Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "01/2018"

Período de inscrições para seleção da Reda da Uesb é adiado; concurso prevê 82 vagas

Sábado | 20.01.2018 | 19h00


Antes previsto para iniciar nesta sexta-feira (19), o período de inscrições para o processo seletivo de contratação em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi adiado. Como instituído pela Portaria 0083/2018, publicada nessa quinta (18), as inscrições deverão ser feitas de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. A seleção busca o preenchimento de 82 vagas de nível médio e superior. Presencial, o processo ocorrerá sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Gerência de Recursos Humanos (GRH) e nas Coordenações de Recursos Humanos (CRH), nos três campi da instituição. O cronograma das demais etapas será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da universidade.

Defesa de Lula vai acusar Moro de contradição para tentar reverter sentença no TRF-4

Sábado | 20.01.2018 | 17h00


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acusar o juiz federal Sérgio Moro de ter cometido uma contradição para tentar reverter a sentença contra Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os advogados do ex-presidente devem apontar que Moro não poderia ter julgado o caso depois de reconhecer que os recursos para a reforma do tríplex no Guarujá não tinham relação com desvios da Petrobras. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o juiz de Curitiba pode julgar apenas os casos relacionados à estatal. Lula foi condenado por Moro a nove anos e seis meses de prisão em 12 de julho do ano passado. A sentença relata que o valor de R$ 3,7 milhões destinado à reforma do tríplex tiveram origem na conta que o grupo OAS tinha com o PT "decorrente da contratação dele [o grupo OAS] pela Petrobras". No entanto, ao julgar recursos impetrados pela defesa de Lula após a sentença, Moro afirmou que jamais afirmou "que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento de vantagem indevida para o ex-presidente". Ainda segundo a Folha de S. Paulo, se os três desembargadores do TRF-4 responsáveis pelo julgamento de Lula aceitarem o argumento, o caso pode voltar ao marco zero.

Clínicas particulares só receberão vacinas contra febre amarela no final de fevereiro

Sábado | 20.01.2018 | 15h00


Segundo o presidente da ABCVAC  (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares. A previsão é que novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país e, por isso, o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição. O laboratório responsável pelo abastecimento, Sanofi Pasteur, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional, que acabou de ser concedida. A vacina, que já teve distribuição de mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril e está registrada em mais de 100 países. Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a Anvisa estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado. A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização no mercado em aproximadamente 30 dias.

Brumado: Prefeitura realiza Cadastramento Ambiental Rural gratuitamente

Sábado | 20.01.2018 | 13h00


A empresa Saltus em junto com a Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Agricultura Rec. Hídricos e Meio Ambiente – SEMAR, está em Brumado realizando gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural - CAR para imóveis rurais com área inferior a 4 (quatro) módulos. os senhores proprietários de terras com áreas inferiores a 4 módulos (cerca de 250 ha) deverão dirigir-se ao Ginásio Antônio Alves Ribeiro (Ginásio de Esportes de Brumado), na Avenida Centenário em frente a Brumauto, saída para Caitité. Deverão vir munidos de cópias de RG, CPF, comprovante de endereço, caso não resida na propriedade, e cópia do documento de comprovação de propriedade. Vale ressaltar que são vagas limitadas. A Secretaria Regional do Movimento dos Pequenos produtores – MPA, junto com Cooperativa Mista de Produção e Comercialização do Estado da Bahia – CPC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, através de Secretaria Municipal de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SEMAR, estarão realizando o II Festival de Sementes Crioulas da Bahia, nos dias de 02 a 04 de fevereiro de 2018, também no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro (ginásio de Esportes), onde haverá um intercâmbio de informações, trocas de sementes, produtos do campo, debates, e relatos de experiências.

Acidentes graves em rodovias federais caem 7,5% em 2017

Sábado | 20.01.2018 | 11h00


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no ano passado 89.318 acidentes graves em estradas federais, que provocaram a morte de 6.244 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (19). O número de acidentes graves é 7,5% menor que o verificado em 2016, mas as mortes caíram apenas 2,7%. Outras 83.978 pessoas ficaram feridas, contra 87.006 em 2016. A redução dos números de violência no trânsito caíram mesmo com um aumento de cerca de 11% da frota circulante, para um total de 96,7 milhões de veículos, afirmou a PRF. De acordo com o verificado por policiais no local dos acidentes, a falta de atenção dos motoristas foi a causa provável de 34 mil feridos e de 1.844 mortes, ou quase 30% do total de vidas perdidas. A velocidade acima do permitido foi a segunda maior causa, com 1.007 mortes e 9,6 mil feridos. Minas Gerais viu o maior número de acidentes (14.398) e de mortos em suas estradas: 834 pessoas. Paraná (11.065) e Santa Catarina (10.628) também registraram níveis altos. Segundo a PRF, estes estados possuem malha viária grande e um fluxo maior de veículos.

Inquérito aponta canibalismo no caso de casal em Camaçari: 'Vísceras não encontradas'

Sábado | 20.01.2018 | 10h10
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução

A 4° Delegacia de Homicídios de Camaçari concluiu o inquérito que investigava o caso do casal morto e enterrado no quintal da própria casa. A delegada responsável pelo caso, Maria Tereza Santos, classificou o crime como “uma barbárie com as vítimas”. Ao G1, a delegada, declarou que as provas presentes no inquérito levantam a hipótese de que, além de diversos outros crimes, o casal morto pode ter sido vítima de canibalismo. "Tudo leva a crer que os acusados praticaram canibalismo. As vísceras e partes de órgãos não foram encontradas. Não há indícios de onde estejam. Eles chegaram a separar os tecidos moles dos ossos das vítimas", declarou a Maria Tereza. Daniel Neves Santos Filho e Carlos Alberto Neres Júnior, na companhia de três adolescentes, invadiram a casa de Juvenal Amaral Neto e Cristina Amaral a procura da quantia de R$ 70 mil que o casal teriam recebido. Sem conseguir o dinheiro, os acusados mataram Juvenal e estupraram Cristina antes de ser morta, além dos indícios de terem comidos os órgãos do casal. Os dois adultos foram presos e três adolescentes, de 13, 14 e 16 anos, foram detidos suspeitos do duplo homicídio após denúncia anônima. Daniel e Carlos, na cadeia, foram filmados e obrigados a praticar sexo entre si por outros colegas de cela. A polícia apura o vídeo gravado dentro da delegacia. O inquérito do caso ainda aponta que Cristina Amaral, de 43 anos, foi a vítima mais torturada. Ela foi queimada e dilacerada. "Houve abuso sexual, houve a tortura. O braço dela foi amputado com vida, isso o perito afirmou. A perícia não afirma [a prática de canibalismo], mas não foram encontradas partes da vítima. Eles arrancaram o ovário, as trompas. Não sabem onde estão". O marido dela, Juvenal Amaral Neto, de 57 anos, também foi vítima de barbárie. "O homem também foi torturado. As costas foram cortadas e fatiadas. Cortaram o homem com faca de ferro, cortaram vivo", conta a delegada sobre o episódio de terror apontado pelo inquérito. Os acusados contaram, em interrogatório, que os suspeitos contaram que esganaram a mulher. Porém, o inquérito aponta que ela foi decapitada. Sobre os depoimentos, ela aponta o perfil dos assassinos. "Frios. Não reagiram. Não havia preocupação". Daniel e Carlos Alberto foram indiciados por latrocínio (roubo seguido de morte), estupro, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma e corrupção de menores.

Confiança do empresário da indústria na economia atinge maior índice desde 2011

Sábado | 20.01.2018 | 09h00
Autor: Por Agência Brasil


A percepção dos empresários da indústria sobre os próximos seis meses da economia nacional aumentou em janeiro, alcançando os 59 pontos, em uma escala que varia de 0 a 100. Em relação a dezembro do ano passado, o sentimento de confiança dos empresários registrou aumento de quase um ponto, A avaliação sobre a confiança do empresário da indústria foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrado no primeiro mês de 2018 está acima da média histórica de 54,1 pontos e é o maior desde abril de 2011. A expectativa positiva dos empresários, avaliado pelo Índice de Expectativas, também apontou crescimento significativo, atingindo 62 pontos em janeiro, maior resultado dos últimos cinco anos. E a percepção dos empresários sobre as condições atuais para os negócios foi de 53 pontos. A pesquisa aponta que esse índice está acima de 50 pontos por cinco meses seguidos. Segundo a CNI, os índices refletem o aumento do otimismo em relação ao desempenho da economia brasileira e das empresas para o próximo semestre. A entidade ressalta que a melhora da expectativa aponta uma tendência das empresas em investir mais, o que pode contribuir para a criação de empregos e a recuperação do crescimento econômico. A pesquisa foi realizada entre 3 e 16 de janeiro com 2.772 empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

Bahia: Taxista flagrado com fardamento da PM disse que usava para seduzir as mulheres

Sábado | 20.01.2018 | 08h00


Foto: Divulgação / Polícia Militar

O taxista Danilo Almeida Paixão, de 28 anos, foi preso em flagrante, na quarta-feira (17), com um fardamento da Polícia Militar, no porta-malas de seu veículo. O uniforme composto por camisa preta bordada com o nome de Danilo, calça caqui, um par de coturnos e camisa da Stelecom, estava junto a um rádio comunicador, coldre e uma faca. Segundo a assessoria de comunicação .da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Danilo estava no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, quando foi abordado por policiais militares do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), que o levaram para a Delegacia de Proteção ao turista (Deltur). Na unidade policial ele contou que o uniforme era uma fantasia que ele utilizava para seduzir mulheres e que o lhe foi entregue por um PM aposentado. O acusado possuía um mandado de prisão preventiva em aberto por receptação e extorsão mediante sequestro. Ele foi atuado por uso de documento falso, falsificação de símbolos identificadores de órgãos da administração pública e usurpação de função pública e está à disposição da justiça.

Estudante usou celular para copiar trecho de livro na prova do Enem, diz PF

Sexta | 19.01.2018 | 19h00


Foto: Marina Silva/CORREI

A Polícia Federal (PF) divulgou na manhã desta sexta-feira (19) que o estudante acusado de plagiar um texto na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)agiu usando seu celular para copiar a sinopse durante a realização da prova do exame. O estudante, de 27 anos, é comerciário e aluno de Engenharia Civil de uma universidade particular.  A redação dele foi zerada e por isso foi eliminado do Enem. Ele mora no bairro de Macaúbas e no dia 05 de novembro de 2017 fez a prova no pavilhão VI da Universidade Federal da Bahia. "Já está descartado qualquer prejuízo à integridade do exame. De acordo com as provas, foi um caso isolado e houve fragilidade dos fiscais naquele local da prova", afirmou a delegada.  Os dois fiscais que estavam na sala no dia da prova serão ouvidos no decorrer das investigações da PF. Na manhã desta sexta-feira (19) foi realizada uma operação de busca e apreensão na casa do estudante que é acusado de ter copiado na íntegra da sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”, da autora Maria do Carmo Ribeiro.  A PF informou que a suspeita de fraude foi identificado durante a correção das provas  cujo tema era “Desafios para a Formação Educacional dos Surdos”.  Uma vez confirmadas as suspeitas, segundo a PF, o investigado deverá ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, previsto no artigo 311-A do Código Penal, cuja pena é de 1 a 4 anos de reclusão e multa. O estudante responderá o processo em liberdade.  A PF apreendeu na casa do estudante a prova, rascunhos e o celular dele. Procurado pelo CORREIO, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova,  informou que não vai comentar a situação e ressaltou que não haverá cancelamento do exame. 

Jovem com mandado de prisão em aberto é preso com farda de PM no carro

Sexta | 19.01.2018 | 18h00


Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um taxista foi preso em flagrante na quarta-feira (17), com fardamento da Polícia Militar escondido no porta-malas do carro, no Largo do Terreiro de Jesus, que fica no bairro do Pelourinho, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, Danilo Almeida Paixão, de 28 anos, tem mandado de prisão preventiva em aberto, contra ele, por receptação e extorsão mediante sequestro, onde ele se passava por policial militar. Apesar disso, ele alegou que usava o uniforme como fantasia para seduzir mulheres. Segundo Danilo, o material foi entregue por um PM aposentado. Entre o material apreendido estavam uma camisa preta bordada com o nome de Danilo, calça caqui, um par de coturnos, camisa da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), um rádio comunicador, coldre e uma faca. Danilo foi autuado por uso de documento falso, falsificação de símbolos identificadores de orgãos da administração pública e usurpação de função pública. O taxista está à disposição da Justiça. Ele foi levado para a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

Redação do Enem 2017 tem 300 mil zeros e só 53 notas mil

Sexta | 19.01.2018 | 17h00


Apenas 53 candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado obtiveram nota mil na Redação. O número de participantes que conseguiram nota máxima no teste escrito vem caindo ano a ano. Em relação a 2014, a queda é de quase 80%. Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados nesta quinta-feira (18), pelo MEC (Ministério da Educação). A estudante cearense Debora Valença, de 19 anos, foi uma entre os poucos candidatos que comemoraram a nota máxima ontem. "Fui olhar de manhã e quase não acreditei. Foi muita felicidade", conta a aluna, que pretende cursar Medicina em uma universidade federal do Ceará. Debora explica que fazia, em média, duas redações por semana para treinar. Todos os textos eram corrigidos por professores e, assim, ela conseguia identificar as falhas. "A Redação faz muita diferença na nota", diz ela, que estuda no Colégio Ari de Sá, um dos mais bem posicionados do Brasil em relação à nota no Enem. O tema do teste no ano passado, que foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", não significou problema para Debora. "Já tinha ouvido falar e tinha feito uma redação sobre educação inclusiva." Mas, para o coordenador do Curso Poliedro em São Paulo, Vinicius Haidar, o assunto pode levar a uma hipótese para explicar a queda no número de notas mil. "Não foi um tema comum, esperado. E para ter uma nota máxima é preciso bagagem cultural", diz.Em 2014, 250 candidatos conseguiram nota mil. Em 2015, foram 104, e em 2016, 77. Para Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não se pode comparar os dados. "As populações que fazem o exame são totalmente diferentes." Apesar da queda de notas máximas, a média dos participantes em Redação subiu em relação a 2016: de 541,9 para 558,0 pontos. Mas o número de participantes que zeraram o texto aumentou: foram 309 mil, ante 292 mil no ano passado. O principal motivo foi a fuga ao tema. Segundo Maria Inês, 205 candidatos desrespeitaram os direitos humanos na Redação. O Inep, no entanto, foi proibido de zerar esses textos, como ocorria nas edições anteriores do exame, após decisão judicial.

Malhada de Pedras: Moto adulterada é apreendida

Sexta | 19.01.2018 | 16h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação | PRE

Uma guarnição do grupo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), durante rondas realizadas na cidade de Malhada de Pedras apreendeu uma moto que possui em seu registro pendencias de restrição de furto/roubo. A moto, uma CG Titan, vermelha foi encaminhada para a delegacia para adoção de medidas cabíveis. O responsável pela moto não foi localizado.

Homem natural de Macaúbas é assassinado pela própria companheira em São Paulo

Sexta | 19.01.2018 | 15h00


Natural da cidade de Macaúbas, na região Sudoeste, Vanderlei de Jesus Santos de 35 anos, foi encontrado morto dentro de casa na grande cidade de Osasco em São Paulo, onde estava morando atualmente, com uma mulher, segundo a reportagem do Brasil Urgente que foi ao ar hoje, apresentado pelo Datena, na Band. O casal vivia em crise e os dois estavam bebendo em um bar bem próximo da residência, onde moravam, no caminho houve várias discussões e ao chegar dentro de casa, tudo aconteceu. Segundo um vizinho, ele começou a ouvir gritos, quando um deles abriu a porta, se deparou com a mulher que dizia; que matou ele, com uma faca. Populares acionaram o socorro, mas infelizmente Vanderlei acabou morrendo. Segundo informações Vanderlei deixa duas filhas menores, ele é da Comunidade de Lagoa Clara, zona rural de Macaúbas-BA, onde tem parentes. A mulher de 39 anos que esfaqueou seu marido após uma discussão, fugiu e está sendo procurada pela polícia, segundo relatos, ela teria fugido para o estado de Alagoas. Por Blog do Rodrigo Ferraz.

Brumado: Eleitores poderá realizar cadastramento biométrico neste sábado (20)

Sexta | 19.01.2018 | 14h00
Autor: Brumado Urgente


Os eleitores de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu poderão realizar o cadastramento biométrico na sede do TRE em Brumado também neste sábado (20). Apesar de ser feriado municipal, o órgão irá atender os eleitores que pretendem realizar o procedimento, bem como no próximo sábado dia 27. Os eleitores que ainda não realizaram a atualização no cadastramento têm até o dia 31 de janeiro para fazer a alteração, quem não fizer terá seu titulo cancelado, perdendo assim, benefícios como Bolsa Família. Bem como outros direitos do cidadão.

Dom Basílio: Idoso sofre tentativa de homicídio, acusado foi detido

Sexta | 19.01.2018 | 13h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução | Whatsapp

Um idoso de 76 anos sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta última quarta-feira (17) em Dom Basílio. O idoso, identificado com Santílio Ferreira da Silva foi agredido a pauladas na cabeça por Edvaldo Bitencort Neves. De acordo com informações a agressão teria sido porque a vitima reclamou por uma porteira aberta ocasionando o sumiço de uma corrente. O SAMU foi ao local e prestou atendimento ao idoso. A guarnição da 46ª CIPM, que presta serviço em Dom Basílio, conduziu Edivaldo para Delegacia de Policia Civil de Livramento, o mesmo se encontra detido à disposição da justiça e responderá por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.

PF cumpre mandado de busca em Salvador na casa de suspeito de fraudar redação do Enem

Sexta | 19.01.2018 | 12h00


A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (19) um mandado de busca e apreensão em Salvador na casa de um suspeito de fraudar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com informações da corporação, ele copiou na íntegra a sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”, da autora Maria do Carmo Ribeiro, para escrever seu texto. O tema da redação do Enem deste ano era “Desafios para a Formação Educacional dos Surdos”. A suspeita de plágio foi identificada pela banca responsável pela correção das provas e comunicada à Polícia Federal. O objetivo da ação realizada nesta sexta é localizar elementos de prova que levem ao esclarecimento completo da fraude e à identificação de outras pessoas eventualmente envolvidas. Caso a suspeita seja confirmada, o investigado deve ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público, que prevê pena é de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

Divulgado edital do concurso para Polícia Civil; salário chega a mais de R$ 11 mil

Sexta | 19.01.2018 | 11h00


Luciano da Matta | Ag. A Tarde

Já está disponível nesta sexta-feira, 19, o edital do concurso para a Polícia Civil da Bahia. O anúncio da seleção foi feito nesta quinta, 18, pelo governador Rui Costa. Ao todo, são 1.000 vagas, sendo 880 para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. As contratações devem ocorrer ainda este ano. Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, 264 para candidatos negros e 44 para pessoas com deficiência. Para a função de delegado, são 53 chances para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivão, são 25 oportunidades para ampla concorrência, 11 para negros e dois para pessoas com deficiência. As inscrições começam às 9h do dia 1º de fevereiro e seguem até 2 de março. Para participar, os candidatos devem acessar o site da Fundação Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Vunesp) e preencher o formulário. A taxa de inscrição custa R$ 160 para delegado e R$ 140 para os cargos de investigador de polícia e escrivão.

Cargos

A pessoa que optar pela carreira de delegado deve possuir o diploma de conclusão do curso de bacharelado em direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A remuneração inicial, por regime de trabalho de 40 horas semanais, é de R$ 11.389,96. Para os cargos de investigador e escrivão, será exigido diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, também reconhecido pelo MEC. A função de investigador também exige Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, no mínimo em categoria B. A remuneração para os dois cargos será de R$ 3.915,85, também em regime de 40 horas semanal.

Brumado: Homenagem a São Sebastião acontecerá neste sábado (20)

Sexta | 19.01.2018 | 10h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação

O padroeiro da cidade de Brumado, São Sebastião, terá homenagens realizadas a ele neste sábado (20). As festividades ao Santo foram iniciadas na última quarta-feira (17) e serão encerradas neste sábado com a participação das igrejas Matriz, Santa Rita e são Cristóvão. A programação para o dia conta com momentos de oração, carreata pelas ruas da cidade, café partilhado, oração do Angelus e missa campal.

Conquista: Mulher é ferida após bandido atirar durante assalto a carro

Sexta | 19.01.2018 | 09h00


Foto: Reprodução | WhatsApp

Uma mulher de 49 anos, que não teve a identidade revelada, foi surpreendida por um tiro durante assalto ao carro em que ela dirigia em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (18). Câmeras de segurança registraram toda a ação dos bandidos. O crime aconteceu na Avenida Braulino Santos, no bairro Candeias. A vítima deixava uma loja de fardamentos quando, logo depois de entrar no veículo, ela foi abordada com um disparo. As imagens mostram o momento em que o bandido tenta abrir a porta do motorista e, pouco tempo depois, ela sai do carro e entrega celular e chaves. Após a ação, a mulher deixou o local do crime caminhando. Neste momento, outro assaltante se aproximou e eles levaram o carro dela. A mulher sofreu alguns ferimentos no rosto por causa dos estilhaços, mas foi socorrida por uma equipe do Samu, que a levou para um hospital particular de Vitória da Conquista. Ela foi atendida e liberada.

Rui anuncia publicação de edital do concurso da Polícia Civil

Sexta | 19.01.2018 | 08h20


Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publica, nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital Saeb 01/2018 de abertura de inscrições para o concurso público da Polícia Civil da Bahia. O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa, nesta quinta (18), durante o #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais. “Fiquem atentos, pois é a regra do edital que vale, não adianta depois da prova tentar mudar as regras, pois elas visam dar estabilidade jurídica, segurança às pessoas. Com isso, nós vamos reforçando a segurança pública do Estado”, disse o governador Rui Costa, durante o programa. O certame vai oferecer mil vagas na corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. O concurso demonstra, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado em reforçar a segurança pública na Bahia. Entre 2015 e 2017, o Governo nomeou 2.557 novos policiais militares. Neste mesmo período, 796 novos policiais foram incorporados aos quadros da Polícia Civil. Contratou também 422 novos agentes penitenciários e 126 peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Em junho de 2017, o Estado realizou concurso da Polícia Militar (PMBA) e Corpo de Bombeiros (CBMBA) com 2.750 vagas (duas mil para a PMBA e 750 para o CBMBA). Ainda em 2017, realizou concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 para o Corpo de Bombeiros. As inscrições para o concurso da Polícia Civil começam às 10h (horário de Brasília) do dia 1º de fevereiro e ficarão abertas até 2 de março. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp). No website da instituição, os candidatos precisam clicar no link referente ao concurso público e efetuar a inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos no edital.  Após efetuar a inscrição, o site gera um boleto que deve ser pago na rede bancária. A inscrição apenas será considerada válida depois do pagamento. A taxa custa R$ 160 para os candidatos que vão disputar uma das vagas para delegado e R$ 140 para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão.