Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2015"

Candidatos da 2ª chamada do vestibular 2015 da UESB devem se matricular a partir de hoje (19)

Quinta | 19.02.2015 | 12h02


(Foto: Reprodução)

Confira se a segunda chamada dos aprovados no Vestibular Uesb 2015 é a sua chance! A Universidade acaba de divulgar a lista dos convocados por meio do Edital 024/15. São convocados os candidatos a partir das vagas remanescentes da primeira chamada. Para a matrícula, os selecionados devem comparecer às Secretarias de Cursos do seu respectivo campus nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. A documentação necessária para a matrícula, bem como demais detalhes sobre a convocação estão disponíveis também no Edital. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Cursos de cada campi.

O PROJETO FACE Nova está de luto...

Quinta | 19.02.2015 | 10h58
Autor: Face Nova


Dona Elza comemorando seu último aniversário na sala de aula do Face Nova (Foto: Daniel Simurro | Face Nova)

Faleceu no dia 13/02/2015 a aluna mais velha da Rede Municipal de Ensino, Elza Madalena da Conceição, nascida em 28/05/1946, em Maracás - BA. Dona Elzinha como era conhecida no Projeto Face Nova cativava a todos com seu jeito doce de ser. A equipe de funcionários, professores, a Sra. Secretária Municipal da Educação Acácia Gondim e assistidos do Projeto Face Nova estão saudosos com o falecimento repentino de Elzinha na cidade de Vitória da Conquista. Muito católica, Elzinha buscou a aquisição da leitura aos 66 anos de idade no ano de 2013 neste Projeto Face Nova vislumbrando “ler os textos bíblicos”.  Dona Elza era muito querida por todos e muito respeitada pelos alunos assistidos que estão consternados com o seu falecimento. A equipe do Projeto Face Nova e a Legião de Maria, na qual Elza fazia parte, convidam a todos para assistirem a missa de Sétimo dia a ser realizada na Igreja Matriz de Brumado, dia 20 de fevereiro às 7:00 h. Dona Elza é um grande exemplo de que nunca é tarde para se adquirir o conhecimento

Dona Elza recebendo o seu cerificado de alfabetização (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Brumado: Bando dos encapuzados aterroriza propriedade rural na manhã desta quinta-feira (19)

Quinta | 19.02.2015 | 10h25
Autor: Brumado Urgente


Foi só passar o Carnaval que os bandidos voltaram a sua rotina criminal em Brumado, já que as ocorrências policiais já tiveram um aumento nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). Na manhã de hoje, o “Bando dos Encapuzados” voltou a ativa, desta feita em uma propriedade rural na região conhecida como Itapicuru, próxima da Barragem do Rio do Antônio, mais precisamente no Sítio Bom Retiro, o qual foi invadido por 4 elementos, que chegaram atirando para intimidar a família que mora no local. Segundo informações os bandidos levaram duas motocicletas, dinheiro e celulares, fazendo os moradores passarem momentos de terror, já que os assaltantes se mostraram muito violentos e dispostos a tudo. A Polícia foi ao local e já iniciou as investigações no intuito de prender o bando, que, provavelmente, seja autor de outros assaltos na cidade.

TRE: pedido de impugnação do mandato do prefeito de Vitória da Conquista será julgado em Salvador

Quinta | 19.02.2015 | 10h03
Autor: Resenha Geral


(foto: Resenha Geral)

O prefeito Guilherme Menezes (PT), será julgado pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral. Está na pauta desta próxima terça – feira (24), uma AIME – Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. O advogado Ademir Ismerim vai sustentar a tese de abuso econômico, captação ilícita de sufrágio e outras condutas vedadas praticadas nas eleições de 2012 para prefeito em Vitória da Conquista. A utilização de um ônibus do MEC em um comício de Menezes com participação do governador Jaques Wagner, contratos em período vedado pela lei fazem parte de provas que constam do processo. A Justiça Eleitoral julgou improcedente a Ação em Vitória da Conquista que pede a cassação do mandato do prefeito. O julgamento no TRE/BA será às 9h30 do dia 24/02. Para o candidato Herzem Gusmão (PMDB), que provocou o primeiro e histórico  2º turno em uma eleição municipal em Conquista, as condutas vedadas pela Justiça Eleitoral foram abundantemente praticadas pelo candidato do PT na campanha de 2012.

Professora consegue na justiça mudar nome para ABCDEFG HIJKLMN OPQRST UVWXYZ

Quinta | 19.02.2015 | 07h57


(Foto: Reprodução)

Após dois anos na tentativa de mudar seu nome, uma mulher conseguiu ter no seu registro todas as letras do alfabeto. A professora, de 36 anos, é funcionária no aeroporto de Bogotá, na Colômbia, e disse sentir uma necessidade constante de se redefinir. "Eu mudei o meu nome para que as pessoas não soubessem que sou eu. Mas não é porque eu era perturbada por isso, mas porque eu queria sempre trazem um elemento de surpresa", contou a mulher, que anteriormente se chamava Ladyzunga Cyborg. Depois de ser recusado pelas autoridades e de uma batalha judicial, o pedido para se chamar ABCDEFG HIJKLMN OPQRST UVWXYZ finalmente foi aceito.

Segundo estudo, Homens são mais idiotas do que as mulheres

Quinta | 19.02.2015 | 07h45


(Foto Ilustrativa)

Homens são mais idiotas do que as mulheres. Pelo menos é o que sustenta a "Male Idiot Theory" (teoria da idiotice masculina, em tradução livre), uma pesquisa feita por cientistas britânicos que diz que eles são propensos a se envolver em comportamentos arriscados. Os autores do estudo examinaram os dados sobre os 20 anos do Prêmio Darwin e o jornal "British Medical Jornal" publicou, em dezembro de 2014, a conclusão. Eles afirmaram que 88,7% dos premiados foram do sexo masculino. Para quem não conhece, a premiação anual é simbólica e conferida àqueles que conseguiram morrer da maneira mais idiota possível. Em 2014, entre os 13 ganhadores estavam dois holandeses de Rotterdam que morreram após ficarem deitados sobre o trilho de um trem, bêbados, apostando que o trem passaria nos trilhos sem atingi-los.

Brumado: Atropelamento na tarde desta quarta-feira de cinzas; vítima fica em estado grave

Quarta | 18.02.2015 | 17h45


O acidente chamou a atenção de quem passou no local (Foto: Darlan Ribeiro |

Um aparente atropelamento, ocorrido na tarde desta quarta-feira de cinzas na ligação entre a Av. Centenário e a BR-030, próximo ao Terminal Rodoviário de Brumado, pode ter contornos mais sérios, já que a vítima foi encaminhada em estado grave para o Hospital Magalhães Neto. Segundo as primeiras informações colhidas pelo Brumado Urgente, o homem foi atravessar a via e acabou indo de encontro a uma Amarock que vinha em sentido Brumado, colidindo na parte lateral da mesma, sofrendo ferimentos no rosto, com possibilidade de traumatismo e também cortes em outros locais do corpo, além de ter a possibilidade de ter as duas pernas fraturadas.  As equipes do SAMU 192 chegaram logo ao local e fizeram todo o procedimento de primeiros socorros. A Polícia controlou o tráfego na região.

As equipes do SAMU 192 chegaram rapidamente ao local para prestar o socorro à vítima (Foto: Darlan Ribeiro | Brumado Urgente)

Monumento a Getúlio Vargas tem marcas de abandono na Serra do Marçal

Quarta | 18.02.2015 | 16h12
Autor: Resenha Geral


As marcas do abandono são patentes (Foto: Resenha Geral)

O monumento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas foi edificado na Serra do Marçal, em 31 de agosto de 1950. Na época o ex-prefeito de Vitória da Conquista que veio a governar a Bahia, Regis Pacheco, compareceu ao ato de inauguração do obelisco com o imponente busto do homenageado que estava em campanha presidencial. O monumento tem a expressão “O verdadeiro sentido da brasilidade é a marcha para o oeste”. Dados históricos contidos no site da PMVC.A Serra do Marçal, na BA 263, estrada que liga Vitória da Conquista a Itabuna, possui um dos mais belos traçados de todas as rodovias existentes no Estado da Bahia. Ao lado do obelisco poderia ser construído um mirante para que os turistas pudessem apreciar a beleza da Serra do Marçal. Muitos dão uma rápida parada para o registro em fotografias. O local, de grande valor histórico, precisa receber atenção da Prefeitura para que o monumento seja preservado contra atos de vandalismo. Uma iluminação no local por certo embelezaria as noites na Serra do Marçal e serviria para valorizar o monumento. A Uesb – Universidade Estadual do Sudoeste, com o curso de História, pode contribuir com a restauração do obelisco de Vargas.

A estrada da Serra do Marçal é uma das mais belas da Bahia (Foto: Resenha Geral)

Rui Costa: 'As cordas estimulam a violência durante o Carnaval'

Quarta | 18.02.2015 | 14h40


(Foto: Divulgação)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (18) que a separação dos foliões que pagam dos que não pagam por cordas é um dos principais motivos para cenas de violência no Carnaval de Salvador. “Quanto menos cordas, menos violência teremos no nosso Carnaval. A corda comprime o folião que está de fora, resultando em brigas”, afirmou. O Carnaval do Pelourinho, circuito onde não houve mortes nem lesões graves, foi citado como exemplo de festa como baixo índice de violência. Cerca de 1 milhão de pessoas passaram pelo circuito. O governador Rui Costa também comemorou o crescimento dos blocos sem corda e minitrios na festa deste ano. Mesmo com mais atrações gratuitas, contudo, o Carnaval de Salvador registrou um crescimento de 10% do número de lesões corporais leves em relação ao ano passado. O número de lesões graves, por outro lado, caiu 20%.

Guarda Municipal esfaqueado por colega está em estado grave

Quarta | 18.02.2015 | 13h06


(Foto: Reprodução)

O Guarda Municipal de Santo Antônio de Jesus, Arnaldo dos Santos Santana, 58 anos, atingido por golpes de faca, deflagrado por seu colega de trabalho, ainda está internado no Hospital Regional. De acordo com informação de familiares, infelizmente, o estado de saúde dele é muito grave, mas há uma torcida grande em corrente de orações para que ele se recupere. A Presidente do SINDSERV, Sheila Suely, em contato com a Rádio Andaiá FM, informou que está sendo aguardado um parecer da equipe médica na manhã desta quarta-feira (18).

BR-030: Operação tapa-buracos deverá começar hoje (18) no trecho Brumado/Sussuarana

Quarta | 18.02.2015 | 12h05
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A garantia foi dada em palanque pelo governador Rui Costa em sua visita ao municipio de Tanhaçu (Foto: Brumado Urgente)

Uma das maiores reivindicações dos motoristas de toda a microrregião está prestes a começar a ser atendida pelo Governo do Estado, já que, nesta quarta-feira (18) deve começa a recuperação tapa-buracos do trecho da BR-030 entre Brumado e o Distrito de Sussuarana, o qual está em péssimo estado de conservação. Pelos menos foi isso que o governador Rui Costa garantiu em sua recente visita do município de Tanhaçú. Segundo ele a questão da recuperação do referido trecho é de responsabilidade do governo federal, mas, devido ao estado precário da rodovia, o estado vai realizar uma operação tapa-buracos para amenizar a situação. Ainda segundo Costa as verbas serão conquistadas junto à federação e as obras de recuperação total devem ser acontecer ainda neste ano.

Carnaval em Itabuna foi marcado por vários homicídios

Quarta | 18.02.2015 | 11h50
Autor: Informações do Pimenta.


Itabuna registrou seis homicídios no período de carnaval. Nesta terça, um homem identificado como Bruno Tales Neves, 22 anos, foi morto a tiros na Avenida Amélia Amado, ao lado do prédio da Justiça Federal, região central da cidade. As informações iniciais são de que a vítima praticava assaltos e tinha envolvimento com trafico de drogas. O atirador estava dentro de um Volkswagen Gol preto. A placa do carro era fria. Pertence a uma moto.

Bandidos explodem agência do Bradesco em Itatim

Quarta | 18.02.2015 | 11h15
Autor: Informações do Bocão News.


(Foto: Reprodução)

Na madrugada desta quarta-feira de cinzas (18/02), bandidos explodiram a agência do Banco Bradesco de Itatim, a 221 km da capital. A quantia roubada ainda não foi informada pelo Banco. Ninguém ficou ferido na ação criminosa.

Brumado e a polêmica dos quebra-molas

Quarta | 18.02.2015 | 10h47
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Recentemente a própria prefeitura retirou alguns quebra-molas de vias da cidade (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Considerado totalmente ultrapassado por algumas correntes que são especialistas em sistemas viários, os quebra-molas continuam dividindo opiniões, já que há quem também os considere a solução para evitar acidentes com vítimas fatais. Em Brumado a discussão continua, tendo também as duas vertentes, já que, há poucos meses um motociclista acabou falecendo numa lombo-faixa em frente ao Campus da Uneb de Brumado, o que gerou movimentos contrários à instalação desses equipamentos nas ruas da cidade. Enquanto as autoridades não tomam uma solução definitiva para a questão, existem os que buscam de todas as formas a instalação dos quebra-molas, como moradores do Bairro do Esconso, os quais vêm solicitando urgência das autoridades nesse sentido, mas até o momento nenhuma ação foi tomada. Eles que se reuniram nestes dias de carnaval para mais uma vez buscarem chamar a atenção para o problema. Com pneus nas mãos, eles prometem um protesto mais severo nos próximos dias, caso não seja atendida a solicitação. Eles alegam que nos finais de semana motoristas e motociclistas fazem da Av. Cleobolo Meira Leite uma verdadeira pista de corrida, colocando em risco a vida de centenas de moradores da região. Recentemente um aposentado foi atropelado e, mesmo tendo sido encaminhado para uma UTI em Vitória da Conquista, não resistiu e veio a falecer. “Não queremos que a morte venha nos visitar novamente, por isso vamos fazer vários protestos com queima de pneus, caso não se coloque o mais rápido possível quebra-molas aqui”.

Moradores do Esconso prometem protesto com queima de pneus caso não seja instalado com urgência quebra-molas no local (Foto: Brumado Urgente)

Tiroteio, pânico e morte no Carnaval em Vitória da Conquista

Quarta | 18.02.2015 | 10h29


(Foto: Leitor via Whatsapp)

O Carnaval de Vitória da Conquista estava sendo marcado pela alegria, descontração e muita tranquilidade. Várias cenas de crianças acompanhadas dos seus pais foram registradas que traduziam a paz e harmonia na festa. A calmaria foi interrompida de maneira violenta, por volta das 23h30, possivelmente por briga de gangues de bairros. Após disparos de arma de fogo o pânico tomou conta e muitas pessoas ficaram desesperadas com a correria generalizada. O saldo foi de um morto, identificado como Davison Oliveira dos Anjos, de 18 anos de idade. Duas pessoas foram baleadas e conduzidas aos hospitais. A Praça da Escola Normal ficou deserta em poucos minutos permanecendo apenas a polícia, imprensa,  vendedores ambulantes e alguns curiosos. Segundo informações a Polícia Militar foi rápida, mas prejudicada por atos de vandalismo de foliões embriagados. Garrafas e latas foram atiradas para o alto. Os integrantes das gangues foram de maneira deliberada para a Praça da Escola Normal para um acerto de contas. Essa informação a Polícia Civil investigará para se chegar a uma conclusão que possa identificar os criminosos.

Acabou o Carnaval: Hora de colocar as finanças em ordem

Quarta | 18.02.2015 | 09h59


(Foto: Reprodução)

A velha história de que a ano só se inicia depois do Carnaval já não é mais tão real, sendo que, o mercado de trabalho faz com que as pessoas já iniciem o ano no gás total, entretanto, uma coisa não se pode negar, grande parte dos gastos extras das famílias ocorre no período entre o fim de ano e Carnaval. Assim, se além da ressaca comum da festa você também já começa sentir a "ressaca financeira", não adianta nada só ter o sentimento de culpa e aguardar que a bomba do endividamento estoure. É hora de enfrentar o problema de frente e enfrentar a dura realidade de ter que ajustar a vida financeira. Pensando nisso elaborei algumas orientações para quem quer mudar a realidade financeira neste momento: Reverta a situação imediatamente: Se gastou demais, lembre-se de tudo e planilha os mesmos, se observar que a situação realmente está crítica e que terá que se endividar para pagar tudo, veja o que pode ser postergado o pagamento sem juros, negocie. Caso não seja possível, busque linhas de créditos que ofereçam juros ais baixo, evitando limites de cheque especial ou cartão de crédito que possuem juros abusivos.

ACM Neto prova que é bom de dança e vai até o chão ao som de Igor Kannário

Quarta | 18.02.2015 | 08h26


(Foto: Emanuel Carneiro | A. Haack)

O prefeito ACM Neto compareceu ao bloco privado Papa, comandado por Alinne Rosa, para mostrar suas habilidades na dança. O gestor desceu até o chão na tarde desta terça-feira (17) ao som de músicas do pagodeiro Igor Kannário. As músicas representam uma das jogadas da prefeitura de incluir Kannário no circuito do Carnaval, após diversos pedidos dos fãs. 

Barreiras: Rui Costa ver o Carnaval da cidade e aproveita para conhecer fábrica de aviões

Quarta | 18.02.2015 | 08h10
Autor: Agecom com informações do Bahia Notícias


(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa (PT) visitou a cidade de Barreiras no Oeste do Estado da Bahia para ver o carnaval da cidade e participou da festa com os foliões na avenida acompanhado do secretário do Turismo, Nelson Pelegrino. Aproveitando à visita a cidade o governador visitou a fábrica especializada na fabricação de aviões leves executivas, militares e esportivas. A fábrica pertence ao empresário conquistense Kleber Rangel, filho do saudoso empresário Nino da antiga Cosaem e que foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista. “Fiquei impressionado. Conversarei com o ministro Jaques Wagner, da Defesa, para que possamos apoiar esta grande iniciativa”, disse o governador. A fábrica mantem 40 pessoas empregadas, e foi implantada há cinco anos. A empresa  se prepara para fazer decolar o Kronos 315, fabricada em fibra de carbono, a máquina tem um grande horizonte pela frente. “Será a aeronave mais rápida do mundo na categoria e genuinamente brasileira”, afirma Kleber Rangel, fundador da Aerocentro.

Anderson Silva é suspenso preventivamente por doping

Quarta | 18.02.2015 | 07h58
Autor: UOL/SP


Um dos principais nomes da história do UFC, o brasileiro Anderson Silva, ex-campeão dos médios, foi suspenso preventivamente nesta terça-feira após a audiência da Comissão Atlética de Nevada, em Las Vegas. Ele será ouvido e terá sua defesa no próximo encontro disciplinar da entidade, que ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em março.O lutador brasileiro foi representado pelo advogado Michael Alonzo, por telefone.Nick Diaz também está suspenso de forma preventiva até o próximo encontro por ter sido flagrado com maconha em seu exame antidoping do dia da luta.Anderson foi suspenso por ter sido flagrado no exame antidoping em duas oportunidades, uma antes da luta e outra no UFC 183, quando venceu Nick Diaz.

BA-262: Acidente envolvendo um Corolla e um Fiat Uno poderia ter proporções muito maiores

Terça | 17.02.2015 | 19h40
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Brumado Urgente)

Alguns acidentes parecem ter uma espécie de intervenção sobrenatural, já que os desfechos poderiam ser trágicos. Um desses aconteceu por volta das 16h15m desta terça-feira (17), último dia de Carnaval, na BA-262, na altura dos Pebas, onde um Fiat Uno, placa policial JRJ 0669 – Brumado – Bahia, segundo testemunhas saiu de uma estrada vicinal sem olhar e acabou colidindo com um Toyota Corolla, placa OZH – 1548, Livramento de Nossa Senhora - Bahia, que estava vindo o litoral sul. A colisão foi forte, tanto que o Corolla acabou destruindo parte do passeio de um bar. Mas, por sorte, somente o motorista do Corolla teve pequenos ferimentos, mas o acidente poderia ter sido muito mais grave, já que um terceiro veículo que vinha em alta velocidade escapou por pouco da colisão. A Polícia Rodoviária Estadual, que tem o seu posto quase ao lado do acidente, chegou logo ao local e controlou o tráfego e fez as primeiras análises para serem enviadas para a perícia. 

A situação do Corolla mostra que a colisão foi forte (Foto: Brumado Urgente)