Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

Indicação do vereador Weliton Lopes é atendida e garante acessibilidade e uso disciplinar de espaços públicos

Sexta | 26.02.2016 | 10h36
Autor: ASCOM/CMB/Eliana Costa


O vereador Weliton Lopes vem se empenhando ao máximo para buscar uma solução para a questão (Fotocomposição: Brumado Urgente)

Sempre à frente dos problemas que podem ocorrer em razão de atos ou ações praticadas sem o necessário estudo o vereador Weliton Lopes deu entrada em indicação no ano de 2015 solicitando da administração municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito a interdição (parcial ou totalmente) para o trânsito de veículos automotores e de tração animal a Praça Coronel Zeca Leite, ao menos nos domingos e feriados, visando dar mais segurança e conforto aos frequentadores, sobretudo aos idosos e crianças.No entanto a solicitação à época não foi acatada e a visão do que poderia vir a ser um problema futuro se concretizou transformando-se em uma grande problemática entre a garantia de acessibilidade e a utilização dos espaços públicos por comerciantes – cunho social. O vereador Weliton Lopes, procurado pelos que se sentiram prejudicados com a notificação se envolveu na causa buscando junto ao prefeito municipal e o Ministério Público uma alternativa que viesse a atender ao interesse coletivo. Após reunião realizada pela promotoria pública foi recomendado ao Município de Brumado seja realizado levantamento para verificar pontos da cidade em que poderá haver fechamento parcial ou total, assim como o estudo para indicação de como será o uso de espaço público com mesas e cadeiras, sempre garantindo a acessibilidade. Sendo também necessária a fiscalização dos estabelecimentos para verificação de alvarás. “Ficamos satisfeitos com a decisão da Promotoria, pois atende a uma antiga solicitação realizada através de nosso mandato, quando todos poderão trabalhar garantindo o ganha pão, assim como será garantido o livre acesso. Agradecemos a sensibilidade do prefeito Aguiberto e do secretário de infraestrutura, André Cardoso”, pontuou Weliton Lopes.    

‘A história mostra que o político brumadense não tem amor pela terra, é medíocre e inoperante’, desabafa advogado pós-graduado em Direito Eleitoral

Sexta | 26.02.2016 | 09h44
Autor: Brumado Urgente


O advogado Plácido José Bonfim espera que os políticos brumadenses mudem a sua postura (Foto: Divulgação)

Com a aproximação das eleições o clima político em Brumado começa a esquentar e, com isso, algumas declarações acabam ganhando a mídia e fazendo com que os ânimos fiquem ainda mais exaltados. Dentre as várias declarações que vêm sendo feitas neste período pré-eleitoral, uma, sem sombra de dúvidas, chama a atenção pela sua intensidade e pelo forte teor crítico. O autor das declarações é o advogado brumadense, pós-graduado em Direito Administrativo e Direito Eleitoral, Plácido José Bonfim, que, em entrevista a parte da imprensa local, soltou o verbo e não se furtou a expressar o seu conceito sobre a política local declarando que “a história mostra que o político brumadense não tem amor pela terra, além de ser medíocre e inoperante”. As declarações ácidas ainda foram seguidas da afirmação de que “infelizmente o município de Brumado não tem representatividade política como Guanambi, Vitória da Conquista e Caetité. É por isso que esses municípios avançam e o nosso fica para trás”. Questionado sobre sua projeção futura, ele respondeu que “tem que se vestir a ‘pele de raposa’ e defender com garra e amor a nossa terra, esse é um requisito básico para começar a mudar esse paradigma histórico negativo”. Sobre as eleições de 2016, ele avaliou que “a polarização deverá imperar novamente, o que não é um dado positivo. Infelizmente as vias alternativas irão todas sucumbir, mesmo que estejam cheias de boa vontade. Estou mandando fazer uma pesquisa para ter uma avaliação melhor de todo esse quadro, mas, a princípio só vejo um pré-candidato com condições reais de vencer as eleições, o qual inclusive foge desse padrão histórico negativo, pois já demonstrou compromisso com Brumado, mas somente a voz das ruas poderá atestar a real situação”. 

Golpe usa videochamadas pelo WhatsApp para espalhar vírus em celulares

Sexta | 26.02.2016 | 09h04


(Foto: Reprodução)

Golpe novo na praça! O WhatsApp descobriu um esquema que promete acesso ao recurso de videochamadas, inexistente no aplicativo, como atrativo para disseminar vírus em celulares. O golpe tem origem no Brasil e foi denunciado pelo Kaspersky Lab nesta segunda-feira (22), segundo o Techtudo. No convite para a videochamada é espalhado para os contatos com um link no final. Ao clicar, uma página pede dados pessoais do usuário, incluindo número de telefone,. Depois de preencher o formulário, o usuário é informado que precisa convidar dez amigos para a novidade, o que ajuda a espalhar o golpe. Depois disso, o usuário é redirecionado para várias ofertas de apps duvidosos, que podem comprometer o smartphone. Os tipos de aplicativo e conteúdo das mensagens são diferentes de acordo com o sistema operacional - há para Android, Windows Phone e iOS.Entre os links de apps para baixar estão alguns programas legítimos, o que ajuda a confundir os usuários. Também é considerado perigoso informar o número do celular no formulário.

Contagem atualizada do Detran prevê suspensão de 20 mil CNHs em todo estado

Sexta | 26.02.2016 | 07h10


Prazo desta suspensão pode variar de 1 mês há 2 anos, segundo coordenador do departamento. Condutor terá 30 dias para recorrer (Foto: Reprodução)

Mais de 20 mil motoristas baianos podem ter suspenso o direito de dirigir na próxima quarta-feira, 2, se não apresentarem defesa ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Os condutores estão nessa situação por terem acumulado mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 12 meses ou cometerem infrações consideradas graves ou gravíssimas. Entre as infrações estão dirigir sob efeito do álcool e pilotar moto sem capacete. A publicação da convocação dos 20.700 motoristas foi feita no Diário Oficial do Estado do dia 2 de fevereiro. O prazo para apresentar a defesa é de 30 dias após a publicação. De 2015 até esta última convocação o Detran-BA notificou 149.975 motoristas.

Brasil propõe parceria com Argentina para disputar financiamento em pesquisa sobre Zika

Sexta | 26.02.2016 | 07h03


(Foto: Reprodução)

O governo brasileiro propôs nesta terça-feira (23) uma parceria com a Argentina para apresentação de um projeto conjunto de pesquisa sobre o Zika à União Europeia. Em março, o bloco europeu lançará um edital para financiar, com até 10 milhões de euros, investigações científicas sobre o vírus. "A ideia é disputarmos juntos esse edital", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, após encontro com seu par argentino, Lino Barañao, em Buenos Aires. Em entrevista à Agência Brasil, Pansera destacou o recente avanço dos cientistas brasileiros, que identificaram a proteína responsável pela diferença entre o vírus da dengue e o vírus Zika. No entanto, o ministro acredita que "não é algo que um país pode resolver sozinho". "É preciso a colaboração de cientistas do mundo inteiro e os argentinos têm interesse e experiência nessa área", acrescentou. Em outra parceria, os argentinos também participarão da construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) – um reator nuclear, que será usado na produção de biofármacos, atualmente importados do Canadá. "O Canadá vai sair desse mercado ate 2022 e o governo brasileiro decidiu começar a fabricar esses produtos, que pesam na nossa balança comercial", explicou Pansera.

Livramento: Pesquisa registrada no TRE mostra empate técnico na disputa eleitoral

Sexta | 26.02.2016 | 07h01
Autor: Mandacaru da Serra / Raimundo Marinho


Os gráficos da pesquisa (Reprodução)

Tendência, aliás, já prevista, embora se esperasse menos do candidato da oposição, que demorou a assumir a pré-candidatura. Prevalece a polarização e, mais do que nunca,Menson vai precisar do prefeito Paulo Azevedo.Na enquete espontânea, Ricardinho, com 11,3% das intenções de voto, empata com Emerson Leal, com 11,7%. Na consulta estimulada, que apresenta nomes para escolha, houve empate técnico: Emerson, 20,3%, e Ricardinho, 18,4%. O ex-prefeito Carlos Batista, que que já declarou não ser candidato e vai apoiar Ricardinho, é o terceiro colocado, na espontânea (8,1%) e na estimulada (13,9%). O prefeito Paulo Azevedo, que ainda não assumiu a pré-candidatura, é o quarto, na espontânea (7,2%) e na estimulada (11,1%). O mais importante do levantamento é que mais da metade dos 774 eleitores ouvidos não sabe, ainda, em quem votar (51,9%); não votam em nenhum dos nomes, votarão nulo ou em branco (2,8%); e 1,8% não responderam.Na eleição passada (2012), 32 mil eleitores estavam aptos a votar, devendo ficar em torno disso, no pleito deste ano. Significa que, se a eleição fosse hoje, o candidato mais votado teria apenas cerca de seis mil votos.Não foram apresentados os resultados da pergunta número 8 do questionário usado na pesquisa, que indicaria o índice de rejeição dos candidatos. Ou seja, muita água ainda vai rolar.O Folha fez a pesquisa de 9 a 13 últimos, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº BA-06203/2016. O instituto é dirigido por Elton Flores Lima e ganhou muita credibilidade nas últimas eleições.

Brumado: Sequestradores de empresário de Bom Jesus da Lapa trocam tiros com a Polícia na zona rural

Sexta | 26.02.2016 | 06h46
Autor: Informações da Polícia Civil


O local onde os bandidos se escondiam estava localizado na região dos Furados dos Veados (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil  (20ª COORPIN) conseguiram localizar, no início da noite de hoje, na zona rural do município de Brumado, na região conhecida como Veados, integrantes do bando que tentou sequestrar um cidadão em Bom Jesus da Lapa, nesta manhã. Houve intensa troca de tiros, mas os meliantes conseguiram fugir, beneficiando-se da falta de luminosidade. No entanto, em razão da quantidade de tiros disparados pelos policiais, há possibilidade de alguém ter sido baleado. A Polícia da região se mantém atenta a possíveis movimentações dos bandidos.Um revólver deixado pelos bandidos foi recuperado na operação. 

Palestra sobre Jovem Empreendedor em Vitória da Conquista

Quinta | 25.02.2016 | 20h08
Autor: Mara Silva Ferraz


 Na próxima sexta-feira (26) acontece na Faculdade Maurício de Nassau, unidade Vitória da Conquista, palestra com o tema “Jovem Empreendedor no cenário econômico”. O encontro será ministrada pelo Gerente Regional do Sebrae, Júlio Chompanidis. A ideia é discutir questões sobre como inovar, criar e investir no atual cenário econômico e como o empreendedor pode se diferenciar nesse momento. De acordo com o palestrante o público alvo do evento, os jovens, estão em processo de formação e amadurecimento, o ideal é participar desde agora deste  processo de renovação, pois daqui  há 15 ou 20 anos  eles  estarão empreendendo e ajudando no crescimento do país. “O jovem hoje está mais engajado, quer participar, dar opinião. Tenho conversado com muito jovem que quer montar seu próprio negócio”, conclui Júlio. Um exemplo de empreendedorismo,  temos o Projeto Inove-Aquece, idealizado pelos  alunos do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Matheus Marques e Diogo Sales, que, juntamente com auxílio dos professores, criaram no ano passado um equipamento que permite uma economia de gás de cozinha em até 40% de consumo. Para Ricardo Marques, diretor da unidade, incentivar ações e discussões como essas são uma forma incentivar o futuro profissional de muitos jovens em Vitória da Conquista e Região. A palestra é gratuita, aberta ao público e acontece às 19h, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, nº  158, bairro Centro.

Governo facilita uso de drones no combate ao Aedes aegypti

Quinta | 25.02.2016 | 20h04


(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou que vai facilitar o uso de drones no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Diante da mobilização das autoridades federais, estaduais e municipais, a SAC informou ter reduzido nesta segunda-feira, 22, de 60 para 9 dias os prazo mínimo de análise dos pedidos, por órgãos públicos, para uso das aeronaves remotamente pilotadas na identificação de focos e criadouros do mosquito. No Brasil, existem apenas quatro casos, até o momento, autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso das aeronaves no mapeamento de focos do mosquito - Chapecó (SC), Santo Antônio da Platina (PR), São José dos Campos e São Paulo (SP). 

Samsung se alia a bancos para lançar pagamento por celular no Brasil

Quinta | 25.02.2016 | 19h04


Samsung também introduziu sistema de pagamento concorrente ao Apple Pay (Foto: Divulgação/Samsung)

Samsung fechou acordo com grandes bancos e empresas de cartão de crédito para lançar seu sistema digital de pagamento no Brasil no fim de 2016. A lista é formada por Banco do Brasil, Bradesco, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Itaú Unibanco, Nu Bank e Porto Seguro, informou a empresa neste domingo (21), durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. O Samsung Pay também será compatível com grandes redes de pagamento, como American Express, China UnionPay, MasterCard e Visa. Outros grandes bancos atuam no Brasil também fecharam parceria, como o Santander. Lançado em agosto de 2015, o sistema está em operação até agora na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. Nos seis primeiros meses de operação da tecnologia, os cerca de cinco milhões de usuários registrados fizeram transações que movimentaram US$ 500 milhões. Em março, o sistema estreará na China. A expansão para o Brasil será a próxima, juntamente para a Austrália, Singapura, Espanha e Reino Unido. O Samsung Pay deve ser o meio de pagamento digital a desembarcar primeiro no Brasil, antes das plataformas rivais de Google e Apple, que ainda não anunciaram uma data de lançamento. Compatível com os aparelhos Galaxy S6, S6 edge, S6 edge+, A5 e A7, e Note 5, o Samsung Pay também é um dos trunfos dos novos smartphones Galaxy S7 e Galaxy S7 edge. O sistema de pagamento funciona assim: o usuário pode cadastrar cartões de crédito e de débito; no ato da compra, graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), basta aproximar o celular de terminais de compra; para autenticar a transação, é preciso inserir a impressão digital, além de outros três níveis de segurança. O Samsung Pay também é compatível com cartões de transporte, como o Bilhete Único de São Paulo, cupons e cartões associados. Na Coreia do Sul, a modalidade para o transporte público já funciona.

Facebook pode ser porta para ataques virtuais: saiba usar a rede com segurança

Quinta | 25.02.2016 | 18h04


(Foto: Reprodução)

O Facebook lidera com folga a concorrência entre as redes sociais. De acordo com dados da empresa, em dezembro de 2015, a empresa contava com uma média diária de 1,04 bilhão de usuários ativos publicando, compartilhando, curtindo e trocando mensagens com amigos. Como em qualquer programa do tipo, é preciso estar atento à privacidade quando usamos o Facebook. Faça o login apenas em páginas e aplicativos oficiais e use senhas fortes com letras, números e símbolos. A rede social também possui diversos recursos para manter sua conta protegida. Para ajudar os usuários, o iG criou uma lista com itens que tornarão seu perfil mais seguro:

 

Novo exame de sangue detecta problemas cardíacos 'ocultos'

Quinta | 25.02.2016 | 17h03


(Foto: Reprodução)

Um novo exame de sangue pode ajudar a diagnosticar problemas cardíacos hereditários, de acordo com a British Heart Foundation. Pesquisadores financiados pela instituição de caridade descobriram que, ao analisar um grupo específico de genes, conseguem detectar de forma segura problemas que paciente desconhecia. Os testes genéticos até então disponíveis analisam um pequeno número de genes e só podem identificar condições específicas, o que implica em custos mais altos e tempo de diagnóstico maior - uma grande barreira para disponibilizar o teste nos sistemas públicos de saúde. Mas pesquisadores do Imperial College London e MRC Clinical Sciences Centre dizem que o novo teste, que analisa 174 genes, é mais rápido e confiável. O método, já disponibilizado em dois hospitais na Inglaterra, vem testando, com sucesso, cerca de 40 pessoas por mês.

Taxa de empreendedorismo no país é a maior em 14 anos

Quinta | 25.02.2016 | 16h04


(Foto: Reprodução)

De cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. É o que revela a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil. No ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa era de 20,9%. O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destaca que o empreendedorismo é uma alternativa dos brasileiros para contornar as dificuldades enfrentadas pela perda do emprego e da renda. Para ele, é necessário promover ações que reduzam a burocracia, simplifiquem a legislação, facilitem o crédito e incentivem a educação empreendedora. “Precisamos facilitar a vida de quem empreende ou quer empreender”, justificou.  Quando comparada internacionalmente, a taxa de empreendedorismo brasileira é superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha e dos países que compõem o Brics.

Será? Saiba como tirar print do Snapchat sem que ninguém saiba

Quinta | 25.02.2016 | 15h03


(Foto: Reprodução)

O Snapchat é o aplicativo do momento. A rede social é usada para compartilhar imagens ou vídeos do dia a dia que não seriam publicados em em outras redes. O motivo do sucesso? O conteúdo se “autodestrói” e existe um sistema que envia alertas quando algum usuário tira um screenshot (print) do que recebeu seja foto ou mensagem. Confira no tutorial divulgado pelo 'TechTudo': Mas, há um jeito para "burlar" a proteção e fazer as capturas de tela sem que ninguém saiba. Confira no tutorial a seguir como tirar as screenshots e evitar que o outro usuário receba notificação. Passo 1. Vá ao menu de mensagens recebidas e abra a foto ou conversa de onde deseja fazer a captura de tela.Passo 2. Ative o modo avião do celular. Este é o “grande truque". Quando alguém faz isso, se desconecta da Internet e assim o Snapchat não pode enviar o alerta de que a captura de tela foi feita.Passo 3. Volte para a tela da mensagem e tire o print. Você pode receber a notificação quando fizer a screenshot (print), mas isso é normal. O alerta aparece apenas para você, ou seja, o aviso não será enviado.Passo 4. Feche o app e desligue o modo avião para reativar sua conexão de dados ou seu Wi-Fi.Como mencionado, o outro usuário nem vai saber que você tirou o print, porque no Snapchat não chegará nenhum alerta.

Lei obriga criança que entra em creche fazer exame de vista

Quinta | 25.02.2016 | 13h00


(Foto: Reprodução)

Há exatos nove dias, foi promulgada uma lei estadual que obriga pais de alunos a apresentarem exame médico oftalmológico completo da criança, quando do seu primeiro ingresso em creche ou escola. Sob o número 13.546/2016, a lei aguarda, no entanto, regulamentação por parte do Executivo. A ideia, segundo a autora do projeto de lei, a deputada estadual Fabíola Mansur, é que creches e escolas das redes pública e privada exijam a apresentação do exame no momento da matrícula. Caso o aluno não possua, caberá às instituições de ensino o encaminhamento, num prazo de 12 meses, da criança para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Não há punição prevista para o caso de essa determinação não ser seguida pelas instituições. Segundo a deputada, os motivos para criação do projeto de lei derivam de dificuldade de acesso à consulta oftalmológica por parte de crianças que estão entrando na rede de ensino. Problemas na visão podem trazer consequências para estes alunos, como dificuldade de aprendizado, baixa de visão, evasão escolar e pode até mesmo levar à cegueira.

 

Brumado: Polícia resgata refém que foi vítima de sequestro em Bom Jesus da Lapa

Quinta | 25.02.2016 | 12h43
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os policiais com o refém resgatado (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

A prática de sequestro na região sudoeste é ainda muito pequena, já que este tipo de delito é considerado como crime hediondo. Mas alguns casos, que a princípio são considerados sequestros relâmpagos, podem ter uma dimensão maior como a que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), onde a Polícia Rodoviária Estadual, após observar uma Hilux SW4 entrar numa estrada vicinal em situação suspeita na BR-030, na altura do KM 385, nas proximidades do quebra-molas, próximo a Brumado, resolveu ir atrás do veículo que entrou na estrada que vai para a Comunidade do Espinheiro, quando, em certo trecho apareceu um homem com as mãos para cima, o qual se identificou como vítima de um sequestro, já que ele afirmou que estava sendo levado para um cativeiro. Dando sequência à ação, os policiais encontraram a SW4 abandonada, que possui placa policial PJD 0020 - Bom Jesus da Lapa. Após o resgate, a vítima de identificou como Osmar Barbosa Rodrigues, empresário do ramo de postos e supermercados que reside em Bom Jesus da Lapa. A Polícia Civil dará continuidade às investigações na busca dos autores do sequestro. Vale ressaltar que é a segunda vez que o empresário é alvo deste tipo de ação. 

O carro da vítima também foi recuperado (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Handebol de Brumado brilha em Caetité e atletas fazem questão de agradecer apoio da Prefeitura Municipal

Quinta | 25.02.2016 | 11h35


O secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, recebendo os atletas do handebol (Foto: Divulgação)

O Handebol vem conquistando o seu espaço em Brumado, resultado de muitos esforços dos atletas apaixonados por essa modalidade esportiva que vem crescendo em todo o Brasil, tanto que existe a expectativa de medalhas olímpicas no Rio de Janeiro. Nesse contexto, as equipes feminina e masculina de Brumado vêm participando de vários torneios e, nos últimos dias 20 e 21 de fevereiro tiveram uma ótima performance na Copa Regional de Handebol, disputada no município de Caetité. A equipe feminina se sagrou campeão do torneio de forma invicta, já a masculina conquistou a 3ª colocação e os atletas fizeram questão de vir expressar a gratidão pelo apoio recebido ao secretário municipal de esportes Miguel Lima Dias, que vem sendo um parceiro importante no crescimento esportivo do município. “Realmente é uma satisfação recebermos esses atletas que honraram Brumado nessa competição. Ficamos muito satisfeitos com o crescimento do handebol e iremos continuar dando, na medida do possível, o nosso apoio para novas conquistas” relatou o secretário Miguel que acrescentou “agradeço o reconhecimento desses atletas em vir nos agradecer pelo apoio”. 

Sete baianos estão sob investigação na Lava Jato

Quinta | 25.02.2016 | 11h03


Até agora só uma pessoa da Bahia foi julgada: o ex-deputado, Luiz Argôlo (segundo da esq.)

Com a decretação da prisão temporária do publicitário João Santana expedida, nesta segunda-feira, 22, na 23ª fase da Operação Lava Jato - intitulada Acarajé -, sobe para sete o número de baianos investigados sob acusação de terem recebido dinheiro de empreiteiras em contratos superfaturados da Petrobras. No caso de Santana, a suspeita é de que o publicitário teria sido pago pela Odebrecht, por serviços prestados ao PT, com propina oriunda de contratos com a petrolífera. Os outros investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) são o vice-governador da Bahia, João Leão, o  ex-ministro das Cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) Mário Negromonte, e os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Roberto Britto - todos eles filiados ao PP. Neste grupo também estão o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba desde junho do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, e o ex-deputado federal  Luiz Argôlo (ex-PP e ex-SD).

 

Ituaçu: Polícia Civil apreende drogas e motocicleta furtada

Quinta | 25.02.2016 | 10h32
Autor: Ascom - 20ª Coorpin


Os produtos apreendidos na operação (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Equipes da Polícia Civil coordenadas pelo Delegado Alex Wendel Pereira Santos, cumpriram hoje três mandados de busca e lograram êxito em recuperar uma motocicleta furtada, bem como apreender pequena quantidade de maconha e balança de precisão.A motocicleta estava em uma residência, sendo que o autor do furto não fora localizado, mas responderá criminalmente pela prática do delito. A droga e balança de precisão estavam com o adolescente J.P., de 17 anos de idade, o qual responderá pela prática do ato infracional em liberdade, conforme dispõe o ECA  (Estatuto da Criança e do Adolescente). A Operação ainda contou com o apoio de policiais civis de outras Delegacias da 20ª COORPIN e dos Delegados de Polícia Dr. Marco Torres e Dr. Edson Souza.

A moto recuperada (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Coelba vai atuar na identificação de focos da dengue, diz governador

Quinta | 25.02.2016 | 10h02


(Foto: Reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa, se reuniu com representantes do empresariado baiano na manhã desta terça-feira (23) para pedir que sejam adotadas, nas instituições, práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante o evento, o governador disse que funcionários da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) vão atuar diretamente no trabalho de identificar focos do mosquito. De acordo com a empresa, cerca de 1,5 mil leituristas reforçarão o combate à dengue no estado. O encontro de Rui com os empresários foi realizado pela manhã, no auditório do Senai/Cimatec, e teve palestra do subsecretário estadual da Saúde, Roberto Badaró. Foram apresentadas informações sobre como se dá a transmissão da dengue, da chikungunya e da zika e ainda quais medidas podem ser adotadas para se evitar a proliferação do mosquito e das doenças.