Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2014"

Créditos de celulares terão validade mínima de 30 dias, determina Anatel

Sexta | 21.02.2014 | 08h45
Autor: Da Redação


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou hoje o regulamento que permite o cancelamento automático de serviços como telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura. Além disso, a agência também passa a exigir que os créditos comercializados para celulares pré-pagos tenham prazo de vencimento mínimo de 30 dias. De acordo com a própria reguladora, as empresas hoje chegam a comercializar algumas opções de recarga para esses aparelhos que expiram em um ou em cinco dias -o que prejudica o consumidor, nem sempre informado ou atento ao prazo no momento da compra. As duas novas regras começam a valer dentro de 120 dias.

Carro invade loja na noite desta quinta-feira (20) no centro da cidade

Sexta | 21.02.2014 | 05h36
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O veículo acabou invadindo a loja (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Após Brumado ter recebido uma notícia muito triste da morte de uma criança de menos de 2 anos de idade, num acidente trágico, um fato acabou também corroborando para chamar a atenção. O acontecimento ocorreu por volta das 22 horas, onde um Ecosport, desceu, aparentemente, desgovernado a Ladeira do Cinema e acabou invadindo uma loja de eletrodomésticos, chamando a atenção de quem passou pelo local. Segundo os relatos, o veículo teria colidido com outro carro, sendo que o proprietário do carro atingido, teria se utilizado de uma arma de fogo para tentar resolver a situação, o que teria ocasionado o pânico no motorista e a eventual perda da direção e, consequentemente, a colisão. A Polícia Técnica analisará a situação, para comprovar se houve ou não imperícia ou um ataque ao motorista ou se o mesmo estava embriagado, o que, segundo policiais,é a possibilidade mais plausível. . . . 

A Polícia e o Samu 192 chegaram rapidamente ao local (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Em clima de Carnaval, Chris Pimenta, vocalista do Sem Limite, grava vídeo no CSB

Quinta | 20.02.2014 | 19h09
Autor: Izidy Ramel Comunicação


(Foto:Divulgação)

Diante do clima festivo que já reina em Brumado, a banda Sem Limite da Bahia, irá se apresentar em vários eventos pré-carnavalescos na cidade. Sendo assim, Chris Pimenta gravou um breve vídeo no CSB falando um pouco sobre o trabalho da Banda que já tem 12 anos de história  e claro, lembrando sobre o carnaval 2014 que Brumado que está prestes a começar. Com vários projetos para esse ano, e muita empolgação nesse período carnavalesco, que aliás, é típico dessa banda de axé music que faz a diferença quando está no palco ou no trio. Confira o vídeo com Chris Pimenta

Condutores reclamam de desnível na Rua Dr. Mario Meira que já causou vários acidentes

Quinta | 20.02.2014 | 18h54
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O desnível fica localizado num dos pontos de maior tráfego em Brumado (Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Brumado viveu, até certo tempo, um grande problema na área de infraestrutura, que eram os buracos nas vias públicos, os quais não eram poucos e geraram muito reclamação por parte da população. Diante disso, a Prefeitura Municipal iniciou várias frentes de serviço buscando a recuperação das vias públicas e, nesse contexto, algumas ações se fizeram notáveis como a parceria com o Ministério dos Transportes, por meio do DNIT, que irá recuperar totalmente as vias que fazem o acesso entre a BR-030 e a BA-262. Mas, bem no meio desse trajeto um desnível, localizado bem na entrada da Rua Dr. Mario Meira no cruzamento da Rua Coronel Tibério Meira, bem em frente ao antigo Supermercado Carvalho, vem causando vários acidentes, principalmente com motociclistas, que acabam sendo prejudicados pela inconstância da pista. Nessa semana uma representante comercial, de uma cervejaria local, acabou sendo mais uma vítima do desnível, já que ela foi ao chão com sua motocicleta no local e acabou tendo prejuízos, pois o retrovisor ficou totalmente espatifado. Visando maiores esclarecimentos sobre a situação, o Brumado Urgente entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que, prontamente explicou que “já observei a questão desse desnível e realmente existe o risco de acidentes no local, mas nós não consertamos ainda o referido trecho já que o DNIT irá fazer o recapeamento total destas ruas, então, seria jogar dinheiro público fora”. Questionado sobre o prazo para a execução das obras ele citou que “na manhã desta sexta-feira (21) teremos um encontro com os representantes do DNIT para definir datas e vou aproveitar para tratar da questão deste desnível, se eles disseram que poderá demorar, nós mesmo da prefeitura vamos solucionar a questão e fazer o serviço, já que a situação não pode continuar dessa forma. O desnível é justamente provocado pelo tráfego de veículos pesados, então acredito que o bom senso vai imperar e tudo será resolvido”. 

Brumado vai se tornar em Mississipi neste sábado (22) no aniversário de 5 anos da Banda Blues em Si

Quinta | 20.02.2014 | 17h01
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Divulgação)

O Blues não é uma modalidade musical das mais preferidas em Brumado, mas não é por isso que não existam os apaixonados por esse ritmo que nasceu nas margens do Mississipi, fruto do lamento de um povo sofrido, que viu na música o seu caminho de liberdade. Dentre os apaixonados pelo Blues em Brumado, um músico, em especial, é a representação mais poderosa do Delta, que é o guitarrista e professor musical Amarílio Lima, um mestre que vem sendo o porta-voz do Blues em Brumado e região já há longos anos, sendo ele um dos fundadores da Banda Blues em Si. Neste próximo sábado (22), Brumado vai se transformar num pedacinho do Mississipi, já que a Banda Blues em Si, irá realizar um grande evento de comemoração de aniversário de 5 anos do quarteto, que terá uma atração muito especial, o RestGate Blues que vem especialmente de Salvador para participar do evento. Formada por Amarílio Lima (guitarra e vocal); Joab Paiva (Guitarra e Vocal); Edney Oliveira (Baixo) e Alexandre Rolim (bateria), o Blues em Si comemora 5 anos de estrada, com muita história para contar. O evento acontecerá no Arapuca Bar, nesta sábado (22), a partir das 19 horas, então, você que é amante da boa música não pode ficar fora desse evento memorável, que vai ter o charme e a magia desse ritmo eterno que vem sendo a trilha sonora preferida dos que tem a música de raiz como essência. . 

A Banda RestGate Blues virá direto de Salvador para participar do evento (Foto: Divulgação)

Otto Alencar e município de Simões Filho/BA são representados por propaganda antecipada

Quinta | 20.02.2014 | 15h26
Autor: MPF

Na última semana, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) representou contra o vice-governador Otto Alencar e contra a Prefeitura Municipal de Simões Filho/BA por realização de propaganda eleitoral antecipada, ocorrida por meio da divulgação de um torneio esportivo naquela cidade, sendo a presença de Alencar destacada como atrativo principal para o evento. O torneio, chamado “1ª Copa Norte/Nordeste de sinuca Dr. Otto Alencar”, foi amplamente divulgado na internet, bem como por meio de outdoor exposto na localidade, meio de comunicação esse que é proibido para uso eleitoral. De acordo com vídeos do evento veiculados na internet, Alencar compareceu ao evento e jogou uma partida de sinuca contra o prefeito da cidade e seu irmão, José Eduardo Mendonça de Alencar. De acordo com José Alfredo, procurador Regional Eleitoral, a pretensão do atual vice-governador da Bahia em ser candidato a um dos cargos majoritários nas eleições de 2014 é pública e notória. Isso porque, em matéria veiculada no dia 16 de dezembro de 2013, no jornal Tribuna da Bahia (online), pode ser extraída o seguinte trecho: “O secretário da Infraestrutura e vice-governador da Bahia, Otto Alencar, garantiu, nesta segunda-feira (16/12) que continua mantida sua postulação ao Senado. 'Há 3 anos venho dizendo que sou candidato ao Senado, não sou de desistir', disse Otto.” Ainda de acordo com o procurador, Alencar utilizou-se do seu prestígio político e vínculo familiar para realizar propaganda eleitoral antecipada. “A conduta ora narrada caracteriza mensagem de cunho promocional, cujo conteúdo denota a divulgação de propaganda eleitoral em ofensa ao disposto no artigo 36 da Lei n.º 9.504/97, potencialmente preordenada a alavancar pretensões políticas na eleição que ocorrerá no mês de outubro do corrente ano” - afirma na representação. Pedido – a PRE requereu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) a condenação dos representados ao pagamento de multa no valor de 25 mil reais, valor máximo permitido pela Lei n. 9.504/97, uma vez que os meios publicitários utilizados são de grande alcance, e houve uso de equipamentos e recursos públicos financiando a propaganda ilícita. Norma – De acordo com o art. 36 da Lei n. 9.504/97, “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. As propagandas divulgadas antes desse período constituem fraude à legislação, pois difundem, em época proibida o nome e a imagem de um eventual candidato com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes, que aguardam o período eleitoral autorizado por lei para iniciar a divulgação de suas propagandas.

Adiado o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Caetité

Quinta | 20.02.2014 | 14h06
Autor: Sudoeste Bahia

As provas do concurso público da prefeitura Municipal de Caetité foram adiadas pela empresa responsável pela aplicação da avaliação. Elas estavam marcadas para acontecer no próximo, domingo dia 23. O motivo, segundo nota divulgada pela SR Concursos e Pesquisas, é que houve reformulação nos cargos oferecidos sendo que muitos dos inscritos modificaram suas inscrições o que causou significativo atraso no cronograma planejado. A assessoria de comunicação da empresa informou que a nova data para aplicação das provas será no dia 09/03 do corrente ano. Os candidatos serão avaliados por uma prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório), pela prova de títulos (de caráter classificatório para os cargos de nível superior) e os candidatos ao cargo de motorista farão também uma prova prática. Os classificados serão submetidos a uma avaliação de sanidade física e mental. 

Ministério da Saúde cancela registro de quatro médicos cubanos; um deles atuava em Rio do Antônio

Quinta | 20.02.2014 | 11h50
Autor: Bahia Notícias


Dos quatro médicos cubanos que abandonaram o programa Mais Médicos e tiveram seu registro profissional cancelado pelo Ministério da Saúde, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (19), um atuava na Bahia. Anisley Pérez Liriano trabalhava em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Além dele, tiveram seus registros cancelados José Armando Corzo Gomez, lotado em Timbiras, no Maranhão, Luís Enrique Marzo Herrera, em Belém do São Francisco, em Pernambuco, e Ortelio Jaime Guerra, em Pariquera-Açu, São Paulo. O mesmo já havia acontecido na semana passada com Ramona Matos Rodríguez, que não chegou a fazer o exame de revalidação do diploma e deixou o programa por insatisfação com a remuneração. Enquanto alguns saíram do país, ela permaneceu e trabalha atualmente na Associação Médica Brasileira (AMB), com um salário superior ao do Mais Médicos, de R$ 3 mil. A AMB foi uma das entidades que se opuseram à implementação do programa, por não aprovar a trabalho de médicos formados no exterior que não tenham passado pelo Revalida. A associação informou na semana passada que apoia que a médica cubana faça o exame e atue em sua profissão caso seja aprovada. Nesta quarta também foi divulgada no DOU a autorização da viagem de quatro servidores a Cuba que providenciarão a vinda do quarto ciclo do programa. Até agora, trabalham 6.658 médicos, sendo 5.378 cubanos. A meta do governo federal é de que o número chegue a 13 mil até o fim de março.

PEC da Redução Maioridade Penal é rejeitada pela CCJ do Senado

Quinta | 20.02.2014 | 11h13
Autor: Sudoeste Bahia


(foto: Brasil de Fato)

A redução da maioridade penal é uma das discussões mais pujantes do atual momento brasileiro, resultado da crescente criminalidade que, em suas estáticas frias e realistas, vêm mostrando que o envolvimento e a participação de menores de idade com a criminalidade aumentou de forma muito preocupante. A sensação de impunidade, que “acoberta” as ações implacáveis de menores de idade, que muitas vezes, agem com requintes de crueldade em suas práticas criminosas, vem deixando a sociedade brasileira cada vez mais apavorada, já que os menores se mostram “acima do bem e do mal” e, ainda por cima, zombam das autoridades dizendo que “não vai dar nada pra mim, eu sou de menor”. Esse “manto” que inocenta, para muitos é o principal catalisador do crescimento assustador da violência no Brasil, que vem fazendo milhares de vítimas, deixando a sociedade refém do crime e, nesse “fogo cruzado”, alguns acreditam que a redução da maioridade penal, assim como é feita em vários países de primeiro mundo, teria que ser aplicada no Brasil com urgência, visando diminuir essa onda nefasta da violência, mas, não foi dessa forma que a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, analisou a situação, já que a proposta da PEC da redução da maioridade penal foi rejeitada nessa quarta-feira (19), por 11 votos a 8, um placar apertado que mostra que a discussão divide opiniões até entre os senadores. O autor da PEC, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse não ter desanimado com o resultado e garantiu aos principais órgãos de imprensa do país que irá apresentar recurso para que o texto seja analisado agora pelo plenário da Casa. Em sua proposta iria se reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização penal em casos de crimes de terrorismo, tortura, tráfico de ilícitos e entorpecentes e hediondos - homicídios praticados por grupos de extermínio, latrocínio, extorsão com morte ou mediante sequestro, estupro, entre outros. Pela referida proposta, a redução da maioridade também seria aplicada nos casos de múltipla reincidência na prática de lesão corporal grave ou roubo qualificado. Isto, para muitos, seria o eco da sociedade, que, já, há tempos, vem deixando claro que quer a redução da maioridade penal, já que se sente cada vez mais apavorada, trancafiada em suas residências. Espera-se que, no mínimo, as leis atuais que vigoram no Brasil, sejam aplicadas em sua integralidade e que o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que é, inclusive, considerado um dos mais modernos do mundo, saia do papel e seja observado com rigor pelos governos, o que já iria promover um clima diferenciado em toda essa questão inquietante, que vem deixando os brasileiros “sem saber o que fazer”.  Na realidade a responsabilização penal deveria começar quando a criança se torna adolescente aos 12 anos, assim como nos Estados Unidos, onde a partir dessa idade, se houver a prática de um crime grave, com mortes, o adolescente passa primeiramente por uma junta psicológica e depois é responsabilizado por seus atos, com medidas sócio-educativas, mas com inquérito criminal que começa a vigorar assim que ele se torna maior de idade, ou seja, se o menor praticar crime grave, de natureza hedionda, ele, assim que se torna maior começa a responder automaticamente pelo seu ato criminal, inclusive indo a júri popular em alguns casos, diferentemente do Brasil, onde o que é feito quando se é menor, é praticamente anulado, passando o menor para sua maioridade com a sua ficha limpa e zerada

Facebook compra WhatsApp: veja o que muda para os usuários

Quinta | 20.02.2014 | 08h58
Autor: TechTudo


(Reprodução)

Facebook comprou o WhatsApp Messenger por US$ 16 bilhões e comunicou o acordo na quarta-feira (19), mas nada muda para os usuários – pelo menos por enquanto. A exemplo de quando adquiriu oInstagram em 2012, a maior rede social do mundo garante que não irá alterar nada no modus operandi do mensageiro.Apesar de já possuir um aplicativo de mensagens instantâneas, o Facebook Messenger, a rede social garante que não fará qualquer tipo de fusão entre seus membros e os do WhatsApp. Até o momento, também não anunciou novidades em relação à sincronização ou integração entre seu antigo aplicativo e a nova aquisição – o que não indica que isso não possa ocorrer no futuro.O WhatsApp vai manter a sua marca, a sua sede em Mountain View, na Califórnia, e a sua diretoria liderada pelo presidente-executivo Jan Koum, que agora se junta também ao conselho diretor do Facebook. A equipe de funcionários também segue a mesma. Segundo o próprio Facebook, uma negociação recente prova que este é o melhor modo de realizar a transição. “O Facebook apoia um ambiente onde pessoas com mentes independentes podem criar companhias e focarem no seu crescimento, enquanto se beneficiam da expertise e dos recursos do Facebook. Este modelo está funcionando muito bem com o Instagram, e o WhatsApp funcionará da mesma maneira”, diz nota oficial do Facebook. Prova disso é a coexistência do Facebook Camera e do Instagram. Resta saber se, no futuro, haverá novidades como um login único, usando uma conta do Facebook no WhatsApp, troca de mensagens entre um aplicativo e outro, fim da assinatura no WhatsApp, e outros detalges. Mas, por enquanto tudo segue igual, tanto no WhatsApp quanto no Facebook Messenger.

Wagner interfere e não permite mudança no comando do Detran-BA

Quinta | 20.02.2014 | 08h43
Autor: Com informações do Bocão News


(Foto: Reprodução)

Uma movimentação de peça de forma atabalhoada pode ter aumentado a fissura entre o PP e o governador Jaques Wagner. No último final de semana, comenta-se nos bastidores, o deputado federal Mário Negromonte e o estadual Ronaldo Carletto tentaram “promover” o Márcio Blanco a diretor geral do Detran retirando o atual comandante do órgão Major Maurício Botelho. O governador teria se recusado a aceitar a proposta de mudança e garantido a permanência de Botelho à frente do órgão. Instado a comentar o assunto, o major não se pronunciou sobre o caso. Contudo, a expectativa é de que o comando do Detran continue inalterado até o final da gestão petista. Vale ressaltar que o Detran ocupa espaço de secretaria na conta das Relações Institucionais. Embora, o caso não tenha se tornado público, a recusa de Wagner pode ter motivado a ausência dos deputados estaduais do PP na reunião realizada na última segunda-feira (17) no Hotel Stella Maris.

Aposta leva sozinha R$ 111 milhões da Mega, maior prêmio do ano

Quinta | 20.02.2014 | 08h38
Autor: Da Redação


Divulgação

ma aposta do interior de São Paulo levou sozinha R$ 111,5 milhões da Mega-Sena, em sorteio na noite desta quarta-feira (19). O prêmio estimado inicialmente era de R$ 105 milhões, mas o valor arrecadado maior vez com que a premiação subisse. As dezenas sorteadas foram as seguintes:
01 - 04 - 05 - 14 - 45 - 56. A aposta premiada foi feita na cidade de Santa Bárbara D'Oeste. O prêmio total da aposta vencedora é de R$ 111.503.902,49. Dos sete maiores prêmios já sorteados, cinco foram da Mega da Virada, o que faz com que esse seja o segundo maior prêmio da história da loteria. Outras 709 fizeram a Quina e vão levar R$ 16.432,41. Já 42.590 bilhetes acertaram quatro dos seis números sorteados e vão levar R$ 390,78 na Quadra. Os sorteios da Mega-Sena ocorrem duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

Zé Carlos de Jonas participa de encontros em Salvador e traz novas conquistas para Brumado

Quarta | 19.02.2014 | 17h49
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador Zé Carlos de Jonas, o deputado Waldenor Pereira e o superintende do DNIT, Amauri Sousa Lima (Foto: Terenilda Dias / Brumado Urgente)

O vereador Zé Carlos de Jonas (PT), que foi um dos mais combativos e atuantes do ano de 2013, promete subir ainda mais degraus em 2014, ampliando ainda mais a sua agenda de trabalho, a qual tem no meio rural um dos seus focos principais.  Nesta segunda-feira (17), o parlamentar esteve participando de diversos encontros em Salvador, sempre acompanhado de sua assessora parlamentar, Terenilda Dias e do deputado federal Waldenor Pereira (PT), que vem lhe dando uma base sólida, com todo apoio de seu gabinete, em suas idas e vindas da capital do estado. Entre os muitos encontros um teve um sabor especial, que foi na sede do DNIT, onde ele se encontrou com o superintendente estadual do órgão, engenheiro civil Amauri Sousa Lima, que deu ao vereador uma resposta positiva de antigas reivindicações, sendo a principal a recuperação do trecho que liga Brumado a Sussuarana da BR-030. Falando ao Brumado Urgente, Zé Carlos de Jonas, muito satisfeito com o resultado da sua viagem, relatou que “o presidente do DNIT deixou bem claro para mim e para o deputado Waldenor que a recuperação do trecho entre Brumado e Sussuarana, que está em estado bem precário, depende da estadualização da BR-030, mas que isso já está sendo providenciado pelo governador Wagner, tanto que o processo licitatório terá início em cerca de 60 dias, então, diante disso, algumas obras de tapa-buraco já foram até autorizadas, as quais irão melhorar a trafegabilidade que, atualmente, está muito prejudicada devido a um grande número de buracos. Ele respondeu o nosso pleito de forma muito satisfatória, comprovando o compromisso do governo do estado com a região e também com os brumadenses, que vêm sendo um dos que mais vêm sofrendo com a situação”.

 

O deputado Waldenor vem lutando muito pela recuperação do trecho da BR-030 entre Brumado e Sussuarana e se inteirou sobre todos os detalhes do projeto (Foto: Terenilda Dias / Brumado Urgente)

 

O vereador também citou que “nós já tínhamos, há algum tempo, solicitado a instalação de 3 quebra-molas, sendo 1 na Vila Presidente Vargas e dois para a Comunidade da Formosa, mais precisamente na região do Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, já que nos referidos locais vêm sendo registrados cada vez mais acidentes e agora também recebemos a notícia de que os mesmos serão instalados nos próximos dias, o que nos deixou ainda mais satisfeitos”. Por fim Zé Carlos de Jonas e o deputado Waldenor estiveram na sede da Cerb, onde receberam outra boa notícia, já que a reivindicação para instalação de poços artesianos na Comunidade de Gameleirinha, que terão um valor global de R$ 110 mil, beneficiando 24 famílias (cerca de 120 pessoas) e também na Comunidade de Lagoa do Facão, com valor global de R$ 150 mil, beneficiando 34 famílias (cerca de 150 pessoas), foi aprovada. “Volto para Brumado com o sentimento do dever cumprido e com a certeza de que o deputado Waldenor Pereira vem sendo um grande parceiro, sendo decisivo na conquista de grandes benefícios para Brumado”, finalizou o vereador. 

Em visita a Cerb o vereador Zé Carlos de Jonas obteve outras boas notícias para Brumado (Foto: Terenilda Dias / Brumado Urgente)

Para Sinpojud, decreto do TJ-BA pode agravar situação do Judiciário no interior

Quarta | 19.02.2014 | 17h07
Autor: Redação


(Divulgação)

A diretoria-executiva do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud) não viu com bons olhos a medida que impede a designação de servidores ocupantes de cargo permanente de nível médio para substituir ou responder por cargo permanente de nível superior, prevista no decreto baixado pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, nesta terça-feira (18). A publicação desta terça determina medidas de controle de gastos com pessoal e custeio no âmbito do Poder Judiciário. O artigo 8º proíbe a substituição e, de acordo com o Sinpojud, pode agravar ainda mais a situação do Judiciário nas comarcas do interior, onde há maior incidência das substituições, em virtude da carência de servidores. A entidade sindical reconhece a necessidade das medidas editadas para que reduzam os custos da folha do TJ-BA, mas que o impedimento de substituição de servidores de nível médio em cargos de nível superior impedirá que os titulares de cartório tirem férias ou licença médica, diante da carência de servidores analistas para os substituírem. O sindicato ainda diz que os reflexos disso podem ser piores nos cartórios extrajudiciais que estão sob tutela da Corte. Segundo a entidade de classe, a maioria dos servidores extrajudiciais são técnicos que respondem por designação como titulares. “A medida prejudica a prestação de serviço jurisdicional, causando prejuízo à sociedade, inclusive vai na contramão do que está sendo discutido no CNJ, que é a eficiência do 1º grau”, afirma o diretor Zenildo Castro. Para ele, a medida só seria válida após a realização do concurso para preenchimento das vagas existentes. O Sinpojud afirmou que tomará providências para que o artigo seja reavaliado para preservar o direito de substituição até a realização do processo seletivo.

Granfaloon: Elve deixa a presidência do PSB e diz que o tempo e a justiça demonstrarão sua inocência

Quarta | 19.02.2014 | 16h03
Autor: Blog do Anderson


Elve Cardoso | Foto: Blog do Anderson

Em nota enviada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e posteriormente divulgado à imprensa, o médico Elve Cardoso, pré-candidato a deputado estadual, solicitou o seu afastamento da presidência da legenda em Vitória da Conquista. A medida veio por conta da Operação Granfaloon, que resultou em sua prisão e na de outras doze pessoas, entre elas ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-secretários de Belo Campo, Tremedal, Anagé, Bom Jesus da Serra e Caraíbas, no Sudoeste da Bahia. “Tomado por surpresa fui vítima no dia de ontem (18) de uma operação da Policia Federal, acerca de supostos atos ilícitos envolvendo empresas sob a minha direção. Antecipadamente devo deixar claro que minha consciência me isenta de qualquer irregularidade e o tempo e a justiça demonstrarão cabalmente minha inocência. Os episódios alvo das investigações ocorreram em períodos que eu sequer participava da direção partidária (2009-2012) e vejo estupefato que parte da imprensa tenta de maneira sórdida envolver o Partido Socialista Brasileiro nas denuncias. Assim, consciente e certo de que para melhor cuidar das respostas às investigações devo tomar esta atitude, venho solicitar meu afastamento da presidência do PSB de Vitoria da Conquista, até que se concluam as investigações”, diz a carta.

Australianos dão grande exemplo de preservação ambiental em meio ao progresso

Quarta | 19.02.2014 | 15h11


É difícil não ficar apaixonado pelo engenho que a empresa australianaVicroads criou para transportar árvores que, por algum motivo, precisam sair de um ponto para outro. Neste caso, as obras entre duas estradas em Berwick, nos arredores de Melbourne, obrigava à recolocação de algumas árvores. De forma rápida e eficaz, e sem agredir o ambiente, a Vicroads tratou do assunto.O trabalho consiste em levar o caminhão, com um equipamento especial, para junto da árvore, cavar em volta e levá-la sem danificar as raízes. Depois o caminhão se desloca para o novo lugar e faz a cova onde ela será plantada. O trabalho foi feito como parte das obras pra atualização da estrada entre Clyde High Street e Kangan Drive, na Austrália. Essa máquina poderia ser capaz de evitar o corte de diversas árvores, que muitas vezes acabam sendo derrubadas para realização de obras pela impossibilidade de serem transportadas. Confira a engenhosidade no vídeo abaixo: 

Riachão das Neves: 'Não vou perdoar nunca', diz garota de 15 anos abusada pela mãe

Quarta | 19.02.2014 | 12h12
Autor: .Informações do G1


Garota e os irmãos eram abusados pela mãe, o amante e a esposa dele (Foto: Divulgação)

Não tinha escolha, minha mãe não falava nada, só pedia para 'mim' (sic) não falar nada. Eu não vou perdoar a minha mãe nunca. Que ela apodreça na cadeia, ela e ele, os dois", desabafou nesta terça-feira (18) a adolescente de 15 anos que sofreu abuso sexual da mãe, de um policial militar e da esposa dele, na cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia. Mais quatro de seus irmãos foram violentados pelo grupo. A esposa do PM, que é pedagoga, é a única dos suspeitos já presos. A mãe das vítimas e o policial militar estão foragidos. Centenas de pessoas saíram às ruas da cidade em protesto emocionado em prol dos irmãos, que têm 6, 9, 12, 14 e 15 anos. A tia delas contou que a família ficou horrorizada quando a sobrinha mais velha contou o que aconteceu. "Eu peguei ela e levei para a casa do tio e ela começou a se abrir, falar que estava sendo abusada, sofrendo, ela e os irmãos, e pediu ajuda para gente, para que não deixasse mais ela voltar para a casa", descreveu. De acordo com a polícia, os três formavam uma espécie de triângulo amoroso e abusavam das crianças, todas filhas da amante, em orgias. Diversos materiais pornográficos, inclusive com cenas de sexo entre o trio e os menores, foram encontrados na residência do policial militar e também em sua fazenda. 

Brumado: Os Trilhos, o Trem e as Motocicletas

Quarta | 19.02.2014 | 11h27
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O contraste entre os trilhos, o trem e as motos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Diziam os grandes estadistas no período “pós-2ªguerra”, que um país se faz com grandes rodovias e ferrovias, já que esses são dois ingredientes principais para o progresso, o que acabou sendo seguido à risca por alguns países europeus e pelo próprio Estados Unidos, que investiram fortemente em suas estradas de rodagem e em suas ferrovias, o que acabou sendo preponderante para lhes conferir o status de países de primeiro mundo, que formma o bloco do G-7, que são os que dão as cartas na economia mundial.


Já o Brasil, não leu a mesma cartilha e, apesar de ter feito investimentos em construção de estradas e ferrovias, ainda mais por ser um país de dimensões continentais, os mesmos não foram suficientes e, hoje, muitos deles se mostram obsoletos, como, por exemplo, a própria RFSSA – Rede Ferroviária Federal, que foi extinta em 2007, e que hoje se tornou a Centro-Atlântica, que tem ainda seus trilhos na capital do minério, mas que devem, num curto espaço de tempo de tornarem coisas do passado, ficando somente na lembrança dos saudosistas, que irão contar as suas histórias de quando os trens passavam por Brumado, com as casas de tolerância sempre lotadas e o “boom” econômico que era fomentando pelos trilhos.


Agora, a situação é outra, que terá outros trilhos em questão, que são os da FIOL, uma obra vultuosa, que envolve cerca de R$ 6 bilhões e representa o progresso para os municípios que serão beneficiados com seus trilhos, como Brumado, que já faz parte do Lote IV, o qual já está em fase final e que, no seu processo de construção, trouxe um ganho econômico para a cidade muito positivo, que foi considerado a “tábua de salvação” em meio a uma forte crise que foi alavancada por uma das piores estiagens dos últimos tempos.


Mas neste novo cenário, uma questão inquieta a população e os líderes políticos locais, já que ainda não está confirmada a construção de um porto seco da FIOL em Brumado, o que seria muito positivo para a economia local.

Segundo informações de bastidores, a deputada Ivana Bastos, que chegou até a ser acusada de enganar o povo de Brumado, já que em uma recente visita ao município ela teria dado a entender que o porto seco estaria garantido, mas, dias depois, na sua cidade de Guanambi, teria feito outra garantia, de que o porto seco seria construído naquele município, fazendo com que Brumado, mais uma vez, ficasse a “ver navios”.


Enquanto a situação não é resolvida, Brumado ainda fica convivendo com os trilhos da FCA, que passam dentro da cidade, mas que, em breve, devem ser desativados dando lugar a duas modernas pistas marginais, que serão muito representativas para o desenvolvimento da cidade.


Outra questão, que acabou sendo registrada pelo Brumado Urgente (veja vídeo abaixo), onde, ao passar do trem, dezenas de motos se avolumam na entrada do São Félix, o que vem comprovar o crescimento econômico de Brumado, já que o número de vendas de motos na cidade está em constante alta e, segundo dados não oficiais, o município possui cerca de sete mil motociclistas, grande parte dos mesmos que atuam no ramo de moto-táxi, o que contribuiu para a renda de centenas de famílias.


Então dentro deste ciclo temporal das ferrovias, por enquanto, Brumado e suas motocicletas, deverão ficar na expectativa de que venha a ser construído um porto seco da Fiol, o que iria ser muito positivo para a economia local, que hoje, vê as empresas mineradores refreando um pouco dos seus investimentos no município, já que a vinda ainda é incerta.


Espera-se que os representantes brumadenses, - se é que eles ainda existam -, possam intervir com vigor na questão e assegurar a construção em Brumado. 

Operação da Polícia Federal: todos os detidos são liberados e deixam o presídio

Quarta | 19.02.2014 | 08h10
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


(Foto: Blog do Rodrigo Ferraz)

Na noite de hoje (terça-feira) todos os detidos da operação da Polícia Federal intitulada ‘Granfaloon’ foram liberados e deixaram o presídio Nilton Gonçalves. Isso inclui os ex-prefeitos de Anagé (Elbson Soares), Bom Jesus da Serra (Edinaldo Meira), José Bahia (Tremedal), além do ex-vice-prefeito de Belo Campo, Henrique Tigre, e o presidente do PSB de Conquista, Elve Cardoso. Todos conseguiram habeas corpus. Segundo o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Kolbe, as investigações estavam sendo realizadas desde o ano de 2009. Ainda de acordo com Kolbe, a operação constatou fraudes de contratos de prestação de serviços de transporte escolar e transportes diversos na região sudoeste, assim como contratos de prestação de serviços de gestão dos serviços de saúde municipais.