Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2016"

Brasileiros acreditam que população foi maior responsável pela proliferação do Aedes aegypti

Domingo | 28.02.2016 | 20h03


(Foto: Reprodução)

A população foi considerada a principal responsável pela proliferação do Aedes aegypti por 74,7% dos entrevistados ouvidos na 130ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada nesta quarta-feira (24). Outros 7,4% acreditam que as prefeituras são culpadas, enquanto 6,2% culpam o governo federal e 1%, os governos estaduais. De acordo com informações da Agência Brasil, a maioria dos entrevistados (88%) disse ter medo de contrair dengue, zika ou chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito. Para se proteger, 85,2% afirmaram ter adotado alguma medida ou modificado hábitos. Entre as principais medidas adotadas para evitar contrair alguma doença transmitida pelo mosquito, estão o combate a focos em casa (93,2%), uso regular de repelente (30,6%), evitar locais de grandes aglomerações (2,8%) e o adiamento de viagens a locais com mais casos das doenças (1,2%). Nesta pergunta, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas. Mais da metade dos entrevistados (55,6%) disse que conhece alguém que contraiu dengue, zika ou chikungunya nos últimos seis meses e 64,2% tiveram o domicílio visitado por agente de saúde nos útimos seis meses para procurar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti. No total, foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação entre 18 e 21 de fevereiro.

Internet móvel 5G pode chegar já em 2017, diz presidente da Nokia

Domingo | 28.02.2016 | 19h02


Rajeev Suri, presidente-executivo da Nokia, durante o MWC 2016. (Foto: Josep Lago / France Presse)

A fabricante de equipamentos para telefonia móvel Nokia espera que a mudança para a próxima geração de rede 5G estreie bem antes de 2020, quando o mercado de telecomunicação considera que a atualização do mercado de massa vai começar, disse o presidente-executivo da companhia, Rajeev Suri, nesta segunda-feira (22). Suri informou que a companhia planeja acelerar o investimento na tecnologia 5G em 2016 e que a venda de equipamentos 5G já prontos para atualizações pode começar já em 2017. "O 5G vai acontecer mais rápido do que esperado. Isso pode surpreender alguns", declarou Suri em uma audiência incluindo investidores antes do Mobile World Congress, em Barcelona. 

Anel vaginal reduz em 30% risco de infecção por HIV em mulheres

Domingo | 28.02.2016 | 18h02


Mulher segura o anel vaginal testado pelo estudo Aspire (Foto: International Partnership for Microbicides/Divulgação)

Um anel vaginal contendo um novo microbicida reduz em cerca de 30% o risco médio de infecção com o vírus da HIV nas mulheres - é o que mostram os resultados de dois testes clínicos publicados na segunda-feira (22) na revista científica "New England Journal of Medicine". Estes anéis, inspirados nos utilizados para a contracepção ou tratamentos hormonais, contêm o antiviral experimental dapirivina, que se espalha gradualmente. Eles devem ser trocados a cada mês. O uso destes anéis apresenta um interesse particular para as mulheres dos países em desenvolvimento, onde as taxas de infecção por HIV são elevadas, e onde as mulheres têm mais dificuldade para convencer o parceiro a usar o preservativo, explicou a microbiologista Zeda Rosenberg, que comanda o centro International Partnership for Microbicides (IPM), ao apresentar o resultado dos estudos. Ao todo, 4.588 mulheres HIV-negativas com idades entre 18 e 45 anos do Malawi, da África do Sul, de Uganda e do Zimbábue participaram dos dois testes clínicos de fase 3 chamados "The Ring" e "Aspire", entre 2012 e 2015. As mulheres que usaram o anel vaginal reduziram o risco de infecção pelo vírus da Aids de 27% a 31% comparativamente àquelas que usaram um placebo, afirmou o IPM.

 

Grupo australiano cria implante milimétrico que lê pensamentos

Domingo | 28.02.2016 | 16h04


O "stentrode", implante cerebral criado por cientistas australianos (Foto: Reuters/Universidade de Melbourne)

Computadores, cadeiras de roda e próteses controladas pelo pensamento podem estar disponíveis dentro de uma década, afirmam cientistas australianos que criaram uma nova tecnologia. Os cientistas planejam conduzir testes em humanos no ano que vem com um implante que pode captar e transmitir sinais cerebrais. A dispositivo, do tamanho de um palito de fósforo, já foi testado em animais, implantado em vasos sanguíneos próximos ao cérebro. O produto foi batizado de stentrode, porque é essencialmente um stent (uma malha microscópica em forma de tubo) com eletrodos (terminações metálicas que captam eletricidade). A ideia é usar os sinais elétricos que o dispositivo capta para convertê-los em informações que possam ser usadas para controlar algo como um braço biônico, afirmam os cientistas. "A grande inovação é que agora nós temos um dispositivo de interface cérebro-computador minimamente invasivo que possivelmente é prático para uso no longo prazo", afirma Terry O'Brien, chefe do Departamento de Medicina e Neurologia da Universidade de Melbourne (Austrália), que desenvolveu o stentrode.

 

Telescópio usado em 1º pouso lunar descobre novas galáxias

Domingo | 28.02.2016 | 14h04


(Foto: Reprodução)

Um telescópio australiano usado para transmitir imagens ao vivo dos primeiros passos do homem na lua em 1969 descobriu centenas de novas galáxias escondidas atrás da Via Láctea, empregando um receptor inovador que mede ondas de rádio. Os cientistas do Telescópio Parkes, localizado 355 quilômetros a oeste de Sydney, disseram ter detectado 883 galáxias, um terço das quais jamais vistas antes. As descobertas foram relatadas na edição mais recente do periódico Astronomical Journal, com o título "A Pesquisa da Zona de Evasão Parkes HI". "Centenas de novas galáxias foram descobertas, usando o mesmo telescópio que foi utilizado para transmitir imagens de TV da Apollo 11", disse Lister Staveley-Smith, professor do Centro Internacional de Pesquisas de Radioastronomia da Universidade do Oeste da Austrália. "A tecnologia eletrônica do final do processo é substancialmente diferente, e é por isso que ainda podemos continuar a usar estes antigos telescópios", disse.

 

Maior meteoro a alcançar a Terra desde 2013 caiu a mil quilômetros da costa brasileira

Domingo | 28.02.2016 | 12h00


(Foto: Reprodução)

O maior meteoro a alcançar a terra nos últimos três anos explodiu sobre o oceano Atlântico, a cerca de mil quilômetros da costa do Brasil. Segundo a BBC, o evento aconteceu no último dia 6 de fevereiro, mas foi divulgado apenas esta semana. A rocha espacial se desintegrou na atmosfera, liberando 13 mil toneladas de TNT. Este foi o maior evento do tipo desde o meteoro que explodiu sobre a cidade de Chelyabinski, na Rússia, em fevereiro de 2013. Ele liberou 500 mil toneladas de TNT e deixou aproximadamente mil pessoas feridas, especialmente em razão de estilhaços de vidro. A bola de fogo que se desintegrou na atmosfera terrestre no início do mês acabou passando despercebida por ter caído no meio do oceano, a cerca de 30 quilômetros de altitude. Ainda de acordo com a BBC, a Nasa estipula que 30 pequenos asteroides entram na atmosfera da Terra a cada ano, mas a maioria atinge áreas não habitadas.

Tanhaçu: Homem Capota veículo, é lançado para fora e morre na BA-407 próximo ao Distrito de Sussuarana

Domingo | 28.02.2016 | 11h07
Autor: Tanhaçu Urgente


(Foto: Tanhaçu Urgente)

Na madrugada deste domingo (28), por volta das 2 horas, um grave acidente foi registrado, vitimando um homem identificado como Vicente Fernandes de Souza, 57 anos, que morreu na hora, após capotar seu veículo Montana Sport, de placa policial OZU-7227, e ser lançado para fora, próximo Faz. Lagoa Funda, na BA-407, entre Tanhaçu e o Distrito de Sussuarana. Segundo Informações obtidas pelo site Tanhaçu Urgente, Vicente era filho do ex-prefeito de Tanhaçu, sr. Gerino Fernandes de Souza e seguia viagem para o Distrito de Sussuarana, onde havia comprado uma residência recentemente. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. 

Norte de Minas: Uma pessoa morre em acidente com ônibus clandestino que seguia para Guanambi

Domingo | 28.02.2016 | 10h28


Acidente ocorre na BR-365, em Jequitaí no Norte de Minas. Veículo saiu de São Paulo e, no km 87 da rodovia, se chegou com um caminhão (Foto: Aconteceu no Vale)

Uma pessoa morreu e 14 ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus no final da noite dessa sexta-feira (26), na altura do quilômetro 87 da BR-365, zona rural de Jequitaí, na região Norte de Minas Gerais.De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus fazia transporte clandestino e seguia de São Paulo para Guanambi (BA). Após a colisão, o motorista do ônibus, Clayton Teixeira, ficou preso às ferragens. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu na entrada do Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a PRF, o ônibus colidiu contra a traseira de um caminhão carregado com produtos de limpeza. Das 22 pessoas (16 adultos e seis crianças) que estavam no veículo coletivo, 14 ficaram feridas e foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Corpo de Bombeiros. As vítimas foram encaminhadas para hospitais de Montes Claros, Pirapora e Ibiaí.


 

Brasil tem 1 prefeito retirado do cargo a cada 8 dias pela Justiça Eleitoral

Domingo | 28.02.2016 | 10h03


(Foto: Reprodução)

O Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral – uma média de um a cada oito dias. É o que revela um levantamento feito pelo G1 com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, outros 99 também foram cassados, mas se mantêm no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorre em outubro deste ano. O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.

 

Você come rápido? Saiba que isso pode causar diabetes

Domingo | 28.02.2016 | 09h03


(Foto: Reprodução)

Recentemente, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Dokkyo, do Japão, conduziram um estudo para analisar como a velocidade na ingestão de alimentos pode influenciar no surgimento ou agravamento do diabetes. O estudo analisou cerca de 9 mil membros da comunidade, com idades entre 40 e 75 anos, que não apresentavam síndrome metabólica em 2008, ou seja, a combinação de 3 fatores comoresistência à insulina, valores baixos de HDL (colesterol bom) e elevados de LDL (colesterol ruim), além de níveis aumentados de triglicérides e ácido úrico. Os investigadores seguiram com a pesquisa até 2011 para determinar como a velocidade da alimentação e o aumento da incidência da síndrome metabólica estavam relacionados. E como resultado, encontraram uma relação significativa entre a rápida ingestão de alimentos, o colesterol HDL (bom) e a circunferência da cintura.  Ou seja, aquela velha história de comer devagar, mastigar no mínimo uma quantidade certa de vezes tem uma razão científica, podendo ser uma opção de vida importante para a prevenção da síndrome metabólica, assim como fazem os sábios japoneses.

Por Renata Branco

Nada grave: Anderson deixa hospital, volta a hotel e dispensa muletas

Domingo | 28.02.2016 | 08h45


Anderson Silva chega a hotel após deixar hospital e comer em rede de lanchonete (Foto: Ivan Raupp)

Já não bastasse a derrota para Michael Bisping, Anderson Silva deu outro susto em sua equipe no UFC Londres. Ao fim da luta, o brasileiro reclamou muito de dores no tornozelo esquerdo e causou apreensão, uma vez que a traumatizante fratura sofrida contra Chris Weidman foi em área muito próxima na perna esquerda. Teve treinador falando que havia a suspeita de o osso ter trincado. Por precaução, o médico do evento o mandou direto para um hospital da capital inglesal, e o Spider desfalcou a coletiva de imprensa pós-evento. Ao contrário de Bisping, que se fez presente apesar de estar mancando, com muitas dores no corpo e o rosto bastante machucado. No entanto, após passar por bateria de exames, o resultado felizmente tranquilizou a equipe. O problema não passou de dores no tornozelo esquerdo, e não houve qualquer tipo de fratura, o que foi confirmado pelos empresários do lutador, Jorge Guimarães e Ed Soares, e pelo Dr. Márcio Tannure, amigo pessoal de Anderson e que viajou a Londres para ver o combate. Liberado pelo hospital, o Spider voltou andando normalmente, sem mancar, ao hotel onde todo o staff do UFC está hospedado. Ele até dispensou as muletas que a organização havia separado para ele. Antes, passou em uma famosa rede de lanches para comer. A questão física está superada. O desafio de Anderson Silva nos próximos dias vai ser lidar emocionalmente com a derrota para Bisping em uma luta em que brincou demais e poderia perfeitamente ter vencido com um pouco mais de foco.

Conquista: Reunião com pré-candidatos do PCdoB traça agenda para campanha de Fabrício

Domingo | 28.02.2016 | 08h39
Autor: Ascom / PC do B


Na reunião da sexta-feira, o deputado Fabrício e o presidente do partido, vereador Andreson Ribeiro, informaram que estão avançadas as conversas com os partidos que devem fazer aliança (Foto: Ascom PC

Com duas reuniões (ontem e hoje) o diretório municipal do Partido Comunista do Brasil em Vitória da Conquista deu início ao calendário de atividades de fortalecimento da pré-candidatura do deputado estadual Fabrício Falcão a prefeito do município.No primeiro encontro, realizado na Pousada Itajuípe, dirigentes partidários e lideranças debateram sobre o cenário político e sobre os encaminhamentos para a campanha a partir do mês de março.A avaliação geral dos participantes da reunião é a de que a candidatura de Fabrício reúne todas as condições para chegar ao segundo turno, destacando como fortes o para o carisma do pré-candidato, o reconhecimento de sua capacidade de trabalho, por parte da sociedade, além da organização partidária militância do PCdoB, partido mais antigo do país e com forte presença em Vitória da Conquista, tendo eleito três vereadores na última eleição.

Google fecha parceria e corre para lançar mensagem instantânea

Domingo | 28.02.2016 | 07h04


(Foto: Reprodução)

Correndo atrás dos bilhões de usuários de serviços de mensagem istantâneas, principalmente o WhatsApp, a Google anunciou que fechou uma parceria com mais de 20 operadoras de telefonia celular para implementar a tecnologia Rich Communciation Services (RCS) nos aparelhos modernos. A RCS, que funcionará apenas nos Androids, a princípio, é uma modernização tardia do SMS, com o acréscimo dos serviços oferecidos nos agora concorrentes. Mensagens de grupo, chamadas de voz IP e compartilhamento de arquivos, inclusive de fotos de alta resolução, serão possíveis com a nova tecnologia implementada.As operadoras América Móvil, Bharti Airtel Ltd, Deutsche Telekom, Etisalat, Globe Telecom, KPN, Millicom, MTN, Orange, PLAY, Smart Communications, Sprint, Grupo Telenor, TeliaSonera, Telstra, TIM, Turkcell, VimpelCom e Vodafone já aderiram ao plano. "Hoje marcamos um passo importante em trazer uma melhor experiência de mensagens para usuários do Android em todos os lugares, e estamos muito contentes de colaborar com os nossos parceiros em toda a indústria para fazer isso acontecer", afirmou o vice-presidente de produtos de comunicações do Google, Nick Fox, em entrevista no World Mobile Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. As operadoras móveis são capazes de implantar a sua própria infraestrutura em torno de RCS, embora, naturalmente, o Google está oferecendo a tecnologia na plataforma Jibe - provedor líder de serviços de RCS. 

Gás carbônico pode ser reciclado? Cientistas encontram caminho possível

Sábado | 27.02.2016 | 20h03


(Foto: Reprodução)

Encontrar uma forma de transformar em material útil o CO² eliminado por fábricas, carros e outras fontes tem sido uma solução perseguida por cientistas ao redor do mundo. Pesquisadores chineses conseguiram reduzir a energia necessária para transformar o dióxido de carbono em combustível líquido. O processo de redução do CO², publicado em artigo na revista Nature, ocorre com ajuda de eletricidade e de um eletrodo de cobalto/óxido de cobalto que funciona como catalisador. "Fizeram modificações no eletrodo de cobalto metálico, possibilitando a redução eletroquímica do CO² para o formato, que é muito utilizado na indústria como matéria-prima para outros produtos químicos", comenta Ana Flávia Nogueira, pesquisadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que há quatro anos pesquisa como fazer um processo parecido usando energia solar.

Bill Gates pede ajuda dos jovens para mudar o mundo

Sábado | 27.02.2016 | 19h04


(Foto: Reprodução)

A Fundação Bill e Melinda Gates divulgou nesta semana sua carta anual, voltada para os estudantes de ensino fundamental e médio de todo o país. Em 2016, a fundação chama atenção para dois grandes problemas do mundo atual: falta de energia e desigualdade de gênero. "A pobreza não é apenas a falta de dinheiro. É a ausência dos recursos que permitem realizar o seu potencial. Os dois mais críticos são tempo e energia", explica Gates na carta. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem sem eletricidade. O valor é correspondente a 18% da população do mundo. "Se nós realmente queremos ajudar as famílias mais pobres do mundo, precisamos encontrar uma maneira de levar até eles uma energia barata e limpa. Barata, porque todo mundo deve ser capaz de pagar. Limpa porque não deve emitir qualquer dióxido de carbono, o que está impulsionando mudanças climáticas", conta o fundador da Microsoft.

 

Eleições 2016: o que faz um prefeito

Sábado | 27.02.2016 | 18h03


(Foto: Reprodução)

A cada quatro anos, brasileiros em todo o país se mobilizam para eleger o prefeito das suas cidades. Em 2016, deverão ser eleitos 5.570 prefeitos – dois a mais que no último pleito, em 2012. Mas o que faz um prefeito? Veja abaixo os principais pontos para entender melhor o cargo político.

Requisitos
Para se candidatar a prefeito, a pessoa precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que ela pretende concorrer até o dia 2 de outubro de 2015 – ou seja, um ano antes da eleição – e precisa estar filiada a um partido político até o dia 2 de abril de 2016. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizada, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 21 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.

 

Instituição aponta que, até 2050, metade da população do Brasil e do mundo será míope

Sábado | 27.02.2016 | 16h03


(Foto: Reprodução)

Metade da população mundial terá miopia em 2050, aponta estimativa da Academia Americana de Oftalmologia (AAO). De acordo com documento divulgado pela instituição, 10% da população mundial deverá ter alta miopia, condição ligada a graves doenças oculares. A partir da metanálise de 145 estudos com 2,1 milhões de participantes, concluiu-se que a prevalência de míopes no Brasil, em 2020, será de 27,7%, e nos EUA, de 42,1%. Segundo o jornal O Globo, o problema deve se tornar mais preocupante até 2050, quando 50,7% dos brasileiros serão míopes, assim como 58,4% dos norte-americanos. Para o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o cenário pode chegar a uma "epidemia de miopia", como ele chama. A maior preocupação está relacionada aos níveis do problema, já que o risco de descolamento da retina, catarata, glaucoma e degeneração macular aumenta a partir dos seis graus. De acordo com Queiroz Neto, além da herança genética, o estilo de vida também pode causar a miopia. "O uso intensivo do computador e outras tecnologias é um dos fatores relacionado ao aumento da miopia no mundo todo", ressaltou.

México reconhece cachaça como produto brasileiro

Sábado | 27.02.2016 | 14h03


(Foto: Reprodução)

Os governos do Brasil e do México anunciaram a conclusão das negociações para o reconhecimento da denominação de origem da cachaça e da tequila. Na prática, o acordo garante que a cachaça vendida no México só poderá levar no rótulo o nome da bebida se for feita no Brasil. O mesmo vale para a tequila comercializada no Brasil. Chamado de “acordo cachaça-tequila”, a negociação visa proteger os países de concorrentes que queiram se beneficiar da reputação dessas duas bebidas.

Confirmado: ExpoBrumado 2016 terá Gigantes do Brasil e Fann Estourado como atrações musicais do evento

Sábado | 27.02.2016 | 12h37


Os brumadenses terão o privilégio de serem um dos primeiros a ver um show da nova banda. Fann Estourado completa a programação musical do evento (Imagem: Divulgação)

Gigantes do Brasil foi confirmado como a atração principal do dia 16 de abril (sábado) da ExpoBrumado 2016 , o que dá aos fãs brumadenses apaixonados, o privilégio de serem um dos primeiros a presenciarem essa nova banda formada por Daniel Diau, Silvânia Aquino e Paulinha Abelha, os quais integraram por muitos anos o Calcinha Preta. O trio se une após as duas vocalistas se desligarem da banda sergipana, já Daniel Diau, que há alguns anos estava na música Gospel, volta ao Forró Romântico, onde viveu o auge da sua carreira. A divulgação oficial foi feita pelo presidente da Coopmab, Tadeu Silva, na manhã deste sábado (27), que também anunciou o nome do cantor Fann Estourado, que vive um momento espetacular de sua carreira, como a outra atração da noite. O evento acontecerá no Parque de Exposições Gilson Brito no dias 15, 16 e 17 de abril e, este ano, devido à parceria mais robusta celebrada entre a Prefeitura Municipal de Brumado e a Seagri, deverá ser muito mais movimentado do que anos anteriores, com a presença de um grande público, como também de investidores do ramo agropecuário de toda a região. ​

Concurso do Google paga R$ 10 milhões por ideia para melhorar o Brasil

Sábado | 27.02.2016 | 12h03


(Foto: Reprodução)

O Google está lançando uma competição que dará até R$ 10 milhões para as dez melhores iniciativas que possam ajudar a melhorar o país. Chamado de “Desafio Google de Impacto Social”, o evento está em sua segunda edição e a primeira aconteceu em 2014. A empresa norte-americana está convocando ONGs a competir. As iniciativas precisam unir o avanço da tecnologia com a melhora dos problemas das regiões onde cada ONG atua ou em todo o território nacional. Os interessados deverão se inscrever online até o dia 21 de março neste link. Lá é possível ler as regras completas do concurso. Os quatro melhores projetos levarão R$ 1,5 milhões cada, sendo que três desses serão escolhidos pelos jurados e um por votação online. Estes vencedores contarão também com assistência técnica e mentores do Google para ajuda-los a tirar as ideias do papel. Já os outros seis finalistas receberão, cada um, R$ 650 mil. A banca de juizes contará com seis personalidades de diversas áreas. Figuram nela os nomes da atriz e apresentadora Regina Casé, a jogadora de futebol Marta, o líder do povo indígena Suruí Chefe Almir, a arista plástica Adriana Varejão, o CEO da Fundação Lemann Denis Mizne e também Jacquelline Fuller, diretora do Google.org, braço filantrópico da empresa de buscas.