Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

Brumado: Bandidos assaltam posto de combustíveis

Sábado | 27.02.2016 | 10h56
Autor: Brumado Urgente


Os assaltantes estavam armados (Foto: Youtube Brumado Urgente)

Apesar da ação mais robusta e eficaz da 34ª CIPM, que nos últimos meses intensificou de forma muito positiva o combate à criminalidade, os assaltos continuam acontecendo na cidade. Desta feita, entre as várias ocorrências que aconteceram na cidade, um merece destaque já que foi registrado pelas câmaras de segurança de um posto de combustíveis, qual foi vítima de um assalto praticado por dois elementos que estavam numa Fan preta, placa NYI 7432 - Brumado - Bahia. Os dois chegaram primeiramente, deram voz de assalto, apresentaram a arma e, deram a volta na área reservada aos frentistas e, em sequência, pegaram todo o dinheiro que estava no caixa. A ação aconteceu concomitantemente a um casal que estava abastecendo a sua motocicleta. A dupla logo se evadiu do local saindo por uma rua paralela. A Polícia já teve acesso às imagens e já iniciou as investigações para que os dois assaltantes possam ser presos, caso sejam maiores de idade. 

Facebook libera cinco novos botões alternativos ao 'curtir'

Sábado | 27.02.2016 | 10h03


(Foto: Reprodução)

O Facebook começou a liberar para os usuários do Brasil novas reações como "Uau", "Amei" e "Grr" a partir desta quarta-feira (24). Os botões com emojis, as carinhas amarelas, servirão para que os usuários demonstrem mais do que o 'curtir' nas publicações na rede social. Os cinco novos botões se chamavam: "Love", "Haha", "Wow", "Sad" e "Angry". No Brasil, as “reações” foram traduzidas para "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr", respectivamente. Os botões começarão a ser liberados aos brasileiros gradualmente. Seguno o G1 Tecnologia, os usuários terão de manter pressionado o ícone do botão 'curtir' para as novas opções aparecerem. As novas reações servem para demonstrar emoções quando os posts não são sobre momentos bons. Ainda segundo a publicação, os novos botões serão usados apenas para avaliar publicações, ou seja, não poderão ser incluídos em comentários, posts ou em conversas pelo bate-papo. Os botões foram lançados em outubro e testados em sete países: Espanha, Irlanda, Chile, Portugal, Filipinas, Japão e Colômbia.

CBF comemora eleição de Gianni Infantino à presidência da Fifa

Sábado | 27.02.2016 | 10h01
Autor: GE


Coronel Nunes, presidente interino da CBF, nega influência de Del Nero em voto no suíço, combinado com a Conmebol: “Sempre iríamos em bloco”. (Foto: Divulgação)

O presidente da CBF, Coronel Antonio Carlos Nunes, comemorou a eleição de Gianni Infantino para presidente da Fifa como uma vitória do Brasil. Em uma rápida entrevista ao logo após a votação, Nunes disse ainda que a CBF “nunca cogitou” mudar seu voto para o xeque Salman Ibrahim Al-Khalifa e que Marco Polo Del Nero – presidente licenciado da CBF – não teve nenhuma influência sobre seu voto. E ficou em cima do muro sobre a Copa com 40 seleções, uma das propostas mais marcantes do novo presidente da Fifa.Após a divulgação do resultado, Nunes declarou que "o importante a ser dito agora é que é uma vitória do Brasil. Esta é uma vitória do futebol brasileiro" e emendou dizendo que "primeiro porque o Infantino é latino (é suíço, mas com parentesco italiano), como nós, entende a nossa picardia, fala a nossa língua. E porque nós nos encontramos com ele no Paraguai, faz um mês, na reunião da Conmebol e ali acertamos que votaríamos em bloco com ele. Quando uma confederação se une, como a nossa, ninguém se mete com a gente". 

Colocação de guardas municipais na porta do banheiro do Mercado Municipal acabou com a ação de meliantes no local

Sábado | 27.02.2016 | 09h46
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os guardas agora fazem a segurança dos usuários do banheiro do Mercado Municipal (Foto: Brumado Urgente)

O banheiro do Mercado Municipal de Brumado vinha sendo um local de terror, principalmente para os idosos, que iam a feira livre, especialmente nas sextas-feiras e, ao usar o mictório, acabavam sendo vítimas de malfeitores, que os agrediam e levavam dinheiro e bens dos mesmos. Essa ação era executada por um grupo de menores de idade, que estavam promovendo o pânico na população, que estava, inclusive, deixando de ir à feira, fazendo com isso, que uma das tradições mais antigas da cidade começasse a acabar. Diante do desafio de promover a segurança no local, ainda mais que a Polícia Militar disse que não tinha contingente para tal, a direção da Guarda Municipal, por meio do diretor Paulo Marques, resolveu adotar uma nova ação de colocar os guardas municipais na porta do banheiro, o que foi uma ação acertada, já que, desde que os GCMs estão atuando nesse sentido, mas nenhuma ocorrência de assalto aconteceu dentro do banheiro. “São soluções como essa, barata e eficiente, que a população espera de seus governantes”, afirmou o aposentado Marivaldo Marques Pedreira, que já foi vítima da ação de meliantes dentro do referido banheiro.  

Zé Ribeiro ressalta a importância da instalação das faixas elevadas em diversos pontos da cidade

Sábado | 27.02.2016 | 09h26
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador Zé Ribeiro vem sendo inciso na questão da valorização da vida no trânsito de Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O vereador Zé Ribeiro, ao longo dos seus mandatos parlamentares, sempre defendeu a valorização da vida, ou seja, sempre cobrou a execução de ações por parte do poder público na área do trânsito municipal, visando à preservação da integridade física das pessoas nas vias públicas da cidade, pois o indíce de acidentes vêm aumentando muito nos últimos anos. Diante disso, o parlamentar fez diversas indicações e requerimentos para que fossem instaladas faixas elevadas em diversos pontos da cidade, os quais se mostraram com altos riscos de acidentes, com um fluxo de veículos bem intenso, além do fato de que a velocidade dos mesmos, muitas vezes, fica acima do permitido para o local.  Locais próximos de escolas e praças públicas tiveram a prioridade nos pedidos, já que a presença de crianças nesses locais é muito grande. Nesses dias, tomando conhecimento que está sendo realizada uma licitação na área do trânsito municipal, para obras de otimização da estrutura urbana, como sinalização viária, horizontal e vertical, como também instalação de faixas elevadas e ondulações, o vereador enviou um ofício ao SMTT – Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Públicos, solicitando o devido atendimento aos seus requerimentos e indicações, já que são totalmente pertinentes. O vereador, em contato com o superintendente Clidemar Amorim, foi informado que assim que terminar a licitação os serviços serão executados e os pedidos do parlamentar serão atendidos. Os locais principais que irão receber faixas elevadas serão: Av. Cel Santos; Av. Lindolfo Azevedo Brito; Av. Centenário; Av. Antônio Mourão Guimarães; Rua Tiberio Meira; Rua Dr. Marcolino Moura; Av. Otávio Mangabeira; Av. Dr. Guilherme Dias; Av. João Paulo I; Rua Exupério Pinheiro Canguçu e Pça. Armindo Azevedo. Confira abaixo as indicações e requerimentos feitos pelo vereador: 

Morre no Hospital de Base de Conquista idoso atropelado em Itapetinga

Sábado | 27.02.2016 | 07h45


Entre o fim da tarde e início da noite, seu Cardoso sofreu mais uma parada cardíaca e acabou vindo a óbito.(Itapetinga Repórter)

Conforme foi noticiado pela reportagem, um idoso deu entrada no Hospital Cristo Redentor no fim da manhã desta sexta-feira (26) após ter sido atropelado no Bairro Nova Itapetinga. De acordo com informações de familiares, ele sofreu uma parada cardíaca, sendo em seguida transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Entre o fim da tarde e início da noite, seu Cardoso sofreu mais uma parada cardíaca e acabou vindo a óbito. Ele trabalhou por muito tempo como corretor de imóvel, mas também foi cabelereiro. José Cardoso deixa 6 filhos e esposa, além de muitos amigos, já que era cidadão muito querido por todos.

'Evidências entre zika e microcefalia estão mais fortes', afirma diretora da OMS

Sábado | 27.02.2016 | 07h03


(Foto: Reprodução)

Em visita ao Pernambuco, Estado com o maior número de casos de microcefalia, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou nesta quarta-feira, 24, que as evidências da associação entre o zika e a malformação estão "mais, mais e mais fortes", apesar de "ainda não totalmente claras". Em pronunciamento a autoridades, médicos e imprensa em Recife, Margaret Chan salientou que o Brasil "não está sozinho" e que tem "força e determinação" para erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. Vestindo a camiseta da campanha Zika Zero, do governo federal, presente recebido ontem da presidente Dilma Rousseff, a diretora elogiou a "tomada de liderança" do País no compartilhamento de informações com a OMS, algo que está "baseando ações contra a zika em todo o mundo". Para ela, o vírus é misterioso e cheio de truques: "Por isso, muitas perguntas ainda estão sem respostas."

 

 

MS estuda armadilha para Aedes com substância presente no suor humano

Sexta | 26.02.2016 | 20h03


Máquina está em testes na capital de MS (Foto: Graziela Rezende/G1 MS)

Além do combate mecânico ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, o governo do Estado, por meio da Controladoria Estadual de Vetores, estuda equipamentos que funcionam como uma armadilha para a fêmea do mosquito. Nesta segunda-feira (22), equipes discutem o local de teste de uma das máquinas, que funciona com uma substância presente no suor humano. “Ela funciona a base de ácido láctico, expelido nas nossas glândulas sudoríparas. A fêmea é atraída pelo próprio feromônio do organismo. É uma máquina ecologicamente correta, utilizada nos Estados Unidos e com muitos casos de sucesso. No Brasil, já foi utilizada na Ilha Caras e em locais como Valinhos, Campinas, Recife, Maceió e outros estados”, afirmou ao G1 a consultora de soluções tecnológicas Gracita Santos Barbosa.

 

Sony lança Xperia X e Xperia XA e promete bateria que dura dois dias

Sexta | 26.02.2016 | 19h00


Xperia X, da Sony. (Foto: Divulgação/Sony)

A Sony anunciou nesta segunda-feira (22) dois novos smartphones que possuem bateria com autonomia de até dois dias e com câmera que “prevê” o movimento do objeto a ser fotografado para as fotos não saírem tremidas. Xperia X e Xperia XA foram lançados durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. Uma das grandes novidades dos dois aparelhos da nova linha X, a bateria é de 2620 miliampère (mAh). A Sony implantou um sistema de gerenciamento da carga da bateria, para que o celular tenha, segundo promete, autonomia de até dois dias sem precisar de uma nova recarga. A outra alteração de peso é a câmera traseira, de 23 Megapixels, que ganhou um sistema diferente de foco. Para que as imagens saiam sem borrões mesmo que haja movimento, a câmera prevê os movimentos do objeto a ser fotografado e o acompanha durante o registro. Além do autofoco híbrido, a empresa reduziu o tempo de captura de imagens para 0.6 segundo. A câmera dianteira, voltada para fazer selfies, tem capacidade de registrar imagens com 13 MP de resolução e sensores para balancear a nitidez da foto em ambientes de pouca luz. A tela curva dos aparelho tem 5 polegadas, é feita de vidro e tem resolução de ultra alta definição. A carcaça é arredondada e pode ser encontrada cores branco, grafite, dourado esverdeado e rosa.

Imposto de Renda: saiba quais são as mudanças e comece a preparar sua declaração

Sexta | 26.02.2016 | 18h04


(Foto: Reprodução)

Faltando poucos dias para o início da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2016), referente ao ano-base de 2015, os cerca de 1,18 milhões de contribuintes baianos que devem prestar contas ao Leão precisam se preparar para não serem pegos de surpresa e cair na malha fina. Apesar do período de entrega ser até 29 de abril, especialistas recomendam que todos conheçam as regras para este ano e comecem a se planejar desde já. Pelas normas divulgadas pela Receita Federal, terão de declarar em 2016 os contribuintes que tiverem renda tributável (salários, aposentadorias, aluguéis, etc) acima de R$ 28.123,91 em 2015. A entrega da declaração poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da RF (Receitanet), na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço ‘Fazer Declaração’ - para tablet e smartphone.  Por meio da  ferramenta, que será liberada para download às 9h de quinta-feira (25), os contribuintes vão poder salvar suas declarações e acessá-las de qualquer lugar - dá para iniciar a declaração em um computador e finalizá-la em outro equipamento.

 

Nível do mar subiu mais nos últimos cem anos que nos três milênios anteriores

Sexta | 26.02.2016 | 17h03


(Foto: Reprodução)

O nível dos oceanos subiu mais rapidamente ao longo do século XX do que nos três últimos milênios, devido às alterações climáticas, indica um estudo publicado na segunda-feira. Entre 1900 e 2000, os oceanos e os mares do planeta subiram cerca de 14 centímetros, por causa do degelo, principalmente no Ártico, revelaram os autores de estudos publicados na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).Os climatólogos estimaram que, sem a elevação da temperatura do planeta observada desde o início da era industrial, a subida do nível dos oceanos teria correspondido a menos da metade observada nos últimos cem anos.

 

Brumado: Prefeitura e AuAu firmam parceria para manutenção do Canil/Gatil Municipal

Sexta | 26.02.2016 | 16h32


O momento que antecedeu a assinatura do acordo (Foto: Divulgação)

O grande sonho da Associação AUAU “Adote um amigo único”, que foi declarada de utilidade pública, era poder dar um abrigo para os inúmeros cães e gatos errantes da cidade, mas isso começou a se tornar realidade na tarde desta quinta-feira (25), já que foi assinada e firmada a parceria entre o município de Brumado e a referida associação na criação do Canil/Gatil Municipal. Participaram do momento da assinatura o prefeito Aguiberto Lima Dias, o coordenador da Vigep, Fábio Azevedo, o vereador Weliton Lopes e os membros da AUAU. Ficou acertado que o município fica responsável pela construção do equipamento público e também pela captura dos animais errantes e a AUAU pelo bem estar dos animais e também pela divulgação de ações de conscientização junto à população para que os animais não possam ser vítimas de maus-tratos. Essa ação deve ser comemorada já que a problemática vem se dimensionando nos últimos anos, trazendo preocupação a população, já que alguns animais se mostram mais agressivos, além da possibilidade deles serem portadores do vírus da leishmaniose visceral, o popular Calazar. Os membros da AUAU comemoram, já que esse é um antigo anseio e também agradeceram o empenho do prefeito Aguiberto Lima Dias no atendimento à recomendação do Ministério Público, já que foi firmado um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – nesse sentido. 

Prefeito e vice de Rio do Antônio finalmente têm cassações confirmadas pelo TSE

Sexta | 26.02.2016 | 15h59
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Arquivo Brumado Urgente)

Ministra do TSE, Luciana Lóssio em decisão monocrática nega seguimento aos agravos interpostos por Humberto Célio Guimarães; Coligação União, Liberdade e Progresso e Murilo Marcondes Dias Martins em face de decisão por meio da qual foi negado seguimento aos respectivos recursos especiais manejados contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), que por unanimidade cassou os mandatos do Prefeito e Vice-prefeito do município de Rio do Antonio. Esta decisão vem, mesmo que tardia, trazer justiça ao povo de Rio do Antonio, que ansioso esperava pela confirmação da cassação da dupla que chegou ao poder oferecendo dinheiro e serviços de trator a eleitores. Quem tem comemorado muito essa decisão é o vereador André Berkovitz, peça chave no deslinde de todo processo. Já o Presidente da câmara de vereadores, Gerson Martins, aguarda que o TSE oficie o TRE-BA, para que tome posse ao cargo de Prefeito.

EUA investigam 14 casos de zika transmitida pelo sexo

Sexta | 26.02.2016 | 15h03


Foto: Agência Estado

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) divulgou nesta terça-feira (23) que investiga 14 novos casos de transmissão do Zika Vírus. De acordo com a CNN, o órgão informou que a maioria dos casos envolvem mulheres grávidas, apesar de não especificar quantos. Dois dos casos teriam como única possibilidade de contágio a relação sexual com parceiros que exibiam os sintomas após estarem em áreas infectadas. O CDC não informou onde as mulheres infectadas residem porque o risco afeta “todas as mulheres dos EUA”. “Os novos registros sugerem que a transmissão sexual pode ser um meio de transmissão mais provável do que o considerado anteriormente”, avaliou o órgão. “Nós ficamos um pouco surpresos com o número de casos suspeitos que nós recebemos”, confessou a gerente do CDC, Jennifer MCQuiston.

Sequestrador capturado em operação da Polícia Militar de Brumado é apresentado na 20ª Coorpin

Sexta | 26.02.2016 | 13h35
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Brumado Urgente)

A Polícia apresentou no início da tarde desta sexta-feira (26) o sequestrador que foi preso durante operação realizada na zona rural de Malhada de Pedras pelo esquadrão da PETO. Identificado, a princípio, como Cézar Luiz (27), ele está passando por interrogatório para dar informações mais precisas sobre o sequestro, as quais podem ser úteis na prisão dos outros elementos da quadrilha. Ele é natural de Vitória da Conquista, o que sugere que toda a quadrilha era também, o que viria eliminar a hipótese de que a quadrilha poderia ser composta por brumadenses. Com ele foram apreendidos um revólver, celulares, chaves e uma quantia em dinheiro (foto abaixo). A identidade do outro sequestrador que foi morto durante a operação, não foi ainda divulgado. A Polícia espera prender os outros dois elementos integrantes nas próximas horas. 

(Foto: Brumado Urgente)

Em nova operação, Polícia Militar captura um dos sequestradores e outro é morto em troca de tiros

Sexta | 26.02.2016 | 12h30


A Polícia Militar continua apresentando o seu alto índice de resolutividade e, na manhã desta sexta-feira (26) continuou confirmando esta tendência ao realizar uma nova operação de captura dos sequestradores do empresário de Bom Jesus da Lapa. Em investida na zona rural de Jânio Quadros, policiais da PETO enfrentaram novamente os bandidos, onde uma nova troca de tiros aconteceu. Desta feita um dos sequestradores foi baleado e veio a óbito, o outro foi capturado e o terceiro conseguiu fugir para o meio da vegetação. Então, ainda são dois os bandidos que ainda estão soltos, mas a Polícia esperar capturá-los nas próximas horas. O sequestrador morto está sendo trazido para o IML de Brumado e outro irá ser apresentado na 20ª Coorpin. 

Brasil: Mulher passa por cirurgia estética e não consegue mais fechar o olho

Sexta | 26.02.2016 | 12h01


(Foto: Reprodução)

Lucia Aparecida Arantes, de 68 anos, resolveu fazer uma plástica no rosto, mas o que ela não imaginava era que o olho esquerdo não fecharia mais. "Como o olho não fecha, há um ressecamento à noite e isso está prejudicando a córnea. Eu posso desenvolver uma úlcera e perder a vista", contou ela à reportagem da Record. Assim que se deu conta do problema, a mulher registrou Boletim de Ocorrência por lesão corporal culposa (sem intenção) e ainda mostrou que o profissional lhe devolveu os R$ 5 mil cobrados na operação em três parcelas.Ainda segundo a reportagem, o médico pagou por uma cirurgia corretiva feita por um colega, mas o problema no olho não foi resolvido. Procurado,  Gerson Gattei, responsável pelo procedimento, não quis dar entrevista.

Governo federal tem proposta para tornar telefonia fixa mais barata

Sexta | 26.02.2016 | 11h01


(Foto: Reprodução)

Uma antiga exigência das operadoras de telefonia do Brasil pode ser atendida pelo governo federal em breve. O Ministério das Comunicações e o da Fazenda estudam, em conjunto com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acabar com os contratos de concessão de telefonia fixa, permitindo que as empresas possam oferecer todo tipo de serviço apenas com uma autorização oficial. Atualmente, telefonia fixa é um serviço considerado público e, por isso, empresas que ofereçam essas linhas devem ter uma concessão do governo federal, assim como as emissoras de TV. Entre outras exigências desse tipo de contrato está o pagamento de impostos, revertidos para o consumidor em forma de taxas que aumentam o valor da conta de telefone. Sem a exigência de concessões, o valor das contas pode diminuir.

 

Comandante da 34ª CIPM faz novo balanço da perseguição à quadrilha que sequestrou empresário de Bom Jesus da Lapa

Sexta | 26.02.2016 | 10h57
Autor: Ascom - 34ª CIPM


O major afirmou que a operação de captura continua (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A situação da perseguição a quadrilha envolvida na tentativa de sequestro do empresário de Bom Jesus da Lapa, frustada pela 2 CIPRv, na BR 030, continua em andamento. Estamos com a guarnição do PETO da 34 CIPM, sob o comando de um tenente, e mais o pessoal do Soint, com o apoio de uma guarnição da CIPE Sudoeste e uma guarnição da 2 CIPRv. Temos a informação de que Os bandidos estão se escondendo na zona rural de Jânio Quadros. A Polícia Civil está com uma guarnição no local também,

Prefeito Aguiberto fiscaliza as obras de recuperação asfáltica da Av. Lindolfo Azevedo Brito

Sexta | 26.02.2016 | 10h39


O prefeito Aguiberto fiscalizando as obras de recuperação asfáltica da Av. Lindolfo Azevedo Brito (Foto: Divulgação)

Dando continuidade ao planejamento adotado para recuperar  as vias públicas de Brumado, a Prefeitura Municipal está intensificando as ações nesse sentido, buscando corresponder os anseios da população. Dentre as inúmeras frentes de serviço que estão espalhadas pela cidade, uma vem tendo um destaque especial que é na Av. Lindolfo Azevedo Brito, a qual foi uma das mais castigadas pelas últimas chuvas de janeiro, ficando inclusive em algumas partes intransitável, devido aos enormes buracos que ser formaram na via, a qual faz a ligação com a BA-148. Mesmo sendo o serviço da obrigatoriedade do Governo do Estado, justamente pelo motivo citado acima, o prefeito Aguiberto Lima Dias, decidiu, pela importância viária que a referida avenida possui, que os serviços de recuperação deveriam ser feitos com os recursos próprios do município. O gestor municipal esteve, acompanhado do secretário de infraestrutura, André Cardoso, fiscalizando as obras na tarde desta quinta-feira (25), as quais estão sendo feitas com um material mais resistente, utilizado para alto tráfego, que é, inclusive, homologado pelo DNIT. “Pela importância dessa avenida, que faz também a ligação com o município de Livramento, resolvemos fazer a obra com recursos próprios da prefeitura, mesmo não sendo de nossa responsabilidade”, destacou o gestor que ainda descreveu que “viemos fiscalizar os serviços e podemos constatar a funcionalidade desse novo material que é muito mais resistente feito para alto tráfego e irá proporcionar uma qualidade muito maior para a via”. 

O prefeito e o secretário André Cardoso ficaram satisfeitos com o que observaram (Foto: Divulgação)