Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "02/2014"

P.M.Alto: Aberto inquérito pelo MP para apurar caso de abuso sexual por parte de professora

Segunda | 03.02.2014 | 09h08
Autor: Informações da Folha do Vale

A representante do Ministério Público de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia, vai instaurar um inquérito para apurar a denuncia contra a professora e estudante de direito Mônica dos Santos Souza, (Mônica de Bel), acusada de fazer sexo oral com um menor de 13 anos, no último dia 29 de janeiro. Segundo apurou o portal, a promotora Tatyane Castro, já teria ouvido o menor J.I.N e seu pai. A filmagem foi feita pelo próprio menor, supostamente autorizado pela professora, que fala na gravação para ele não mostrar para ninguém. Segundo amigos do garoto, a filmagem teria sido feita na residência do menor. De acordo com o artigo 217 do Código Penal Brasileiro, o crime de estupro de vulnerável como o ato de pedofilia caracterizado pela relação sexual ou ato libidinoso com menor de 14 anos. O vídeo com duração de 7m31s é interrompido somente quando ele pede para o ato sexual ser consumado, depois não tem como afirmar se aconteceu a conjunção carnal.

Moradores do Jardim de Alá recebem títulos de propriedade em cerimônia na Prefeitura Municipal

Segunda | 03.02.2014 | 09h07
Autor: BBCom


Os beneficiários juntamente com as autoridades (Foto: BBCom)

O sonho da casa própria é o maior anseio do povo brasileiro e, buscando corresponder essa expectativa, as três esferas do poder vêm se unindo para tornar isso uma realidade. Em Brumado várias ações, principalmente do projeto Minha Casa Minha Vida, vêm sendo realizadas, diminuindo o déficit habitacional popular e dando mais dignidade e qualidade de vida a centenas de famílias que vêm sendo beneficiadas. Na noite da última sexta-feira (31) uma cerimônia realizada no Centro de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado marcou mais uma etapa deste projeto, onde 30 famílias receberam o título de propriedade de suas residências, tendo a emoção como um dos pontos altos do evento. Na oportunidade o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado da secretária Themis Carvalho de Santana Narvaes e dos secretários Raimundo Lima Dias e Miguel Lima Dias, fez questão de destacar os esforços da administração municipal, desde a gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, na busca da certificação das referidas residências. “Sabemos que esse é um momento extremamente importante para essas 30 famílias, que hoje veem o seu sonho da casa própria se materializar”, destacou o gestor, que ainda fez questão de citar que “existe uma nova etapa para ser finalizada no Bairro Jardim de Alah, onde mais famílias receberão os seus títulos, completando assim mais um ciclo do setor habitacional de nossa cidade”. 

O prefeito Aguiberto ressaltou a importância da conquista das 30 famílias (Foto: BBCom)

Presidente da CMVB acompanha trabalhos da comissão pela reinstalação da Defensoria em Brumado

Segunda | 03.02.2014 | 08h44
Autor: Eliana Costa / Ascom CMVB

O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva vem acompanhando de perto o trabalho da Comissão formada para buscar a reinstalação da Defensoria Pública Estadual em Brumado. O presidente destacou a importância desta iniciativa mediante a suprema importância do serviço à população, que tem tido seus processos sistematicamente arquivados em razão da falta de defensor no município. “É inacreditável que um serviço de tal importância seja retirado do Município deixando milhares de pessoas sem assistência. Em Brumado eram atendidas também as pessoas de Malhada de Pedras e Aracatu, sendo as de baixa renda as mais afetadas”. O trabalho de Alessandro Lôbo à frente da mesa diretora da Câmara Municipal de Brumado tem sido pautado na realização de ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população brumadense, em especial nas que ofertem a inclusão social, tendo merecido destaque a contratação de profissional que decodifique as sessões na linguagem Libras, a oferta de rede WiFi na praça da Câmara Municipal, que tem concentrado um grande número de pessoas no local com seus aparelhos eletrônicos, projeto para que seja implantado o cardápio em Braille nos restaurantes da cidade, entre outros. Os vereadores também têm recebido uma atenção especial tanto no que tange a parte de infraestrutura, quanto à aquisição de materiais que facilitem o trabalho, possibilitando um melhor atendimento a toda a população. Nesta segunda-feira (03) acontecerá a primeira sessão ordinária, dando início aos trabalhos do primeiro semestre de 2014. O presidente salientou que será um ano de muito trabalho em prol da comunidade brumadense. “Estaremos acompanhando de perto os trabalhos da Comissão em prol da reinstalação da Defensoria Pública, que esperamos seja efetivada o mais breve possível, assim como juntamente com os vereadores buscando a realização de ações que visem o crescimento e o progresso de Brumado”, frisou Alessandro Lôbo.      

P.M. Alto: Professora flagrada em cenas picantes por aluno de 13 anos sumiu da cidade

Segunda | 03.02.2014 | 06h55
Autor: Com informações da Folha do Vale


O assunto foi o mais comentado na cidade de Palmas de Monte Alto (Foto: Carlos Kuhn)

Uma professora do sudoeste baiano de 30 anos foi flagrada fazendo sexo oral em um aluno de 13 anos. Segundo informações da imprensa regional, o caso aconteceu na cidade de Monte Alto e a filmagem de sete minutos e trinta segundos foi feita pelo próprio garoto. No vídeo, a filmagem só é interrompida quando ele pede para ter relação sexual com a professora.  O portal Folha do Vale entrou em contato com o secretário de Educação Zuberto, que informou que apesar de ser professora, Mônica trabalhava na secretaria de Agricultura do município e não estava em sala de aula. “O secretário de Agricultura Edilson informou que depois do fato a mesma não foi mais trabalhar e sumiu da cidade. Mônica seria promovida para coordenadora agora em fevereiro”, informou o secretário. Colegas do aluno contaram ao site, que o garoto disse que o fato aconteceu fora da secretaria, mas em um local que eles não quiseram revelar. O meninos garantiram que o caso não teria acontecido em sala de aula. Ainda de acordo com o secretário de Educação, não há uma denúncia formal na secretaria. “Quando recebermos a denúncia iremos tomar as medidas cabíveis”, concluiu.

Eduardo Coutinho e Philip Seymour Hoffman: Perdas lamentáveis para o cinema, aqui e lá

Segunda | 03.02.2014 | 06h19
Autor: por Orlando Margarido


(Foto: Reprodução)

A essa altura vocês já devem saber: morreu nosso maior documentarista, Eduardo Coutinho. A perda não é menos dolorosa, mas também se foi o ator Philip Seymour Hoffman. As notícias dão conta de possível overdose no caso deste. Mas vamos esperar pelas averiguações. No caso de Coutinho, a tragédia já parece estar esclarecida. Foi morto a facadas e o suspeito é seu filho, ao que tudo indica com problemas mentais, e que está internado depois de ser operado. Teria tentado se matar a facadas. A mulher de Coutinho também foi atacada e está em estado grave. Lamentável para um realizador que aos 80 anos vivia uma fase muito produtiva. Ele que redefiniu nossa veia documental com Cabra Marcado para Morrer e ainda era original o suficiente para produzir um longa como Um Dia na Vida, o último trabalho dele a que assisti, em sessão lotada na última Mostra de Cinema de São Paulo. No ano anterior ele fez a estréia do filme, que de tão procurado não consegui lugar. Coutinho filmou durante um dia inteiro a programação dos canais abertos de TV. Postos numa montagem com seu olhar tão atento os programas se tornam absurdos, quase surreais. Parece simples, e assim era o seu cinema. Somente ele sabia arrancar depoimentos impactantes e emocionantes de seus entrevistados. Lembram do aposentado que dizia ter conhecido Frank Sinatra e cantava My Way para a câmera? Inesquecível. Em todo projeto, Coutinho se renovava e nos impressionava, como em Jogo de Cena, uma nova virada.Ainda sob o impacto de sua morte, fica difícil fazer a homenagem que merece. Amanhã sigo a Berlim e vou rabiscar algo no caminho que faça jus ao talento. Quanto a Hoffman, não vou esconder que tinha pouca simpatia por seus trabalhos, algo um tanto gratuito, mas o loiro gordinho, de jeito boa praça, estava amadurecendo na carreira e fez bons trabalhos recentes, como em The Master. Também se mostrou talentoso diretor e pelo que sei preparava novo filme. Hollywood por vezes me parece uma máquina angustiante e enlouquecedora, e nem sempre todos aguentam. Teria sido esta a situação de Hoffman? Ou um mero vacilo? Domingo de cão este.

(Foto: Reprodução)

Matrícula na segunda chamada do Sisu encerra nesta terça (04)

Segunda | 03.02.2014 | 06h02
Autor: Da Redação


(Reprodução)

O prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai até esta terça-feira (4). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. Aqueles que não foram selecionados têm até sexta-feira (7) para participar da lista de espera. Segundo a Agência Brasil, o estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de vaga. A adesão à lista é feita no site do Sisu. Para participar, o candidato deverá clicar, em seu boletim, no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao final, será emitida uma mensagem de confirmação. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.

Começam a acontecer as mudanças no Governo da Bahia

Segunda | 03.02.2014 | 05h56
Autor: Da Redação


Edvaldo Brito irá tomar posse nessa segunda-feira (03) (Foto: Reprodução)

Edvaldo Brito (PTB), ex-vereador e atual secretário do governo Wagner, toma posse nesta segunda-feira (3). O petebista assumirá a Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que antes era ligada à pasta de Relações Institucionais (Serin). O evento acontece na governadoria, às 17h. Com a saída do tributarista da Câmara, entra Vânia Galvão (PT), primeira suplente da vaga.

José Genoino recebe alta do Instituto de Cardiologia

Segunda | 03.02.2014 | 05h41
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

O ex-deputado José Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, recebeu alta por volta das 17h20 do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ele passou mal no início da manhã deste domingo (2) e deu entrada no setor de emergência do hospital perto do meio-dia. Segundo o boletim médico, assinado pela diretora médica Núbia Vieira e pelo superintendente João Reis, o ex-deputado passou por exames de avaliação cardiovascular. Genoino sentiu fortes dores no peito, teve um pico de pressão arterial e a respiração estava ofegante, de acordo com sua assessoria. Ele estava acompanhado de sua mulher Rioco e da filha Miruna. Segundo a Agência Brasil, o ex-deputado cumpre prisão domiciliar temporária até 19 de fevereiro, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. No entanto, Barbosa rejeitou pedido de transferência para São Paulo, e o ex-deputado permanecerá em Brasília até nova avaliação médica. Após a data, uma perícia será feita para decidir se ele permanecerá em casa ou voltará para Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

O legado do juiz Cássio Miranda

Domingo | 02.02.2014 | 14h23
Autor: Por Leandro Marshall / OI


Foto: Reprodução

O Juiz Cássio José Barbosa Miranda participou, nesta sexta-feira (31/1), de sua última sessão de julgamento como membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Reconduzido para exercer o segundo mandato em 1º de fevereiro de 2012, o magistrado encerrou oficialmente no sábado (1/2) o biênio como integrante da Corte Eleitoral. Lembrado pelos discursos dedicados aos pares e pela bagagem cultural, o Juiz Cássio Miranda se posicionou sempre como magistrado atuante, sendo escolhido o novo Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), quatro meses após ser eleito Ouvidor do TRE-BA, em julho de 2012. Como membro do TRE-BA pela classe dos juízes de Direito compareceu em seu primeiro mandato – de 1º de dezembro de 2009 a 1º de dezembro de 2011 – a 234 sessões de julgamento, participando, como relator, do julgamento de 533 processos que tramitaram na Corte. No segundo biênio, compareceu a 223 sessões e participou, como relator, do julgamento de 1.337 feitos. Neste período, chegaram ao juiz 1.500 processos, tendo sido proferidos por ele 346 decisões monocráticas e 2.112 despachos.

Aplicativo permite que qualquer internauta consulte placa de veículo para saber se é roubado

Domingo | 02.02.2014 | 13h33
Autor: Informações da Agência Brasil


(Foto: Reprodução)

O Checkplaca (Sinesp Cidadão), aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça, já alcançou mais de 400 mil downloads, tornando-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo, conforme resultados desta quinta-feira, 30. Com o Checkplaca, o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado. Basta digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Novo jornalismo entrega-se ao véu da liberdade

Domingo | 02.02.2014 | 11h14
Autor: Por Leandro Marshall / OI


(Foto: Reprodução)

Não é mais nenhuma novidade o fato de que todo cidadão pode ser produtor de informação neste mundo de tecnologias digitais e de redes sociais. O tempo do jornalismo governado pelos jornais e pelos jornalistas profissionais deu lugar a um sistema descentralizado, desterritorializado e multifacetado, em que qualquer indivíduo pode atuar como protagonista do processo da informação e da comunicação. A verdade dos tempos está na evidência de que o novo imperativo transforma, de maneira radical, os pressupostos e os fundamentos do modo clássico do fazer jornalístico. Isto posto, verificamos que, além de instituir o regime de liberdade no sistema de codificação e de codificação dos discursos, o jornalismo-cidadão estabelece uma mudança generalizada na estrutura dos sistemas de lógica, de causalidade e de conhecimento. A partir do momento em que qualquer indivíduo pode dizer qualquer coisa para qualquer audiência – do sujeito ao grupo ou à massa indeterminada –, a essência da nova ordem informacional deixa de ter o compromisso formal com a ética, com a verdade e com qualquer nexo causal. A realidade transforma-se no discurso da realidade e a veracidade dos fatos é substituída pelo discurso de verossimilhança. Não há, em linhas gerais, necessidade de obediência a um sistema de causa ou de consequência na construção das narrativas.

Pré-Carnaval: Rossi Show deverá ter recorde de público neste sábado (08)

Domingo | 02.02.2014 | 10h22
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Divulgação)

O Rossi Show é considerada uma das melhores casas de espetáculo da atualidade em Brumado, e, no próximo dia 08 a Lagoa Funda vai sacudir, porque a previsão é de recorde de público, na realização do Pré-Carnaval 2014, que terá as bandas Sem Limite e Orgulho do Samba fazendo a festa para a galera a partir das 22 horas. Uma grande estrutura está sendo montada para receber o grande público que irá prestigiar esse evento realizado pelo cantor e promoter Ed Rossi, que vem se destacando no cenário cultural da capital do minério. Então, entre no clima do Carnaval e prepare as suas emoções para este sábado (08), pois quem vai comandar a festa é a alegria e a diversão.  

Baianos reverenciam Iemanjá

Domingo | 02.02.2014 | 08h41
Autor: Bahia Todo Dia


(Foto: A Tarde)

Para reverenciar Iemanjá, muitos baianos acordaram na madrugada deste domingo (2) para levar suas oferendas à Rainha do Mar. Logo no início da manhã, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, centenas de baianos e turistas já tomam conta da Rua da Paciência. Filas para levar os presentes já ultrapassam a altura do Largo de Santana. Como é ano eleitoral, devemos ver a passagem de muitos políticos durante os festejos, que devem acontecer até o final da tarde deste domingo.Também devem marcar presença vários segmentos organizados da sociedade, que levam suas bandeiras e reivindicações na festa.

 

Dica doméstica: Vinagre e bicarbonato de sódio: ótimos para limpeza de superfícies

Domingo | 02.02.2014 | 08h33
Autor: Ecycle


Vinagre e bicarbonato de sódio. O primeiro é mais conhecido como tempero e o segundo, como ingrediente do fermento. Mas ambos os produtos usados na alimentação têm inacreditáveis funções de limpeza. Combinados com água, são capazes de limpar banheiros, pias, aparelhos domésticos, bancadas, entre outros objetos.
 

Abaixo, confira uma receita que mistura esses dois ingredientes para efetuar uma limpeza rápida, ecoeficiente e que não utiliza químicos pesados, comuns em produtos de limpeza presentes no mercado atual:
 

Ingredientes

-1 xícara com ¼ de bicarbonato de sódio;
-2 litros de água;
-½ xícara de vinagre.

Modo de preparo

Misture o vinagre e o bicarbonato de sódio no recipiente em que a água está localizada. Depois disso, é só mexer e esperar a mistura se assentar. Pronto! Agora é só partir para a limpeza.

Por que funciona?

Porque o bicarbonato é ótimo para limpar e neutralizar odores ruins do ambiente. E o vinagre tem a propriedade de quebrar as partículas de gordura, além de remover o mofo.

 

'Isso sai na urina', diz Lula a Lupi sobre acusação de corrupção

Domingo | 02.02.2014 | 08h11
Autor: Informações do Terra


Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com Carlos Lupi (PDT) sobre a denúncia de corrupção da qual seu ex-ministro do Trabalho é alvo. Segundo a Folha de S. Paulo, Lula confortou Lupi e o incentivou a processar a empresária Ana Cristina Aquino, que acusa o pedetista de receber propina para acelerar o registro de um sindicato. "O Lula me falou: 'Lupi, esquece, isso sai na urina'", relatou o ex-ministro. "Ele disse que é isso aí, que eu tô certo em processar", completou ele, sobre o conselho do ex-presidente. A denunciante diz que levou uma bolsa com R$ 200 mil ao gabinete de Lupi à época em que chefiava o Ministério do Trabalho; ele disse que irá processá-la por calúnia, injúria e difamação. 

Mega-Sena acumula de novo e pagará R$ 34 milhões na quarta-feira (05)

Domingo | 02.02.2014 | 07h15
Autor: Da Redação


Foto: Reprodução

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado pelo concurso 1.570 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado no Caminhão da Sorte em Juazeiro (BA). Assim, no próximo concurso, a ser sorteado na quarta-feira, o prêmio está estimado em R$ 34 milhões. Confira os números sorteados nesta noite: 15 - 18 - 24 - 42 - 46 - 56. A quina teve 225 acertadores, que vão ganhar R$ 13.231,54 cada um. Outros 11.903 apostadores fizeram a quadra, e levarão R$ 357,30 cada.

Bebidas devem ficar mais caras

Sábado | 01.02.2014 | 09h13
Autor: Da Redação


Foto: Reprodução

Botar “cerveja estupidamente gelada pra um batalhão” deve ficar mais caro nos próximos meses. Tomar um “chope pra distrair” também. E a culpa não é de Chico Buarque ou de Paulo Diniz: a elevação da carga tributária sobre as duas bebidas alcoólicas, decretada pelo governo do Bahia, deve resultar em aumento do preço nos bares, restaurantes e supermercados. Publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (31), a medida, assinada pelo governador Jaques Wagner e pelos secretários da Casa Civil Rui Costa e da Fazenda Manoel Vitório, sobe a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das duas bebidas de 19,5% para 24%. A mudança não abalou o equilíbrio do Sindicato da Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral da Bahia (Sincerbe-BA). Como um garçom que cobra taxa de serviço na conta, a administração baiana também quer o seu porcentual. “Já havia em curso uma expectativa de que haveria atualização da lei sobre a tributação de bebidas”, dosou o presidente da Sincerbe, Jeferson Nóia, ao Bahia Notícias. A Sefaz confirma que visa dar à cerveja “tratamento tributário similar ao que é adotado pela maioria dos estados brasileiros”, principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “O índice já considera os 2% do Fundo de Combate à Pobreza. A mudança não atinge a cerveja não alcoólica, que permanece com a alíquota de 19%”, diz informativo da pasta. Segundo a Sefaz, a venda de cerveja representa 4,2% do ICMS recolhido no Estado. 

Brasileiros já pagaram R$ 200 bilhões em impostos em 2014

Sábado | 01.02.2014 | 08h38
Autor: Da Redação


Foto: Reprodução

O valor pago pelos brasileiros neste ano em impostos federais, estaduais e municipais já soma R$ 200 bilhões. A marca foi registrada neste sábado (1), por volta de 4h30, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, a mesma marca foi registrada 13 dias depois, em 14 de fevereiro, o que aponta para o aumento da carga tributária em 2014. Segundo a ACSP, a tendência é de alta da carga tributária neste ano em razão da situação mais apertada das contas públicas. "Nesta semana, recebemos a notícia de que os gastos do governo federal atingiram um recorde histórico em 2013 e que os investimentos cresceram muito pouco. Isso mostra que o problema das finanças públicas não está do lado da receita mas, sim, do lado do gasto, da despesa”, diz o presidente da associação, Rogério Amato. O painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista.O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, napágina do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos, e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado. O Impostômetro encerrou o ano de 2013 com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão. O IBPT estima que a carga tributária brasileira subiu para 36,42% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, ante um peso de 36,37% do PIB em 2012.