Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2015"

Cadela dá a luz a 7 filhotes, os quais estão disponíveis para adoção

Quinta | 26.02.2015 | 15h26
Autor: Solidariedade Animal


(Foto: Divulgação)

Gostaria que divulgassem ao menos uma dessas imagens no site Brumado Urgente. Trata-se de uma cadela de rua que deu a luz a esses 7 filhotes dentro de um buraco escavado por ela mesma em um matagal em frente a minha casa, com a expectativa de chuvas a qualquer momento nós trouxemos os filhotes para a garagem da minha residência e estão sobre o nosso cuidado, os filhotes estão disponíveis para adoção, se alguém que realmente tenha interesse em criar e cuidar de algum deles, pode está entrando em contato pelo número (77) 9948-9698 ou (77) 9965-0708. Grato.

Carceragem da delegacia de Luís Eduardo Magalhães é interditada pela Justiça

Quinta | 26.02.2015 | 14h23


(Foto: Reprodução)

Depois de um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou a interdição provisória da carceragem que fica na Delegacia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães, por conta da falta de segurança e salubridade para os presos. Segundo o MP-BA, a interdição é parcial e só poderão ser custodiados no local o número máximo de 20 detentos. Os demais deverão ser transferidos para outras carceragens, no prazo máximo de 40 dias, e só poderão voltar ao município, após a construção de estabelecimento penal. A decisão foi tomada pelo juiz Flávio Ferrari. Ele determinou que as obras necessárias carceragem sejam realizadas no prazo máximo de 200 dias, para garantir "os direitos mínimos dos presos, bem como condições de higiene, salubridade e segurança".

UESB amanhece com portões fechados por causa da greve das empresas terceirizadas

Quinta | 26.02.2015 | 12h06
Autor: Daniel Simurro | Conquista Urgente


Foto: Laércio de Morais I Conquista Urgente

Uma “queda de braços” que já se arrasta há algum tempo sem uma solução culminou num movimento paredista que provocou o fechamento dos portões da UESB de Conquista na manhã desta quinta-feira (26). Tendo os salários atrasados como principal ponto da pauta de reivindicações, funcionários de 3 empresas terceirizadas que atendem à instituição universitária cruzaram os braços, os quais também buscam o pagamento de vale-alimentação, vale-transporte e férias atrasadas. Segundo explicações dadas pelo sindicato do setor, os funcionários não tiverem outra coisa a fazer a não ser paralisar suas atividades, já que o sistema que rege os pagamentos das empresas está fora do cronograma da Secretaria Estadual de Educação, que processa os dados para pagamento até o dia 15 de cada mês. O impasse deverá continuar, caso não haja uma solução rápida pelas partes, o que pode prejudicar o ano letivo dos discentes da referida instituição universitária. 

Prefeitura de Brumado realiza Audiência Pública sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal

Quinta | 26.02.2015 | 12h04
Autor: Ascom | PMB


(Foto: Ascom | PMB)

A Prefeitura Municipal de Brumado em “Audiência Pública” realizada nesta 4ª feira (25/02), na Câmara de Vereadores de Brumado nas instalações do Salão Nobre Vereadora Esther Trindade Serra para a apresentação dos resultados orçamentários referentes ao 3ª quadrimestre do exercício de 2014 e, com as presenças; Prefeito Aguiberto Lima Dias, Secretário Municipal da Administração e da Fazenda, interino Senhor Raimundo Lima Dias e Secretários; Cláudio Feres, Miguel Lima Dias, Frederico Neves. Vereadores José Santos (ISantinho), José Ribeiro Neves, José Carlos dos Reis e José Carlos de Jonas e com a presença de empreiteiros e populares, quando assistiram as explanações proferidas pelo Contabilista Senhor Ezeneu Alves de Oliveira, sócio da Organização de Processamento Informatizado Ltda. – ORPAM- empresa responsável pela assessoria fiscal, financeira e orçamentária do Município. O evento ocorreu em obediência à Lei Complementar 101/2000 (lei de Responsabilidade Fiscal), que obriga a todos os municípios brasileiros apresentarem em Audiência Pública os resultados financeiros orçamentários nos quadrimestre de cada exercício. Diante das complexidades do tema e dos dados orçamentários expostos pelo Senhor Ezeneu que em uma linguagem simples e com grande competência técnica permitiu que todos entendessem. Ressaltou; mesmo cumprindo os compromissos assumidos diante da população e das dificuldades, inclusive com queda expressiva da arrecadação, a administração foi intransigente na condução das finanças fiscais do Município obedecendo com severidade ás exigências determinada na Lei de Responsabilidade Fiscal. Apresentando o Município de Brumado uma posição equilibrada economicamente em decorrência das ações planejadas e transparentes conduzidas pelo Prefeito Aguiberto Lima Dias. Brumado obedeceu todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente nas áreas de pessoal, educação e saúde. O município superou os ditames da Lei, demonstrando que Brumado continua sendo um Município administrado de forma responsável, pois há anos, se mantém entre os Municípios “adimplentes” da federação.    

Veredor Zé Carlos de Jonas visita Sabará para conhecer de perto moderno aterro sanitário

Quinta | 26.02.2015 | 10h14
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O vereador Zé Carlos de Jonas em sua visita ao moderno aterro sanitário da cidade de Sabará (Foto: Brumado Urgente)

Sempre tendo em sua pauta de ações viagens a outras cidades brasileiras para ampliar o seu conhecimento de situações que possam ser benéficas para o município de Brumado, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) realizou a sua última viagem nesse sentido na semana passada, onde o parlamentar esteve visitando a cidade mineira de Sabará, considerada um berço histórico da cultura brasileira, mas que vem também atingindo níveis muito elevados de desenvolvimento, sendo que hoje já conta com cerca de 150 mil habitantes. Acompanhado da sua assessora parlamentar, Terenilda Dias, o parlamentar brumadense esteve primeiro na Câmara de Vereadores, onde foi recepcionado pelo presidente Marcus Aurélio e pelos vereadores Weliton Duarte, Claudio da Rádio e Conceição Arruda, sendo levado a conhecer toda a estrutura da Casa Legislativa, bem como a sua rotina de trabalho.

 

O vereador Zé Carlos de Jonas também aproveitou para conhecer o patrimônio histórico-cultural do municipio mineiro de Sabará (Foto: Brumado Urgente)

 

No Dia 20, o vereador cumpriu o seu mais importante compromisso que era conhecer o moderno aterro sanitário de Sabará que é considerado um dos mais avançados do país, atendendo, inclusive, a própria capital Belo Horizonte. Ele foi recebido pelo gerente Antônio Henrique Martins, que mostrou todas as instalações e composição do aterro, que serve a 14 cidades da região e que funciona em uma PPP com a empresa Queiroz Galvão, tendo como administradora a Vital Engenharia, sendo que o projeto será ampliado em breve para se atender 44 municípios. “Fiquei muito satisfeito com o que presenciei e vou lutar a partir de agora para que possamos implantar em Brumado um modelo de aterro sanitário como o de Sabará, já que o nosso município tem potencial para isso” relatou o vereador que ainda destacou que “por meio de um consórcio entre os municípios o projeto seria totalmente viável, atendendo assim aos novos parâmetros das questões ambientais, ainda mais que em 2016 será obrigatório os municípios possuírem aterros sanitários que possuam estação de transbordo, tratamento adequado de resíduos sólidos e unidades de beneficiamento. Esse sistema não produz poeira, nem provoca mau cheiro e nem poluição visual e tem uma vida útil de no mínimo 25 anos”. Veja fotos da visita abaixo: 

Decisão judicial de suspender Whatsapp é desproporcional, avaliam operadoras

Quinta | 26.02.2015 | 07h56


determinação da suspensão do aplicativo Whatsapp em todo o país foi recebida com surpesa pelo setor de telecomunicações, segundo comunicado divulgado na noite desta quarta-feira (25) pelo  Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). “O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho”.Para a entidade a decisão é desproporcional, já que para conseguir informações de um número reduzido de pessoas, negadas pela proprietária do Whatsapp, decidiu-se suspender o serviço em todo o país. “E para isso, exigir a aplicação dessa medida das prestadoras de telecomunicações, que não têm nenhuma relação com o serviço”, informou o sindicato. O mandado foi do juiz Luiz Moura, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), em mandado expedido no último dia 11. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado, a ordem foi expedida por causa de descumprimento de decisões judiciais anteriores por parte do provedor de aplicação de internet Whatsapp. Os processos judiciais que originaram a medida tiveram início em 2013. O caso partiu de investigação da Polícia Civil, foi levado ao Ministério Público do estado e à Justiça. A delegada Kátia Esteves, responsável pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil, designada para chefiar as investigações, disse, em entrevista à imprensa, que é possível que o aplicativo seja retirado do ar. Durante a entrevista, a delegada não confirmou se a decisão judicial está relacionada à exposição da imagem de crianças e adolescentes na rede social. De acordo com Kátia, como o processo corre em segredo de Justiça, ela não pode dar nenhuma informação adicional sobre o inquérito.

Discutindo Novos Rumos: Modera realizará Congresso nesse domingo (01)

Quinta | 26.02.2015 | 06h33


(Foto: Divulgação)

Em quinze anos de existência, o MODERA realizou mobilizações, reuniões com comunidades ribeirinhas, educação ambiental, fez denúncias de crimes contra o meio ambiente, parcerias com instituições e buscou o comprometimento dos poderes públicos. Tudo isso, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade justa, livre e solidária; a sustentabilidade e em especial a revitalização do Rio do Antônio. O método de trabalho do MODERA tem sido o de articular os atores da Bacia do Rio do Antônio, buscando a participação das comunidades e o comprometimento dos poderes públicos, sob a justificativa de que todos têm direito ao meio ambiente e o dever de conservá-lo para as presentes e futuras gerações. Neste domingo, dia 1º de março, o MODERA realizará o seu VI Congresso, que além de cumprir competências previstas no Estatuto da Entidade, será oportuno para rever a sua concepção, diretrizes e estratégias. O Congresso acontecerá no horário das 08:00 às 18:00 horas, no Auditório Clarice Morais do Colégio Estadual de Brumado.       

Página do Fies sai do ar e deixa estudantes preocupados

Quinta | 26.02.2015 | 06h29


(Divulgação)

O site em que estudantes podem fazer inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) saiu do ar na manhã desta quarta-feira (25) deixando muita gente preocupada. Segundo a assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o sistema está em manutenção para corrigir a instabilidade apresentada desde a abertura das inscrições, na segunda-feira (23), por conta da alta demanda de acessos. A página ainda não tem prazo para voltar a funcionar. O Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, a depender da renda da família.

Uesb amanhecerá com portões fechados, garantem terceirizados em paralisação

Quarta | 25.02.2015 | 19h08


(Foto: arquivo BRG)

Os funcionários terceirizados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia irão manter os portões da instituição fechados na manhã da próxima quinta-feira (26). O movimento paredista reivindica o pagamento dos salários que estão há mais de um mês atrasados. Os funcionários prestam serviço através de três empresas. O Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados (SINDILIMP) afirma que 90% do quadro de Vitória da Conquista está em paralisação. O secretário local do sindicato, Luciano Almeida, aponta que a HD, do setor de portaria e administração, deve vale-alimentação, vale-transporte e salário; a CCS, do setor administrativo deve vale-alimentação, vale-transporte e uma parte de recebimentos de férias de alguns prestadores; já a Basetec, de funcionários de limpeza e manutenção, deve vale-transporte, vale-alimentação e salário. Ainda de acordo com o SINDILIMP, o problema se originou por uma falha das empresas com notas fiscais e documentação à Secretaria de Educação, e o sistema do governo se encerra no dia 15 de cada mês.

Juiz determina que Whatsapp seja retirado do ar no Brasil

Quarta | 25.02.2015 | 17h46


(Foto: Reprodução)

O Whatsapp – aplicativo de mensagens instantâneas – pode sair do ar no Brasil. De acordo com a coluna de Felipe Patury, da Época, o juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), determinou que uma empresa de telefonia "suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial (...), em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net e whatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados".

Caetité: Prefeito, vice e 5 vereadores têm mandatos cassados pela 63ª Zona Eleitoral

Quarta | 25.02.2015 | 15h57
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O prefeito Zé Barreira ao lado da sua vice Maria Oliveira durante a campanha de 2012 (Foto: Jorge Santana / Sudoeste Bahia)

O juiz substituto da 63ª Zona Eleitoral de Caetité, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, que é juiz titular da Vara Crime de Brumado, - o qual é tido como um dos melhores magistrados da nova geração -, divulgou a sentença na manhã desta quarta-feira (25), na qual foi dada como procedente o pedido de cassação do prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PC do B) e a sua vice Maria de Fátima Silveira de Oliveira (PC do B). Na mesma sentença também foram incluídos os vereadores Arual Rachid Fernandes Santos, Zacarias Fernandes Nogueira, Mário Rebouças, Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira, Cláudio Borges e o suplente Marcílio Teixeira Alves. A AIME foi substanciada por abuso do poder econômico e captação de sufrágio. A sentença explicitou que os efeitos da condenação não são imediatos, sendo necessário que seja confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral, ou seja, todos continuam em seus cargos. Ainda segundo a sentença os condenados ainda ficarão inelegíveis por 8 anos, incluídos no critério da Ficha Suja, sendo que os votos dados a estes vereadores ficam considerados nulos, devendo ser recalculado o coeficiente eleitoral para nova composição da Casa Legislativa. Vale ressaltar que cabe recurso a decisão, a qual foi dada em primeira instância, cabendo ainda as decisões do TRE e TSE para que a AIME seja tramitada em julgado e o efeito da cassação seja pleno.

Projeto que criminaliza venda de bebidas a menores é aprovado

Quarta | 25.02.2015 | 14h46
Autor: G


Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Senado, que tipifica como crime a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O projeto prevê detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da proibição. Como o texto já havia sido aprovado no Senado e não foi alterado na votação dos deputados, ele segue agora à sanção presidencial. O projeto aprovado altera a o Estatuto da Criança e do Adolescente para tornar crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica. O texto estabelece como medida administrativa a interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa.

Vereador de Eunápolis fica gravemente ferido após capotamento na BR-101; esposa morre

Quarta | 25.02.2015 | 13h20


(Foto: Reprodução)

Um vereador da cidade de Eunápolis ficou gravemente ferido após capotar o veículo na BR-101, em Arataca, região sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (25). A esposa do edil, identificada como Alexsandra Moschen Leite, de 42 anos, também estava no carro e morreu no local do acidente. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o Lucas Leitte, do Partido dos Trabalhadores (PT), e a mulher, seguiam de Eunápolis em direção ao município de Itabuna, quando ocorreu a tragédia. A polícia suspeita que o acidente tenha sido ocasionado por uma forte chuva na região. Após o capotamento, o vereador foi levado para o Hospital de Base, em Itabuna, e corre risco de morte, de acordo com informações da PRF. Já o corpo da esposa chegou a ficar preso às ferragens e, em seguida, foi encaminhado para Departamento de Polícia Técnica da região.

Dica da Semana do Rei do Som

Quarta | 25.02.2015 | 13h07
Autor: Rei do Som


As caixas acústicas multiuso amplificam, mixam e reproduzem sinais de áudio e voz. Permitem a ligação de microfones e aparelhos de reprodução de áudio, como CDs, DVDs, Videokês etc. São excelentes para o uso em casa, lojas e bares. Visite agora mesmo a loja REI do SOM e adquira a sua caixa amplificada pelo menor preço da Bahia.

Brumado: Cobra é vista descansando no banco da Praça Cap. Francisco de Souza Meira

Quarta | 25.02.2015 | 10h37
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A cobra se escorregava tranquilamente pelo banco da praça (Fotocomposição: Brumado Urgente)

A série “Têm coisas que só acontecem em Brumado” pode ter tido mais um episódio que foi postado numa rede social manhã desta quarta-feira (25), onde uma internauta registrou uma cobra descansando tranquilamente na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Ela postou numa rede social dessa forma: “Olha quem tava na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, vendo o movimento... Acho que tava esperando os chaveiros terminarem as chaves dela, por que tava bem lá em frente! Kkkkk linda!!!”. O réptil que media cerca um metro, segundo a foto e não parecia peçonhento, já que tinha a cabeça mais arredondada. A reportagem do Brumado Urgente foi logo ao local, mas a cobra já não estava mais lá. Segundo algumas pessoas que foram ouvidas, ela é um animal de estimação e o dono a deixou um minuto no banco enquanto fazia uma chave, mas o fato teria acontecido na semana passada.

Descontrole nas contas da Embasa, tem consumidor recebendo conta de R$ 14 mil

Quarta | 25.02.2015 | 09h49


(Imagem: Reprodução TV Subaé)

A situação de cobranças "inexplicáveis" por parte da Embasa se agrava em todo o Estado da Bahia. Aguns casos como o dos moradores na zona rural de Santo Estevão, na região de Feira de Santana, que sofrem com falta de água desde o ano passado, estão vendo as contas continuarem chegando às casas dos moradores. Em uma delas, o valor subiu de R$ 20,90 para R$ 14,423 mil. A situação ocorre com Maria de Jesus na conta em janeiro deste ano. Na casa dela, onde moram quatro pessoas, não sai água das torneiras. "É muito alto e não tenho condições de pagar", afirma a aposentada. Pelo menos 500 famílias que moram na zona rural de Santo Estevão, passam pelo problema. Indignado com a situação, um comerciante organizou um protesto. Ele e mais 85 moradores dizem que não vão mais pagar a conta de água. O caso foi parar na Justiça, mas, até agora, nada foi feito. "Que eles tomem providência e procurem melhorar a situação da gente", disse Renato Silva. Na residência de Rosemeire de Assis, são nove meses sem água.

Fila dobra o quarteirão em busca de uma matrícula no Colégio Estadual de Brumado

Quarta | 25.02.2015 | 09h12
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A fila já estava dobrando o quarteirão por volta das 07h30m (Foto: Laercio de Morais / Brumado Urgente)

Tido como uma referência no Ensino Médio, o CEB - Colégio Estadual de Brumado ainda é o sonho de muitos jovens e adolescentes brumadenses no caminho para uma universidade. A disputa, então, por uma vaga na referida instituição escolar sempre foi muito grande e, nesse ano de 2015, não está sendo diferente. O Brumado Urgente registrou já nesta terça-feira (24), dia em que foram abertas as matrículas, uma grande procura. Nesta quarta-feira a procura, logo cedo, aumentou ainda mais com a fila dobrando o quarteirão na Rua Deolino de Carvalho, onde centenas de pessoas se enfileiravam em busca das vagas. A procura é por uma vaga no período matutino. O Brumado Urgente procurou obter maiores informações para ver se iria haver condições de matricular a todos os que estavam na fila, mas a responsável estava em reunião e não pode nos atender. Ainda segundo informações a direção do CEB está tentando acomodar a todos, mesmo sabendo que a procura agora em 2015 parece maior do que em anos anteriores.

'Estado está empenhado em garantir a integridade física de seus policiais', afirma SSP

Quarta | 25.02.2015 | 06h58


(Foto: Reprodução)

Após a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) se mostrar preocupada com a violência baiana, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que “o Estado está empenhado em garantir a integridade física de seus policiais”. Por meio de nota, a SSP disse que em julho de 2014 foi criada uma força-tarefa para coibir e investigar crimes contra policiais. De acordo com a pasta, 21 criminosos já foram tirados de circulação, dos quais cinco morreram e dezesseis foram presos. Nesta terça-feira (24), inclusive, três envolvidos no assassinato do PM Edmilson Barreto, no último sábado (21), serão apresentados. O secretário Maurício Barbosa ressalta que “o fenômeno da violência é nacional” e espera que a OAB se some aos esforços necessários para mudança do panorama jurídico do país – penal e processual -, “para punir com maior severidade pessoas que atentam contra a vida de policiais”. A SSP aproveitou ainda para conclamar a OAB a promover uma audiência pública para ouvir sugestões relacionadas à preservação da vida desses servidores públicos.

É preciso separar operações de empresas das investigações, diz Jaques Wagner

Quarta | 25.02.2015 | 06h41
Autor: Tânia Monteiro e Felipe Werneck


(Foto: Reprodução)

Após visitar a unidade de construção do submarino de propulsão nuclear em Itaguaí (RJ), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, defendeu as empresas e empreiteiras brasileiras que estão desenvolvendo projetos estratégicos para o País, como é o caso da Odebrecht Defesa e Tecnologia, que participa deste trabalho. "É preciso separar as investigações que correm e a agenda de governo. Não vamos parar o País para assistir ao espetáculo da investigação", afirmou Vagner nesta terça-feira, 24. Na opinião do ministro da Defesa, "a luta pela corrupção é ininterrupta porque onde tem dinheiro, tem sedução, e infelizmente é assim". Jaques Wagner descartou a possibilidade de haver qualquer tipo de reconsideração em relação à Odebrecht por causa das denúncias da Operação Lava Jato, que atingem inúmeras empresas. "De jeito nenhum", disse ele, ao ser questionado se haveria reavaliação em relação à empresa. O ministro lembrou que é preciso separar o que é bem-vindo das investigações e das operações que as empresas executam. Citou ainda que a Odebrecht, parceira no projeto do submarino, "representa a inteligência nacional". Na opinião do ministro, "é importante que a luta contra a corrupção seja feita, mas que não se perca a inteligência nacional". O ministro reiterou discurso feito pela presidente Dilma Rousseff, que defende a preservação das empresas para que elas não sejam atingidas pela corrupção, punindo apenas as pessoas. "Ela é uma grande empresa. Não temos qualquer constrangimento", disse Jaques Wagner, acrescentando que quem tiver problemas, que os enfrente. "Não vamos jogar a criança com água suja fora. Vamos só jogar a água fora e proteger a criança, que representa as empresas", emendou. O projeto do submarino está orçado em cerca de R$ 30 bilhões e a previsão de lançamento do primeiro submarino convencional é 2018. Até hoje já foi investido no projeto um total de R$ 12,5 bilhões. Criada em 2011, a Odebrecht Defesa e Tecnologia atua no contexto da implantação da Estratégia Nacional de Defesa (END), para modernização do setor e reestruturação da indústria de defesa nacional. A Odebrecht Defesa e Tecnologia atua no mercado de defesa por meio da Itaguaí Construções Navais (ICN), voltada para a construção de submarinos com propulsão convencional e com propulsão nuclear do Programa Nacional de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil; Consórcio Baia de Sepetiba (CBS), responsável pelo planejamento, coordenação, gestão e administração das interfaces do PROSUB; e Mectron, com foco no desenvolvimento e fabricação de produtos de alta tecnologia e sistemas complexos para usos militar e civil. Por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, a Odebrecht Defesa e Tecnologia, em parceria com a francesa DCNS, produz o primeiro submarino com propulsão nuclear do Brasil e outros quatro submarinos com propulsão convencional.

Trilhos da FIOL já começam a ser assentados

Terça | 24.02.2015 | 18h07


(Foto: Reprodução)

Com 1.527 quilômetros de extensão, as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) avançam na Bahia e já estão na fase de assentamento dos trilhos em alguns lotes, como nos municípios de Brumado e Tanhaçu. De agosto do ano passado até 2 de fevereiro deste ano, cerca de 35 toneladas de trilhos chegaram ao Porto de Ilhéus e foram encaminhadas para os trechos em obras onde já começaram a ser assentados. Dez dos 13 lotes da ferrovia estão em território baiano. Quando concluída, a linha férrea ligará o Porto de Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras ao município de Figueirópolis, no estado do Tocantins. Conforme o coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, quando os primeiros quatro lotes, de Ilhéus a Caetité, estiverem concluídos os reflexos na economia serão ainda maiores. Para o setor, significa ter demanda e capacidade para o transporte.