já encontraram uma arma forte para potencializar o contato com os eleitores. O uso das redes sociais tem se intensificado entre os postulantes ao governo da Bahia: o deputado federal, Rui Costa (PT), que se desincompatibilizou esse final de semana do cargo de secretário estadual da Casa Civil, a senadora Lídice da Mata (PSB), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e o ex-governador Paulo Souto (DEM). Nesta pré-campanha, eles empregam cada vez mais tempo em redes, como o twitter e o facebook, onde mostram desde atividades diárias aos pontos de vistas sobre variados assuntos. Apesar de não ter ainda a confirmação de que será candidato, Souto que se comportava timidamente nas redes tem surpreendido este ano. “Todos os textos sou eu quem faz. Se acertar ou se errar sou eu mesmo”, frisa. O democrata diz que é difícil responder a todos os comentários, devido ao grande volume, mas que ele faz questão. “É um instrumento a mais. Todo mundo conclui que será muito mais usado agora que no passado”, disse, comparando com as eleições de 2010, quando se candidatou ao governo.

Caetité: Mais uma carreta tomba na Curva da Candonga na BR-030

Segunda | 31.03.2014 | 07h32
Autor: Sudoeste Bahia


Fotos: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

As curvas das estradas são sempre os locais preferidos dos acidentes, diz a lenda das estradas, a qual, muitas vezes se aplica na vida real, já que esses pontos sinuosos são mesmo os grandes desafios para os motoristas. Em algumas estradas essas curvas se tornam realmente lendárias, como é o caso da Curva da Candonga, na rodovia BR-030, a qual vem sendo cenário de constantes acidentes, muitos dos quais com vítimas fatais. No início da noite deste domingo (30) mais uma carreta tombou na Curva da Candonga, que segundo informações colhidas pela reportagem do Sudoeste Bahia no local, perdeu o freio e acabou capotando. A carreta era uma Scania, com placa policial NLA 3560 – Posse – Goiás, que estava sendo dirigida pelo motorista Bruno Leonardi Souza Santos, 22 anos, acompanhado do carona Bruno Cruz Silva, 20 anos, ambos residentes em Posse no estado de Goiás, os dois tiveram ferimentos pelo corpo e foram removidos para a unidade da UPA 24 horas. A carreta estava transportando uma carga de milho a granel, a qual se derramou na pista, o que causou um início de saque por parte de populares, mas, com a pronta chegada da Polícia Militar o saque foi contido e o tráfego foi controlado no local. A carreta tinha carregado em Posto Rosário, na divisa da Bahia com Goiás e tinha como destino o município de Eunápolis, no Sul do Estado. 

Greve na construção civil completa uma semana nesta segunda (31)

Segunda | 31.03.2014 | 07h07
Autor: Da Redação


Em Brumado os operários da construção também aderiram ao movimento (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Nesta segunda (31), os operários da construção civil na Bahia entram no oitavo dia de greve. O Sintracon – sindicato que representa a categoria – marcou uma reunião com o patronato para às 14h. O encontro será mediado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na sede do órgão (nas Mercês), na tentativa de solucionar o impasse.  Na terça (1º), às 15h, a categoria realiza uma assembleia no Largo de São Bento para decidir os rumos do movimento. De acordo com os sindicalistas, eles pretendem repetir a passeata que aconteceu na tarde da última sexta (28), “com cinco mil trabalhadores”. Os trabalhadores reivindicam um reajuste de 10% nos salários e em outros itens econômicos; acréscimo de R$ 40 na cesta básica com validade para todos os trabalhadores (hoje só recebem em canteiros com mais de 100 empregados); correção do piso salarial do cadastrista da Embasa; contrato de experiência de 30 dias e manutenção do aviso prévio indenizado, que consta da Convenção Coletiva da categoria, mas o patronato quer retirar A entidade patronal, Sinduscon, propõe reajuste de 5,56%, contrato de experiência de 90 dias, banco de horas e aviso prévio trabalhado. Diante do impasse, os sindicalistas ameaçaram continuar a greve caso não haja avanços nas negociações. Segundo o Sintracon, 95% dos canteiros de obra na Bahia estão parados e, em Salvador, mais de 38 mil operários aderiram ao movimento. No ato da última sexta, os trabalhadores pararam em frente ao Procon (na rua Carlos Gomes) e fizeram um ato em protesto contra as palavras do superintendente do órgão, Ricardo Maurício Soares, que deu uma entrevista numa rádio local sugerindo que as empresas contratassem mão-de-obra temporária para cumprirem o prazo de entrega das construções. De acordo com o Sintracon, essa é uma das irregularidades praticadas no setor.

 

Vitória goleia o Conquista e carimba vaga na final do Campeonato Baiano

Segunda | 31.03.2014 | 06h55
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Reprodução)

O Vitória não vacilou e confirmou o favoritismo ao vencer o Conquista por 6 a 0 na tarde desta domingo (30), em Pituaçu, pelas semifinais do Campeonato Baiano. Os gols foram marcados por Souza, Hugo, Juan, Ayrton (duas vezes) e William Henrique. Com o resultado, o Rubro-Negro garantiu vaga na final da competição e agora vai decidir o título com o Bahia. Como fez a melhor campanha na competição, o time comandado por Ney Franco joga com a vantagem de dois empates para ficar com o caneco. O primeiro duelo será disputado no próximo domingo (6), na Arena Fonte Nova. O jogo de volta está marcado para o dia 12 de abril, em Pituaçu.

Brumado: Dor e muita comoção na despedida a Charles Muller

Domingo | 30.03.2014 | 12h03
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Milhares de pessoas compareceram à cerimônia fúnebre do universitário brumadense Charles Muller (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A manhã deste domingo (30) em Brumado foi marcada por muita dor, lamentos e pedidos de justiça durante o enterro do jovem universitário brumadense Charles Muller Silva dos Santos, que aos 21 anos foi vítima de um assalto em Salvador, no qual ele teria se negado a entregar as chaves de seu veículo, acabando sendo atingido por um disparo na cabeça, morrendo no próprio local, na Avenida Garibaldi, em frente à residência estudantil da UFBA. O corpo foi velado no Salão Paroquial sob um forte clima de comoção, onde milhares de pessoas compareceram para prestar a solidariedade à família enlutada. Dor, lamento e também protestos velados marcaram a cerimônia, sendo que o cortejo fúnebre rumou para o Cemitério Jardim Santa Inês ao meio-dia, onde todos foram dar o último adeus ao jovem Charles, que era muito querido e admirado pelo seu bom comportamento, pela sua amabilidade em tratar as pessoas, pelo seu jeito cativante e por ser um filho exemplar. A morte de Charles acabou abalando muito a sociedade brumadense que está acostumada a ver todos os dias nos noticiários as manchetes policiais que sempre irradiam o alto número de homicídios em Salvador, mas, agora, um brumadense foi vítima dessa violência, o que trouxe mais para perto a triste realidade e a situação caótica da segurança pública na capital do Estado. 

 

Familiares, amigos e população deram o último adeus ao jovem Charles Muller (Foto: Carlos Silva / Facebook)

Magistrados pedirão eleição direta no TJBA na próxima segunda-feira

Domingo | 30.03.2014 | 09h56
Autor: Política Livre


A presidente da AMAB, Marielza Brandão Franco (Foto: Reprodução)

A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) realizará na próxima segunda-feira (31) um ato a favor da eleição direta para a mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Antes de encontro com o presidente da corte, Desembargador Eserval Rocha, às 11h, os magistrados vão protocolar na sede do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), requerimento solicitando a alteração do Regimento Interno a fim de permitir que os juízes de 1ª Grau participem da escolha. O mesmo ato será realizado, simultaneamente, por magistrados de outros estados, das justiças estadual, trabalhista, federal e militar. A data foi escolhida em referência aos 50 anos do Golpe de 31 de março de 1964 – que suprimiu a democracia no Brasil e instaurou o regime militar durante 21 anos – e visa lembrar que, após tantos anos, a luta pela democratização continua no âmbito do Judiciário. A democratização do Poder Judiciário, com eleições diretas para escolha de seus dirigentes, é uma das principais bandeiras da gestão da juíza Marielza Brandão Franco à frente da AMAB. Ela ressalta que a medida é inadiável e atende aos anseios de toda a magistratura. “O Poder Judiciário tem o relevante papel de assegurar o Estado Democrático de Direito. Mas, paradoxalmente, nos falta democracia interna, na medida em que não nos é permitido escolher os nossos dirigentes”, pontuou. Para a presidente, a democratização também é fundamental para a valorização da carreira do magistrado. “Assim, a magistratura poderá escolher os dirigentes que se comprometam em garantir subsídios dignos, com reajuste automático e em preservar as prerrogativas, os direitos e as condições de trabalho do magistrado”, explicou Marielza. No requerimento, que será apresentado aos Tribunais de todo o país, as associações destacam que a partir do momento em que o processo de escolha dos cargos de direção, hoje restrito aos magistrados da segunda instância, passar a contar com a participação de todos os magistrados, a administração será voltada, também, para a primeira instância, onde estão os principais entraves da prestação jurisdicional.

Brasil não se abalará com julgamentos apressados sobre a economia, diz Dilma

Domingo | 30.03.2014 | 09h51
Autor: Informações da Agência Brasil


(Foto: Reprodução)

Apesar do rebaixamento da nota do Brasil pela agência Standard & Poor’s, o país tem compromisso com o controle da inflação e a diminuição da dívida pública, disse hoje (29) a presidenta Dilma Rousseff. Em evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na Bahia, ela ressaltou que a economia do país continua com bons fundamentos, mas tem o desafio de melhorar os serviços públicos e aumentar a produtividade. Sem se referir diretamente à decisão da agência de classificação de risco, Dilma declarou que os números mostram que a economia brasileira continua sólida. “Não nos abalaremos com julgamentos apressados, com conclusões precipitadas que a realidade desmentirá. Todos sabemos que, em economia, a realidade sempre se impõe”, disse. A presidenta lembrou que, nos últimos dez anos, a inflação tem ficado dentro da meta. Segundo ela, a dívida líquida do setor público, atualmente em 33,7% do Produto Interno Bruto (PIB), encerrará o ano em queda e o país tem reservas de quase US$ 380 bilhões, que fornecem lastro para lidar com qualquer volatilidade internacional. 

Campo minado: Rui Costa promove plenária em Barreiras

Sábado | 29.03.2014 | 14h48
Autor: Por: Luiz Fernando Lima


(Foto: Daniel Simurro / Conteúdo Brumado Urgente)

O pré-candidato ao governo do estado Rui Costa tem viajado pela Bahia para produzir o Plano de Governo Participativo. Neste sábado (29), o evento acontece em Barreiras, cidade central do prospero oeste baiano. A região é a mais sensível para o chefe da Casa Civil. Ele subiu no palanque de candidatos nas eleições municipais que disputaram o pleito contra outros postulantes da própria base. É o caso de Barreiras. Onde Rui Costa defendeu a candidatura de Jusmari Oliveira (PSD) derrotada pelo atual prefeito Antônio Henrique (PP). A ex-prefeita faz oposição sistemática contra o pepista, aliado de primeira hora do deputado federal João Leão, justamente o vice na chapa de Rui Costa. Do outro lado, está a deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB). A comunista também dedica boa parte dos pronunciamentos no Palácio Luís Eduardo Magalhães para criticar o prefeito de Barreiras. O clima na plenária é tranquilo, ao menos, na superfície. Na coxia, no entanto, os apertos de mãos não são calorosos. Ainda mais porque Jusmari foi convidada há algum tempo para coordenar a campanha do petista na região e agora, com a entrada de Leão, o prefeito foi elevado ao status de coordenador. O evento aconteceu no Espaço Bartira Fest na saída para São Desidèrio no convite publicado na rede social da pessedista já foi possível ver o ambiente: A etapa Barreiras do Plano de Governo Participativo...contará com as presenças do “Dep. Federal Rui Costa, Dep. Fed.Oziel Oliveira,Jusmari Oliveira, Dep. Estadual Kelly Magalhães,o vice governador Otto Alencar e varias lideranças políticas. Contamos com a sua valiosa presença. Jusmari Oliveira”. Nenhuma menção às estrelas da região: Leão, o deputado estadual Cacá Leão e os prefeitos de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

A migração das emissoras de AM para FM

Sábado | 29.03.2014 | 14h39
Autor: Por ‘Tela Viva’

O processo de migração das 1800 rádios que ainda operam em ondas médias (AM), no Brasil, para o sistema de frequência modulada (FM), uma antiga reivindicação do setor de radiodifusão, deve concluir sua primeira fase até o final de agosto, quando será realizado o Congresso da Set, integrado ao Set Expo, em São Paulo. Rodrigo Neves, presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), disse esperar que, até a data de realização do evento, a maioria das emissoras AM já tenha concluído de forma voluntária a migração. A previsão coincide com a do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo da Silva, durante a assinatura no dia 12 de março da Portaria Nº 127, publicada em 13 de março, que definiu como os radiodifusores devem proceder para pedir a mudança da frequência e a forma como os processos vão ser analisados pelo MiniCom e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na ocasião, ele disse ter a expectativa de poder anunciar as primeiras rádios migradas durante o congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Autorizada em novembro do ano passado com a assinatura do Decreto Nº 8.139, pela presidenta Dilma Rousseff, a migração dos canais poderá avançar a partir de agora, devendo passar por sessões públicas em cada estado brasileiro, nas quais os radiodifusores poderão fazer a solicitação formal de migração por meio de um formulário. Rio, São Paulo, Minas e Santa Catarina já possuem sessões marcadas para o próximo dia 24. Após o dia 9 de abril, em que está previsto o término das sessões públicas, caberá à Anatel, que é responsável pela administração e atualização do Plano Básico de Canais na faixa FM, a realização de estudos de viabilidade técnica em cada unidade da federação para determinar se há espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município. Mudar de AM para FM representa um investimento de em média R$ 140 mil, na avaliação de Neves, considerando que a maioria das emissoras opera em uma potência de classe C, de até 1 KW. O valor cobre o pagamento da adaptação da outorga e os custos de modificação de estúdio, transmissor, de antena e torre. Contudo, de acordo com o presidente da AESP, a migração tornará as rádios mais competitivas. Como forma de tornar a migração viável a todas as emissoras, a AESP está desenvolvendo gestões junto às instâncias governamentais para conseguir que o BNDES ou algum de seus parceiros libere uma linha de financiamento aos interessados na mudança. As emissoras de rádio AM representam atualmente 40% do total das 4,5 mil emissoras de rádio legalmente instituídas no Brasil.

Morte de estudante brumadense gera protestos e passeata na manhã deste sábado (29) em Salvador

Sábado | 29.03.2014 | 11h53
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Estudantes fazem caminhada pela avenida Adhemar de Barros (Foto: Verena Martinez Andrade/Whatsapp)

A morte do estudante universitário brumadense, Charles Muller Silva dos Santos (21), para muitos ainda é incompreensível, já que ele era um rapaz cheio de vida, muito querido por todos, pelo seu jeito cativante, pela sua forma sempre cordial de lidar com as pessoas e por um alto astral que contagiava a todos que estavam ao ser redor. Brumadense, filho de comerciantes, ele foi brutalmente assassinado ao reagir a um assalto na noite desta sexta-feira (28) na Av. Garibaldi em Salvador, quando ia encontrar a sua namorada numa residência universitária. O fato trágico, que chocou não só a população brumadense, mas também toda a comunidade universitária em Salvador acabou se tornando um ato de protesto na manhã de hoje (29), onde centenas de estudantes da UFBA, saíram pelas avenidas Adhemar de Barros e Anita Garibaldi, tendo como destino a residência universitária da instituição. Os estudantes pretendem chamar a atenção das autoridades para a questão da falta de segurança na localidade, onde vários assaltos já ocorreram. A morte de Charles traz à tona uma situação muito preocupante, que vem revoltando o povo baiano, que não aguenta mais ver tanta violência, principalmente na capital do estado, onde os índices de homicídios são bem elevados. O corpo de Charles deve chegar hoje a Brumado e o enterro deverá acontecer neste domingo (30).

 

 

Brumado: Família procura Dona Creuza

Sábado | 29.03.2014 | 11h04
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Dona Creuza (à direita) está sendo procurada pela família (Foto: Arquivo Familiar)

A depressão é uma doença que vem atingindo cada vez mais os brumadenses, sendo que em alguns casos, a evolução do quadro faz com que os que são acometidos por esse mal do século, acabem cometendo atos incompreensíveis. É essa a situação de uma família brumadense que está fazendo um apelo para encontrar a senhora Creuza Leite Souza, de 67 anos, a qual sofre de depressão e, na madrugada deste sábado (29), entre 04h e 06h da manhã saiu de casa sem destino, deixando a todos os seus parentes preocupados. Em contato com o Brumado Urgente eles informaram que já é a segunda vez que ela toma essa atitude e que a preocupação é grande. A senhora que está sendo procurada é alta, magra, tem cabelos brancos, sendo que no momento ela estava com uma trança, estava vestindo uma saia azul e trajando uma blusa branca com a imagem de Nossa Senhora Aparecida estampada. Segundo as primeiras informações ela teria se dirigido para o Bairro dos Olhos d’Água, mas vários familiares foram até o local e não a encontraram. Quem souber do paradeiro de Dona Creuza por gentiliza ligar para o número: (77) 9934-0740.

 

Brumado: PM vai atender chamada de Maria da Penha e acaba fazendo prisão por porte ilegal de arma

Sábado | 29.03.2014 | 09h34
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A arma e a munição ficaram retidas na 20ª Coorpin (Foto: Polícia Militar)

O porte ilegal de armas é uma das ocorrências mais registradas na página policial brumadense, o que demonstra que a facilidade de se adquirir uma arma é ainda um dos grandes desafios para a Polícia. No início da madrugada deste sábado (29), uma guarnição da PETO, ao averiguar uma chamada de um caso envolvendo agressão à uma mulher no Bairro do Esconso, acabou prendendo um homem chamado Noelito Magalhães, que segundo informações é recém chegado de São Paulo, sendo que o mesmo teve passagem pelo Distrito de Cascavel. Com ele foi encontrado um revólver Taurus calibre 22, com 4 cartuchos intactos. Segundo familiares da mulher, ele fazia constantes ameaças a todos da família e espancava a mulher com frequência. Ele foi conduzido à 20ª Coorpin para os primeiros esclarecimentos e deverá ser enquadrado por porte ilegal de arma e responder pela Lei Maria da Penha. 

Caetité é contemplada com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Sábado | 29.03.2014 | 08h57
Autor: Sudoeste Bahia


(Divulgação)

O município de Caetité foi contemplado com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, considerando o Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a FUNASA - Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde e o CREA-BA, entre 50 municípios selecionados do Estado da Bahia. No dia 25 de março o prefeito de Caetité esteve na FUNASA para assinar este Termo de Compromisso. O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é o resultado de um conjunto de estudos que objetiva conhecer a situação atual do município e planejar as ações e alternativas para a universalização dos serviços públicos de saneamento, resultando na promoção do saneamento, da saúde pública e do meio ambiente. Trata-se de um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa, o qual visa atender ao que determina os preceitos da Lei 11.445/2007. A referida norma, conhecida como a Lei de Saneamento Básico, tornou obrigatória a elaboração da Política e do Plano de Saneamento Básico pelos titulares dos serviços. De acordo com essa legislação, o Plano engloba o conjunto de infraestruturas de: Abastecimento de água potável (instrumento hoje de consulta pública); Esgotamento sanitário; Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Tragédia: Estudante brumadense morre ao reagir a assalto em Salvador

Sábado | 29.03.2014 | 07h10
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Foto: Reprodução Facebook)

A violência desenfreada em Salvador, desta feita, fez um brumadense de vítima na noite desta sexta-feira (28), causando muita comoção e tristeza, já que o mesmo era muito querido na cidade. Filho de um empresário muito conhecido, Charles Muller Silva dos Santos, tinha apenas 21 anos e estava fazendo o curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Segundo informações da imprensa soteropolitana, ele foi abordado por dois homens que saíram de um táxi quando chegava à residência universitária para se encontrar com a namorada, na Av. Garibaldi. Ele que conduzia um Celta prata, teria reagido ao assalto o que provocou, segundo testemunhas, a reação dos bandidos que disparam contra a sua cabeça. Ele não resistiu e acabou morrendo no próprio local e os bandidos fugiram em seu veículo. O crime chocou os universitários que moravam na residência, os quais devem fazer uma caminhada de protesto nesse sábado, pedindo mais segurança no local. A morte de Charles é um registro trágico da violência na Bahia e causou grande dor em Brumado, onde muitos jovens, pela falta de cursos universitários na cidade têm que se deslocar para Salvador para dar continuidade aos seus estudos. O corpo será transferido para Brumado e o enterro deverá acontecer sob forte clima de pesar. O Brumado Urgente se solidariza com a família enlutada. 

Crime aconteceu em frente a residência da Ufba (Foto: Juliano Marques)